quarta-feira, 27 de julho de 2011

ENCONTRO ANUAL DAS JUNIORISTAS DA PRONEVES




De 09 a 16 de julho de 2011, o encontro anual das Junioristas da PROVINCIA NOSSA SENHORA DAS NEVES DA CONGREGÇÃO DAS FILHAS DO AMOR DIVINO.

O referido encontro aconteceu na FAZENDA SERROTE DO AGUDO, nas proximidades da cidade de Catingueira, no Estado da Paraíba, num ambiente realmente apropriado para um período de estudo, reflexão e aprofundamento da caminhada vocacional, totalmente fora de toda e qualquer interferência de meios de comunicação (telefone, internet).

Unindo o útil ao agradável, as Junioristas tiveram maravilhosas oportunidades para lazer, brincadeiras, jogos e diversões, num clima de alegria contagiante ao lado de momentos sérios e exigentes para uma revisão de vida e tomada de decisão profunda para as etapas seguintes de sua formação.

Num total de doze (12) Junioristas, acompanhadas pela Mestra de Junioristas - Irmã M. Áquila Vieira de Lucena, elas contaram com a presença constante da Superiora Provincial - Irmã M. Nivalda Vasconcelos Montenegro.

O encontro foi assessorado por Irmã Áquila e Irmã M. Judith de Farias.

Tema do encontro: VAI! EU ESTOU CONTIGO! Vocação e compromisso à luz da Palavra de Deus, baseado no livro de Frei Carlos Mesters com este título.

                                     
                                     
                                     
                                     
                                     
                                      
                                     
                                     
                                     
                                     
                                     
                                     
                                     

Estatística do Blog AMOR DIVINO INFORMA

Muticom: Do Rio de Janeiro para Natal

O 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação já tem data e local. Será de 27 de outubro a 1º de novembro de 2013, em Natal, no Rio Grande do Norte. O anúncio foi feito pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, ao declarar encerrado, na noite desta sexta-feira, 22, o 7º Mutirão, realizado desde o dia 17 na PUC-Rio.

A sessão de encerramento começou pouco depois das 20h, no Ginásio da PUC, após uma missa presidida por dom Orani, na capela da universidade. No início da sessão, a Irmã Maria Alba fez breve avaliação do Mutirão.

Uma grande equipe veio de Natal ao Rio de Janeiro para participar e observar a dinâmica do Muticom já se preparando para acolher o próximo encontro. O coordenador da equipe, padre Edilson Soares Lopes, assistente eclesiástico da Pastoral da Comunicação de Natal, recebeu das mãos de dom Orani um tablet com todas as informações do 7º Muticom.

“Estamos recebendo com alegria esta função para sediarmos o 8º Mutirão que será na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Somos conscientes de que sediar o Mutirão implica um empenho muito grande e o envolvimento de muita gente”, disse padre Edilson. Ele enfatizou que ter consciência de que a responsabilidade do Muticom é da CNBB e que a arquidiocese de Natal fará tudo pelo êxito do próximo mutirão.

Dom Orani agradeceu aos organizadores do 7º Muticom e recordou o compromisso dos participantes. “Espero que todos levem o entusiasmo e a alegria deste Mutirão para suas comunidades. O que aprendemos aqui reverta para o bem de todos e do anúncio de Jesus Cristo”, sublinhou.

Os que ficaram para o encerramento do Mutirão foram brindados com a apresentação da bateria da escola de samba Beija-Flor.

Fonte: http://www.blogdacnbb.com/2011/07/muticom-do-rio-de-janeiro-para-natal.html

quinta-feira, 21 de julho de 2011

SECOBB: Bispo destaca importância dos meios de comunicação para a missão

A Missão Continental na perspectiva da comunicação foi a conferência proferida pelo bispo mexicano, dom Guillermo Ortiz Mondragón, na manhã desta quinta-feira, terceiro dia do Seminário de Comunicação para Bispos do Brasil (SECOBB). O evento reúne 65 bispos, no Rio de Janeiro (RJ), e é promovido pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e pela arquidiocese do Rio.

Dom Guillermo defendeu que a comunicação vai além de informação. “Cometemos um grave erro quando nos limitamos à informação”, disse. Para ele há a necessidade de uma “comunicação-diálogo”. “O diálogo supõe expressar, escutar, clarear, compreender, aprofundar, decidir”, esclareceu.
Segundo o bispo, a Missão Continental, proposta pela V Conferência dos Bispos da América Latina e Caribe, realizada em 2007, em Aparecida (SP), é um acontecimento que parte de um ato comunicativo “que nos chama a ser comunicadores para suscitar em cada pessoa, seja fiel leigo, seja fiel consagrado, seja fiel ministro ordenado, a capacidade de comunicação com o Pai, o Filho e o Espírito Santo para que tenhamos vida”.

Ele considerou importante o uso dos meios de comunicação para a missão. “Os meios podem construir, criar redes e propiciar o diálogo para a comunhão, para a reconciliação e a paz. São, a partir desta perspectiva, instrumentos de evangelização e de promoção do Reino”, acentuou.

Fonte: http://www.blogdacnbb.com/2011/07/secobb-bispo-destaca-importancia-dos.html

quarta-feira, 13 de julho de 2011

PRONEVES EM DESTARQUE: ASSEMBLEIA PRONEVES

Construindo perspectivas de um futuro a partir de agora

"Comecemos todas com novo fervor, com força renovada a trabalhar no aperfeiçoamento de nós mesmas para a seguir, fortalecidas no bem, podermos fazer muito para Deus, para a Sociedade, para os Pobres".


                                                     Serva de Deus Madre Francisca Lechner

                                                         Emaús/RN, 29 e 30 de Junho de 2011



 

 

 



 




Brasil está entre os 10 países com mais inscritos para a Jornada Mundial da Juventude

A informação foi divulgada na tarde de ontem, 7, pela organização da Jornada Mundial da Juventude 2011, em Madri, na Espanha. A JMJ acontece dos dias de 16 a 21 de agosto, com a participação do papa Bento XVI. Até o momento, existem mais de 440 mil inscritos, vindos de 182 países, o que constitui um recorde na história das edições da JMJ, que acontece desde 1985.
Além de Portugal e Brasil estão no grupo dos 10 países com mais inscrições: Espanha, Itália, França, Estados Unidos da América, Alemanha, México, Polônia e Argentina.
A organização da JMJ lançou uma nova campanha de inscrições, através da Internet, pelo site: http://www.madrid11.com/.

 
 
Fonte: http://www.cnbb.org.br/

terça-feira, 12 de julho de 2011

Em fevereiro deste ano Irmã Tadéa se despediu da CNBB, que acolheu Irmã Jovita

Notícias das Filhas do Amor Divino no Brasil


Após três anos de serviços prestados à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Irmã Tadéa Rossetto da Congregação Filhas do Amor Divino, deixa a função de coordenadora de serviços internos da sede do episcopado brasileiro para assumir novas funções em sua Congregação, em Santa Maria (RS).

Na manhã de hoje, 15, a irmã Tadéa esteve presente na reunião do Conselho Episcopal de Pastoral (Consep), da CNBB, e agradeceu pela oportunidade de ter trabalhado na Conferência dos Bispos. Participam do Consep os dez bispos presidentes das Comissões Episcopais Pastorais, além da Presidência da CNBB.

“Fiquei muito satisfeita em ter servido à Igreja e aos bispos durante essa minha jornada aqui na CNBB. Agora estou voltando à minha terra para trabalhar junto ao bispo de Santa Maria, dom Hélio Adelar Rubert”, disse irmã Tadéa, que trabalhou no colégio Pio Brasileiro, em Roma, durante 25 anos e como voluntária nos hospitais de Porto Alegre (RS) por 13 anos.

Irmã Tadéa será sucedida pela irmã de Congregação, Jovita Ostrowski, 76 anos.

Nascida em Guarani das Missões (RS), irmã Jovita é de origem polonesa. Seus avós saíram de Cracóvia – Polônia - fugindo da Primeira Guerra Mundial e se estabeleceram em La Plata – Argentina, em 1902. Em seguida, se estabeleceram na Colônia de Guarani das Missões, reduto de poloneses no estado do Rio Grande do Sul.

Como religiosa, atuou em Roma, em especial no Colégio Pio Brasileiro, onde ficou durante muitos anos. Na volta ao Brasil, por 19 anos, trabalhou com padres e seminaristas das dioceses de Campo Mourão (PR) e Santo Ângelo (RS).

“Estou contente em trabalhar na CNBB. Foi uma surpresa para mim receber este convite, mas estou neste mundo para servir e para louvar. Será mais um desafio em minha vida, e com fé, servirei a Deus, nesta nova etapa, com muita dedicação”, ressaltou irmã Jovita.

O que é o Consep?

O Conselho Episcopal Pastoral (Consep) é o órgão executivo das decisões pastorais da Assembleia Geral do Conselho Permanente e, como tal, promove e coordena a Pastoral Orgânica, em âmbito nacional.

O Consep tem como atribuições coordenar as atividades das Comissões Episcopais Pastorais e de outras comissões, grupos de trabalho e setores de atividade ligados à ação pastoral da CNBB.

Comunidade "Mãe Admirável" das Irmãs Filhas do Amor Divino


Para Ajudar nos trabalhos Pastorais e formar Agentes de Pastoral contamos com a Comunidade Mãe Admirável da Congregação Filhas do Amor Divino. Atualmente com 03 (três) Irmãs: Ir. Maria Lucia Domingos (Superiora), Ir. Maria Aparecida da Silva e Ir. Maria Simone Duarte Gomes, que reside na comunidade situada na Rua Cônego Luiz Adolfo, Bairro: Santa Maria Goretti.

A Congregação das Filhas do Amor Divino está presente na Paróquia de Nova Cruz desde de 1978, quando foi feito a solicitação do vigário paroquial, o então Pe. Matias Patricio de Macêdo. A sede Provincial da Congregação das Filhas do Amor Divino está na granja Emaús, situado em Parnamirim/RN.

Em 27 de dezembro de 1992 a comunidade saiu de Nova Cruz retornado em 11 de fevereiro de 1995, por solicitação do Pe. Bianor de Lima Junior, com aprovação do Arcebispo Dom Heitor de Araújo Sales, com o consentimento da Madre Geral Irmã Nicolina Hendges e da superiora provincial Irmã Maria Nivalda V. Montenegro, foi decretado a reabertura da comunidade em Nova Cruz.


Aconteceu no dia 15 de Março 2011 o aniversário das Irmãs Religiosas Gêmeas

As Religiosas Gêmeas pertecem as Filhas do Amor Divino da Provincia Nossa Senhora da Anunciação.


Irmã M. Loiola Führ da Comunidade Santo Anjo da Guarda da cidade de Santo Ângelo/RS,  e Ir. M. Inácia Führ da Comunidade Cristo Rei de Santa Maria,RS, festejaram seus 86 anos  de vida. Quem ama louva e quem louva festeja! O dia começou com a celebração da santa Missa celebrada pelo capelão Monsenhor Atayde Pedro Busanelo na Capela da Comunidade  Cristo Rei. Logo após o fraterno café e o tradicional canto dos parabéns, com saudações a abraços. As aniversariantes tiveram a entrada festiva no refeitório, cujas portas de entrada estavam enfeitadas com um adorno muito colorido, com o significado: “entrada da vida”, a vida é colorida porque tem a cor do amor. Ao meio dia, hora do almoço, continuaram os festejos, com a deliciosa refeição preparada pelas irmãs cozinheiras e logo após um delicioso bolo partilhado fraternalmente com a Comunidade.



terça-feira, 5 de julho de 2011

CONVERSA FIADA, com Irmã Marli Araújo, FDC.


Desaboya.com conversou com a Irmã Marli Araújo da Silva, seridoense, criada em Currais Novos, religiosa, Filha do Amor Divino e de Damião e Júlia (in memoriam), camponeses que acreditaram, que a educação é o maior investimento.

Atual diretora do Colégio Nossa Senhora das Neves, dá tudo de si para que a Escola seja um espaço de aprendizagens múltiplas no qual, além dos conteúdos acadêmicos, os seus alunos sejam capazes de "unir, numa síntese harmoniosa, o Evangelho e a cultura, a fé e a vida".

Educar é...

Processo pelo qual se possibilita que os seres humanos se insiram na sociedade humana, historicamente construída e em construção. É inserir as crianças, os jovens e adultos tanto no avanço civilizatório, para que dele usufruam, como na problemática do mundo de hoje, por intermédio da reflexão, do conhecimento, da análise, da compreensão, da contextualização, do desenvolvimento de habilidades e de atitudes.

Que desafios são superados no dia a dia do educador?

São muitos os desafios que precisam ser superados no dia a dia do educador. Dentre eles, destaco a contribuição para a formação de cidadãos íntegros, conscientes, comprometidos com o desenvolvimento da ciência e da cultura e a serviço dos valores indispensáveis à vida.

O que mais te motiva no trabalho?

A possibilidade de estar contribuindo para a formação de pessoas comprometidas com a construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária.

Para ser feliz?

É necessário que a felicidade resida dentro de nós e dar tudo de si para que o amor reine no mundo.

O que é necessário para uma vida plena?

Perceber-se como criatura, acreditar na vida, confiar em Deus, em si mesmo e, mesmo que seja difícil, acreditar nas pessoas, aproveitando cada momento que a vida lhe oferece para viver com amor.

Missão cumprida?

Terminar cada dia com a consciência de que dei tudo de mim para que o mundo se torne melhor.

Família...

Porto seguro, santuário da vida, reflexo do amor divino...

Nas horas vagas...

Rezar... ler... conversar... partilhar a vida com quem mais precisa.

O futuro será...

Tempo de colher os frutos das sementes que estão sendo semeadas no presente. O futuro a Deus pertence, mas nós podemos vislumbrá-lo bem, bom, eterno...
 

Conhecendo a "Casa Mãe" das Filhas do Amor Divino

Queridas Irmãs,

Elvira é uma médica assuense, ex-aluna do ENSV, que desde os tempos da Madre Josefina alimentava o sonho de conhecer a Casa Mãe da Congregação. Esse ano ela teve a oportunidade de ir à Viena e me pediu ajuda para que conseguisse visitar a Casa. Falei com Ir. Nicolina e ela prontamente aceitou recebê-la. Veja o seu depoimento.

[...] Caríssima Irmã Marli,

Antes de mais nada, peço-lhe desculpas porque somente agora estou dando notícias.

Minha visita à Casa Mãe aconteceu conforme o programado, com a graça de Deus e pela sua intercessão. Fomos muito bem recebidos (para a visita foram também o meu marido e a irmã dele, que são ex-alunos), conhecemos toda a estrutura física e conversamos muito sobre a fundação da Casa, ficamos sabendo sobre o andamento do processo de beatificação da Madre Lechner e tomamos ciência das atividades ainda desenvolvidas na Casa Mãe. A Irmã Nicolina foi de uma presteza incrível. Foi tudo maravilhoso. Serei eternamente grata a vocês duas. Passei email para ela essa semana e a mesma já respondeu.

A viagem, como um todo, foi belíssima. São paises muito bonitos, com histórias riquíssimas.

Mais uma vez agradeço por tudo. Deus lhe guarde, sempre.

Um grande abraço, de

Elvira [...]


Irmã Marli Araújo da Silva, FDC.

Diretora do Colégio Nossa Senhora das Neves