segunda-feira, 29 de julho de 2013

JMJ - Cracóvia, na Polônia será sede da JMJ 2016


A final da missa de Envio, no encerramento da JMJ Rio 2013, o Papa Francisco abençoa jovens no palco onde é realizada a Missa do Envio. Jovens de todos os continentes receberam cruzes missionárias das mãos do Papa. "Levo vocês em meu coração", disse Papa Francisco aos jovens da jornada. O Papa Francisco anunciou a cidade de Cracóvia como sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2016. Os jovens que poloneses que estão em Copacabana comemoraram muito. 




Cracóvia é cidade próxima a Wadowice, terra natal do Papa João Paulo II, criador da JMJ.

                                               Confira todas as edições da Jornada Mundial da Juventude

- 1986, Roma, Itália. Lema: "Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês”
- 1987, Buenos Aires, Argentina. Lema: “Nós conhecemos o amor que Deus nos tem, pois cremos nele”
- 1989, Santiago de Compostela, Espanha. Lema: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”
- 1991, Czestochowa, Polônia. Lema: “Vocês receberam o Espírito que os adota como filhos"
- 1993, Denver, EUA. Lema: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente”
- 1995, Manila, Filipinas. A maior já realizada até hoje, com 4 milhões de peregrinos. Lema: “Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio"
- 1997, Paris, França. Lema: “Mestre, onde moras? Vinde e vereis"
- 2000, Roma, Itália. Lema: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós"
- 2002, Toronto, Canadá. Lema: “Vós sois o sal da terra... Vós sois a luz do mundo"
- 2005, Colônia, Alemanha. Lema: "Viemos adorá-lo"
- 2008, Sidney, Austrália. Lema: "Recebereis a força do Espírito Santo, que virá sobre vós, e sereis minhas testemunhas"
- 2011, Madri, Espanha. Lema: “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”
- 2013, Rio de Janeiro, Brasil. Lema: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” 

Nota de falecimento


Comunicamos o falecimento da senhora Maria de Lourdes Lopes de Brito, mãe de nossa Irmã Almaísa , em Caicó - RN, dia 28 de julho de 2013. Toda a Província, irmãs , associados,  infância e juventude Amor Divino  se solidariza com a família e pede ao Senhor que receba a senhora Maria de Lourdes na Luz que jamais se apaga. 
No Amor Divino, Ir. Adelita fdc 

quarta-feira, 24 de julho de 2013

NEVES JUVENTUDE EM AÇÃO

     Encontrão do Neves
 reúne mais de 350 jovens neste fim de semana
Um momento de reflexão e proximidade com Deus. Nos dias 20 e 21 de julho aconteceu  o XXII Encontrão do Neves, evento religioso promovido anualmente pela escola com a participação de adolescentes e jovens de 13 a 22 anos, fruto de uma parceria entre o Serviço de Educação Religiosa (SER) e o grupo Jovens Amigos Seguindo a Cristo (JASAC).

  


Momento de Adoração 







            Animação 




             Santa Missa 


Nenhum trabalho sem boa intenção.

Serva de Deus Madre Francisca Lechner 


segunda-feira, 22 de julho de 2013

Os jovens são o futuro, diz Papa durante voo rumo ao Rio


Papa falou aos jornalistas durante o voo rumo ao Rio de Janeiro para a 
Jornada Mundial da Juventude

Durante o voo rumo ao Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, 22, o Papa Francisco saudou os jornalistas que o acompanham, um a um, recordando que nesta sua primeira viagem internacional quer encontrar os jovens no concreto do tecido social em que vivem. Portanto, jovens não isolados da vida em que vivem, porque quando nós isolamos os jovens – disse o Papa – nós fazemos uma injustiça.
Os jovens pertencem à uma família, uma pátria, uma cultura, uma fé, tem uma pertença, não devemos isolá-los, eles verdadeiramente são o futuro de um povo. Mas não somente eles. Eles são o futuro porque tem a força, são jovens, irão adiante, mas também os idosos, são o futuro de um povo. Um povo que vai em frente com ambos: com os jovens e com os idosos.
Penso – prosseguiu – que nós cometemos uma injustiça com os idosos: eles jamais deixaram de dar , a sabedoria deles, a sabedoria da história, a sabedoria da pátria, a sabedoria da família, e disto nós precisamos. E por isso digo que eu vou encontrar os jovens, mas no tecido social, principalmente, com os idosos. É verdade que a crise mundial não faz coisas boas com os jovens. Li na semana passada o percentual dos jovens sem trabalho: pensem que corremos o risco de ter uma geração que não teve trabalho, e do trabalho vem a dignidade da pessoa. Os jovens, neste momento, estão em crise. Nós – disse o Papa – estamos habituados a esta cultura do descartável: com os idosos se faz isso demasiadamente. Mas também agora com tantos jovens sem trabalho, também a eles chega a cultura do descartável. Devemos acabar com este hábito de descartar! Não! Cultura da inclusão, cultura do encontro, fazer um esforça para levar todos à sociedade! É este um pouco o sentido – disse Papa Francisco – que eu quero dar a esta visita aos jovens.
Enfim, o Papa agradeceu aos jornalistas pedindo lhes de ajudá-lo nesta viagem pelo bem da sociedade e o bem dos jovens, o bem dos idosos. E brincando com jornalistas concluiu: permaneço como o profeta Daniel, um pouco triste, porque vi que os leões não eram tão ferozes! Muito obrigado, muito obrigado. Um abraço a todos! Obrigado!

Os jovens são o futuro, não criamos uma geração sem trabalho: assim o papa no voo rumo ao Rio.
(Rádio Vaticano -Tradução: Rodrigo Luiz)

quinta-feira, 18 de julho de 2013

NOVO CONSELHO GERAL

Superiora Geral e Conselheiras Gerais

A partir da esquerda para a  direita temos: Ir. Nivalda,(Brasileira do Nordeste) Ir. Maria Dulce (Brasileira do Sul - Superiora Geral), Ir. Benwenuta Kaczocha (Vigária Geral -Polonesa). As que estão na parte de cima, também da esquerda para a direita: Ir. Martina Holzer (Austríaca)   e Ir. Danica Sanader (Croata).

                   "  Nenhum trabalho sem boa intenção "
                         ( Serva de Deus Madre Francisca Lechner)

domingo, 14 de julho de 2013

Coordenadora do JAD de Palmeira dos Índios/AL enviada como voluntária da JMJ Rio 2013

 Chegou o tão esperado Julho de 2013! O palpitar do coração dos jovens envolvidos na dinâmica da JMJ se pode sentir por todos os cantos do país. Aos pés do Redentor eles depositarão os inúmeros frutos já colhidos nestes anos de preparação e expectativas. E ali, envolvidos pelo abraço do Cristo e entusiasmados com a convivência junto aos peregrinos do mundo inteiro, os jovens recolherão as graças especiais de Deus e as bonitas experiências de Igreja para oferecê-las as suas comunidades de origem.

O clima de festa e de fortalecimento da fé e dos grandes ideais que a Jornada garante aos que dela participam vêm para endossar a voz da juventude brasileira que nestes dias tem saído às ruas para recuperar a utopia de novos tempos para o Brasil. A JMJ se torna uma forte aliada dos saudáveis manifestos em prol da vida e dos valores universais. A luta pela justiça, pela paz, pela verdade, pela solidariedade, pela dignidade, pelos direitos fundamentais do ser humano ganha força com estes jovens peregrinos que acompanharão, pessoal ou virtualmente, a Jornada. É bênção de Deus para a vida de nosso povo!
A JMJ será uma experiência inesquecível, um momento forte de fé, cultura e vida eclesial. Haverá jovens de numerosos países, povos, raças, culturas e costumes diversos; falarão línguas incompreensíveis, mas todos se compreenderão, porque se comunicarão com a mesma linguagem dos anseios e esperanças juvenis e da mesma fé católica. Em torno de Cristo e do papa Francisco, estarão mostrando ao mundo o rosto jovem e alegre da família humana, reunida no amor e na fraternidade. Será muito bonito!
Em vista da JMJ , que se aproxima, desejo convidá-los a se alegrarem intensamente, desde agora! Ao mesmo tempo, continuemos a preparar-nos para esse evento de fé e vida eclesial. Rezem e convidem a rezar pelo bom êxito da Jornada. E convidem todos a se alegrarem conosco

"A sensação de fazer o bem e representar essa Igreja viva que cuida dos pobres é sublime. Ser voluntário é ser a mão de Deus para os peregrinos Ser voluntário não é apenas um status, é uma missão. É como diz a trecho da letra da música “A Barca”: ‘Meu cansaço que a outros descanse’. É a renúncia da peregrinação para que outros peregrinem. Não tem um motivo claro para ir como voluntária, penso que a caminhada e a construção do projeto de ir [como voluntário] foram acontecendo de uma forma tão natural. É uma experiência única e inesquecível. Ser voluntário na JMJ não tem segredo e não necessita de experiência prévia, basta colocar-se diante do Senhor e doar o seu serviço. É algo gratificante, porque, além de ser fermento na massa, você tem a oportunidade de colaborar diretamente para que esse grande evento se faça real, contribuindo, assim, para que Sua mensagem chegue aos quatro cantos do planeta."

“Ide, fazei discípulos meus todos os povos!” Com fé firme e esperança alegre superaremos qualquer obstáculo ou dificuldade que se possa apresentar. Por Jesus Cristo e pelo Reino de Deus vale a pena fazer coisas grandes e qualquer sacrifício! E os beneficiados seremos nós mesmos. Que Deus os abençoe e assista!



Nova Superiora Geral


O 26º Capítulo Geral FDC, em Grottaferrata/Roma elegeu Irmã Maria Dulce Adams, como nova Superiora-Geral da Congregação das Filhas do Amor Divino.

Reunidas para a nossa Reciclagem 2013, recebemos com alegria e em espírito de fé , a escolha da nossa nova Superiora Geral . Estamos unidas em oração e depositamos em suas mãos a nossa obediência filial e a nossa amizade, com a certeza de nossas orações ! 
Parabéns! Irmã Dulce e que Deus a guie e Madre Francisca esteja a interceder por sua sucessora , lá no céu ! 

Irmã Aquila e Junioristas da Proneves.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Reciclagem das Junioristas


“ Não deixeis que vos roubem a esperança " Papa Francisco
Esta é a frase que abriu nosso encontro.

No ano da fé quis Nosso Senhor Jesus Cristo reunir nossas Irmãs Filhas do Amor Divino, movidas pela oração e docilidade para ouvir a voz do Espírito Santo na escolha da nossa futura Superiora Geral.  Acreditamos ser esse um tempo abençoado de fé, mudanças e ardente esperança . Reunidas no encontro anual das Junioristas da Província Nossa Senhora das Neves, iniciamos nosso encontro com oração, fé e esperança na escolha da nova Superiora Geral e seu Conselho. Esperamos que nossas orações para o Capitulo Geral possam ajudar a fortalecer o Espírito de unidade que vivenciamos na nossa tão bela espiritualidade a exemplo da Santíssima Trindade , herança deixada por nossa querida Madre Francisca Lechner.

Nestes dias de graças e de bênçãos, unimo-nos a todas as Capitulares, implorando ao bom Deus, as suas luzes para que haja um crescimento no Amor e na Fé para abraçarmos a Sua Vontade hoje, amanhã e sempre. Em Cristo Jesus, Ir. M. Aquila V. de Lucena e Junioristas.


terça-feira, 9 de julho de 2013

A encíclica de Lampedusa

A viagem a Lampedusa é a primeira encíclica, não escrita, toda ela de papa Francisco. O ministério petrino se despe das suas vestes monárquicas (confira o evangelho da missa de domingo: não leveis nem bolsa, nem sacola, nem sandálias) para se tornar encontro com a pessoa humana.
O comentário é de Christian Albini, cientista político e teólogo italiano, leigo, no seu blog Sperare per tutti, 08-07-2013. A tradução é da IHU On-Line.
O impacto midiático desta viagem pôs, durante um dia, no centro aquilo que é uma periferia da sociedade, da economia e da existência. É o programa de Bergoglio em ato. Igualmente a notícia da canonização de João XXIII e João Paulo II girou o mundo, com uma ressonância muito maior do que a Lumen fidei. É o sinal de uma unanimidade que não é insensível à mensagem de fé, mas escuta mais a linguagem do encontro com as pessoas e com a santidade do que aquilo que é prevalentemente doutrinal. 
        " A globalização da indiferença nos tirou                                       a capacidade de chorar ". 
O discurso de Francisco em Lampedusa
"Quem é o responsável pelo sangue destes irmãos e irmãs? Ninguém! Todos nós respondemos assim: não sou eu, não tenho nada a ver com isso; serão outros, eu não certamente. Mas Deus pergunta a cada um de nós: «Onde está o sangue do teu irmão que clama até Mim?» Hoje ninguém no mundo se sente responsável por isso; perdemos o sentido da responsabilidade fraterna; caímos na atitude hipócrita do sacerdote e do levita de que falava Jesus na parábola do Bom Samaritano", afirma Papa Francisco, na homilia proferida, em Lampedusa, na Itália.
A missa, presidida pelo papa, foi celebrada depois de Francisco, acompanhado por barcos de pescadores de Lampedusa, ter jogado no mar uma coroa de crisântemos seguido de uma profunda e emociante oração silenciosa, em memória dos emigrantes que morreram no Mediterrâneo, na entrada da Europa.Na missa, o altar, o cálice e o báculo do Papa foram feitos com restos de madeira que sobraram dos barcos naufragados. Sim, o Papa, no meio dos emigrantes, usou um báculo de madeira. Algo raro na história.

Segundo Francisco, "a cultura do bem-estar, que nos leva a pensar em nós mesmos, torna-nos insensíveis aos gritos dos outros, faz-nos viver como se fôssemos bolas de sabão: estas são bonitas mas não são nada, são pura ilusão do fútil, do provisório. Esta cultura do bem-estar leva à indiferença a respeito dos outros; antes, leva à globalização da indiferença. Neste mundo da globalização, caímos na globalização da indiferença. Habituamo-nos ao sofrimento do outro, não nos diz respeito, não nos interessa, não é responsabilidade nossa!"
Eis a homilia.
Emigrantes mortos no mar; barcos que em vez de ser uma rota de esperança, foram uma rota de morte. Assim recitava o título dos jornais. Desde há algumas semanas, quando tive conhecimento desta notícia (que infelizmente se vai repetindo tantas vezes), o caso volta-me continuamente ao pensamento como um espinho no coração que faz doer. E então senti o dever de vir aqui hoje para rezar, para cumprir um gesto de solidariedade, mas também para despertar as nossas consciências a fim de que não se repita o que aconteceu. Que não se repita, por favor.
Antes, porém, quero dizer uma palavra de sincera gratidão e encorajamento a vós, habitantes de Lampedusa e Linosa, às associações, aos voluntários e às forças de segurança, que tendes demonstrado – e continuais a demonstrar – atenção por pessoas em viagem rumo a qualquer coisa de melhor. Sois uma realidade pequena, mas ofereceis um exemplo de solidariedade! Obrigado! Obrigado também ao Arcebispo Dom Francesco Montenegro pela sua ajuda, o seu trabalho e a sua solidariedade pastoral. Saúdo cordialmente a Presidente da Câmara Senhora Giusi Nicolini, muito obrigado por aquilo que fez e faz. Desejo saudar os queridos emigrantes muçulmanos que hoje, à noite, começam o jejum do Ramadã, desejando-lhes abundantes frutos espirituais. A Igreja está ao vosso lado na busca de uma vida mais digna para vós e vossas famílias. A vós digo: oshià!
Nesta manhã quero, à luz da Palavra de Deus que escutamos, propor algumas palavras que sejam sobretudo uma provocação à consciência de todos, que a todos incitem a refletir e mudar concretamente certas atitudes.
"Adão, onde estás?": é a primeira pergunta que Deus faz ao homem depois do pecado. "Onde estás, Adão?". E Adão é um homem desorientado, que perdeu o seu lugar na criação, porque presume que vai tornar-se poderoso, poder dominar tudo, ser Deus. E quebra-se a harmonia, o homem erra; e o mesmo se passa na relação com o outro, que já não é o irmão a amar, mas simplesmente o outro que perturba a minha vida, o meu bem-estar. E Deus coloca a segunda pergunta: "Caim, onde está o teu irmão?" O sonho de ser poderoso, ser grande como Deus ou, melhor, ser Deus, leva a uma cadeia de erros que é cadeia de morte: leva a derramar o sangue do irmão!
Estas duas perguntas de Deus ressoam, também hoje, com toda a sua força! Muitos de nós – e neste número me incluo também eu – estamos desorientados, já não estamos atentos ao mundo em que vivemos, não cuidamos nem guardamos aquilo que Deus criou para todos, e já não somos capazes sequer de nos guardar uns com os outros. E, quando esta desorientação atinge as dimensões do mundo, chega-se a tragédias como aquela a que assistimos.
"Onde está o teu irmão? A voz do seu sangue clama até Mim", diz o Senhor Deus. Esta não é uma pergunta posta a outrem; é uma pergunta posta a mim, a ti, a cada um de nós. Estes nossos irmãos e irmãs procuravam sair de situações difíceis, para encontrarem um pouco de serenidade e de paz; procuravam um lugar melhor para si e suas famílias, mas encontraram a morte. Quantas vezes outros que procuram o mesmo não encontram compreensão, não encontram acolhimento, não encontram solidariedade! E as suas vozes sobem até Deus! Uma vez mais vos agradeço, habitantes de Lampedusa, pela solidariedade. Recentemente falei com um destes irmãos. Antes de chegar aqui, passaram pelas mãos dos traficantes, daqueles que exploram a pobreza dos outros, daquelas pessoas para quem a pobreza dos outros é uma fonte de lucro. Quanto sofreram! E alguns não conseguiram chegar.
"Onde está o teu irmão?" Quem é o responsável por este sangue? Na literatura espanhola, há uma comédia de Félix Lope de Vega, que conta como os habitantes da cidade de Fuente Ovejuna matam o Governador, porque é um tirano, mas fazem-no de modo que não se saiba quem realizou a execução. E, quando o juiz do rei pergunta "quem matou o Governador", todos respondem: "Fuente Ovejuna, senhor". Todos e ninguém! Também hoje assoma intensamente esta pergunta: Quem é o responsável pelo sangue destes irmãos e irmãs? Ninguém! Todos nós respondemos assim: não sou eu, não tenho nada a ver com isso; serão outros, eu não certamente. Mas Deus pergunta a cada um de nós: "Onde está o sangue do teu irmão que clama até Mim?"
Hoje ninguém no mundo se sente responsável por isso; perdemos o sentido da responsabilidade fraterna; caímos na atitude hipócrita do sacerdote e do levita de que falava Jesus na parábola do Bom Samaritano: ao vermos o irmão quase morto na beira da estrada, talvez pensemos "coitado" e prosseguimos o nosso caminho, não é dever nosso; e isto basta para nos tranquilizarmos, para sentirmos a consciência em ordem.
A cultura do bem-estar, que nos leva a pensar em nós mesmos, torna-nos insensíveis aos gritos dos outros, faz-nos viver como se fôssemos bolas de sabão: estas são bonitas mas não são nada, são pura ilusão do fútil, do provisório. Esta cultura do bem-estar leva à indiferença a respeito dos outros; antes, leva à globalização da indiferença. Neste mundo da globalização, caímos na globalização da indiferença. Habituamo-nos ao sofrimento do outro, não nos diz respeito, não nos interessa, não é responsabilidade nossa!
Reaparece a figura do "Inominado" de Alexandre Manzoni. A globalização da indiferença torna-nos a todos "inominados", responsáveis sem nome nem rosto.
"Adão, onde estás?" e "onde está o teu irmão?" são as duas perguntas que Deus coloca no início da história da humanidade e dirige também a todos os homens do nosso tempo, incluindo nós próprios. Mas eu queria que nos puséssemos uma terceira pergunta: "Quem de nós chorou por este facto e por factos como este?"
Quem chorou pela morte destes irmãos e irmãs? Quem chorou por estas pessoas que vinham no barco? Pelas mães jovens que traziam os seus filhos? Por estes homens cujo desejo era conseguir qualquer coisa para sustentar as próprias famílias? Somos uma sociedade que esqueceu a experiência de chorar, de "padecer com": a globalização da indiferença tirou-nos a capacidade de chorar!
No Evangelho, ouvimos o brado, o choro, o grande lamento: "Raquel chora os seus filhos (...), porque já não existem". Herodes semeou morte para defender o seu bem-estar, a sua própria bola de sabão. E isto continua a repetir-se... Peçamos ao Senhor que apague também o que resta de Herodes no nosso coração; peçamos ao Senhor a graça de chorar pela nossa indiferença, de chorar pela crueldade que há no mundo, em nós, incluindo aqueles que, no anonimato, tomam decisões socioeconómicas que abrem a estrada aos dramas como este. "Quem chorou?" Quem chorou hoje no mundo?
Senhor, nesta Liturgia, que é uma liturgia de penitência, pedimos perdão pela indiferença por tantos irmãos e irmãs; pedimo-Vos perdão, Pai, por quem se acomodou e se fechou no seu próprio bem-estar que leva à anestesia do coração; pedimo-Vos perdão por aqueles que, com as suas decisões a nível mundial, criaram situações que conduzem a estes dramas. Perdão, Senhor!
Senhor, fazei que hoje ouçamos também as tuas perguntas: "Adão, onde estás? Onde está o sangue do teu irmão?"

domingo, 7 de julho de 2013

Encíclica Lumen fidei – síntese do conteúdo

Lumen Fidei – A luz da fé, assim se intitula a primeira Encíclica do Papa Francisco que foi apresentada em conferência de imprensa, no Vaticano. Dirigida aos bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas e a todos os fiéis leigos, a Encíclica – explica o Papa Francisco – já estava “quase completada” por Bento XVI.
Àquela “primeira versão” o atual Pontífice acrescentou “ulteriores contribuições “. A finalidade do documento é recuperar o carácter de luz que é específico da fé, capaz de iluminar toda a existência humana.
Quem acredita nunca está sozinho, porque a fé é um bem comum que ajuda a edificar as nossas sociedades, dando esperança. E’ este é o coração da Lumen fidei. Numa época como a nossa, a moderna – escreve o Papa – em que o acreditar se opõe ao pesquisar e a fé é vista como um salto no vazio que impede a liberdade do homem, é importante ter fé e confiar, com humildade e coragem, ao amor misericordioso de Deus, que endireita as distorções da nossa história.
Testemunha fiável da fé é Jesus, através do qual Deus atua realmente na história. Como na vida de cada dia confiamos no arquiteto, o farmacêutico, o advogado, que conhecem as coisas melhor que nós, assim também para a fé confiamos em Jesus, um especialista nas coisas de Deus.
A fé sem a verdade não salva, diz em seguida o Papa – fica a ser apenas um bonito conto de fadas, sobretudo hoje em que se vive uma crise de verdade, porque se acredita apenas na tecnologia ou nas verdades do indivíduo, porque se teme o fanatismo e se prefere o relativismo.
Pelo contrário, a fé não é intransigente, o crente não é arrogante: a verdade que vem do amor de Deus não se impõe pela violência, não esmaga o indivíduo e torna possível o diálogo entre fé e razão.Se torna, portanto, essencial a evangelização: a luz de Jesus brilha no rosto dos cristãos e se transmite de geração em geração, através das testemunhas da fé.
Mas de uma maneira especial, a fé se transmite através dos Sacramentos, como o Batismo e a Eucaristia, e através da confissão de fé do Credo e a Oração do Pai Nosso, que envolvem o crente nas verdades que confessa e o fazem ver com os olhos de Cristo. A fé é uma, sublinha o Papa, e a unidade da fé é a unidade da Igreja.
Também é forte a ligação entre acreditar e construir o bem comum: a fé torna fortes os laços entre os homens e se coloca ao serviço da justiça, do direito e da paz. Essa não nos afasta do mundo, muito pelo contrário: se a tirarmos das nossas cidades, ficamos unidos apenas por medo ou por interesse.
A fé, pelo contrário, ilumina a família fundada no matrimônio entre um homem e uma mulher; ilumina o mundo dos jovens que desejam “uma vida grande “, dá luz à natureza e nos ajuda a respeitá-la, para “encontrar modelos de desenvolvimento que não se baseiam apenas na “utilidade ou lucro, mas que consideram a criação como um dom”. Mesmo o sofrimento e a morte recebem um sentido do facto de confiarmos em Deus, escreve ainda o Pontífice: ao homem que sofre o Senhor não dá um raciocínio que explica tudo, mas a sua presença que o acompanha.Finalmente, o Papa lança um apelo: “Não deixemos que nos roubem a esperança, não deixemos que ela seja frustrada com soluções e propostas imediatas que nos bloqueiam o caminho para Deus”.

sábado, 6 de julho de 2013

RETIRO ANUAL DAS FILHAS DO AMOR DIVINO

Cerca de 35 irmãs, vindas  das  diversas  comunidades  da Província  Nossa Senhora das Neves das regiões Nordeste e Centro-leste, encontram-se reunidas em Retiro desde o 1ºdia  do mês corrente , até o  próximo dia 06 na casa Provincial em Emaús. 
O pregador, procedente do clero de Campina Grande é o Rvdo. Padre Clemente Medeiros que sabiamente tem abordado temas inspiradores, suscitando reflexões profundas, todas embasadas nas passagens bíblicas, dentre as quais: A importância da oração, o seguimento a Cristo e as suas exigências. Muita ênfase foi dada a VIDA NOVA à qual Jesus nos quer conduzir.  Tema que muito bem se adéqua ao momento novo que ora vive nossa Província ante:

A realização do capítulo geral em Roma iniciado hoje até o dia 25; Eleição da nova superiora geral  que ocorrerá no próximo dia 13 deste; A acolhida da nova Superiora Provincial recentemente nomeada, a Irmã Ana Carla de Melo Silva que sucede a Irmã Nivalda V. Montenegro a quem toda Província agradece e reconhece os esforços e trabalhos dedicados a Congregação por tantos anos. De coração aberto acolhemos a Ir. Ana Carla,, desejando êxito e que lidere com sabedoria esta obra de Deus fundada pela Serva Madre Francisca Lechner , contando com o apoio,as orações  e entusiasmo das irmãs.

Ao Padre Clemente, nossos antecipados agradecimentos pelas suas sábias palavras e santos ensinamentos.

                                                                                                             Por Irmã Eliud Nogueira

Missão na África

                               


As Filhas do Amor Divino atua como missionárias  em Uganda , África , numa aldeia chamada Rushooka , desde o ano 1998.  Levando o carisma de revelar o amor filial ao Pai e fraternal às pessoas , tem alguns projetos como:

* Centro da Mulher Marta e Maria –  Esta missão corresponde plenamente à pratica de Madre Francisca Lechner , fundadora da Congregação . O centro está voltado para mulher jovem, com formação na área doméstica ( artes domésticas ) .Que lhes possibilita conseguir emprego com mais facilidade.  

      *  Unidade de Saúde Madre Francisca Lechner -  As irmãs , vendo a imensa necessidade de melhor qualidade de vida e movidas pelo amor misericordioso de Jesus , organizaram um trabalho preventivo e curativo na área da saúde.  Todo e qualquer paciente é bem vindo e bem atendido . É dada atenção bem especial aos acometidos de Malária e aos portadores da AIDS . Os pacientes chegam com o coração cheio de esperança e confianças de sentirem – se aliviados dor física , psicológica e espiritual .      

        * Educação Social – As irmãs com a ajuda do pároco e paroquianos , constroem casas para as pessoas necessitadas  que não têm teto . É um trabalho divino, onde a misericórdia do Senhor encarnada nessas pessoas que ajudam é palpável .
A família se mudando para a nova casa, depois que compramos tudo que eles precisavam para sua casa.

*Mensalidade Escolar –  Esse projeto ajuda , atende e acompanha crianças e jovens a frequentar a escola primária , secundaria e até universidade. Cientes de que a educação é básica para o futuro . Estuda quem consegui um padrinho ou madrinha , as irmãs se esmera na procura de pessoas e instituições para manter os alunos em aula . Todos  eles ficam no internato para garantir a alimentação e melhores condições de estudo . 

 Crianças prontas para ir para a escola.... antes eles receberam alguma coisa para comer.
  
 Nessa família três crianças são doentes. Só a última nasceu ok.
  
 Estas crianças, as mães faleceram  durante o parto.


             *  Vocações para a Vida Religiosa – As vocações estão chegando através da promoção vocacional . são muitas as vocacionadas  , mas muitas precisam de alguns anos para estudo acadêmico , para que possa seguir a caminhada formativa para uma vida religiosa feliz e bem integrada . 



   
Estas jovens
 são Candidatas e Noviças.




"Casa da Criança"


Que o testemunho dessas irmãs , renove nossa vocação de discípulos  missionários, lembrando que somos chamados a servir . 




Nossas Irmãs 
Junioristas da Uganda .







Vigília de Páscoa 
com nosso cachorro Saba.

Comunidade reunida festejando com alegria.

Irmã Áquila na África,
 onde passou alguns anos 
como Mestra de
 Postulantes e Noviças.





     Daniel um menino que educamos e preparamos, está agora trabalhando no Dispensário.




Irmã Bogdana ,  Mira 
e Daniel em nosso Dispensário.







Estamos construindo algumas         classes para a área pobre....Como pode ver na foto, nosso carro e a escola em processo de construção.









   No dormitório Irmã Vedrana ajudou a conseguir as camas de metal.





As Missionarias Filhas do Amor Divino , nossas orações , pedindo ao Senhor que as fortaleça na vivência do Evangelho no meio desse povo , nesta terra de missão .