quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Oração para pedir a chuva por Papa Paulo VI


Deus, nosso Pai, Senhor do Céu e da Terra (Mt 11, 21)
Tu és para nós existência, energia e vida (Act 17, 2).

Criaste o homem à Tua imagem (Gn 1, 27-28)
a fim de que com o seu trabalho ele faça frutificar
as riquezas da terra
colaborando assim na Tua criação.

Temos consciência da nossa miséria e fraqueza:
nada podemos fazer sem Ti (Jo 15, 5)..

Tu, Pai bondoso, que sobre todos fazes brilhar o sol (Mt 5, 45)
e fazes cair a chuva,
tem compaixão de todos os que sofrem duramente
pela seca que nos ameaça nestes dias.

Escuta com bondade as orações que Te são dirigidas
com confiança pela Tua Igreja (Lc 4, 25),
como satisfizeste súplicas do profeta Elias (1Rs 17, 1)
que intercedia em favor do Teu povo (Tgo 5, 17-18).

Faz cair do céu sobre a terra árida
a chuva desejada
a fim de que renasçam os frutos (Tg 5, 18)
e sejam salvos homens e animais (Sl 35, 7).

Que a chuva seja para nós o sinal
da Tua graça e da Tua bênção:
assim, reconfortados pela Tua misericórdia (cf. Is 55, 10-11),
dar-te-emos graças por todos os dons da terra e do céu,
com os quais o Teu Espírito satisfaz a nossa sede (Jo 7, 37-38).

Por Jesus Cristo, Teu Filho,
que nos revelou o Teu amor,
fonte de água viva, que brota para a vida eterna (Jo 4, 14).
Ámen.

(Papa Paulo VI)


Postado por Victo Rudá, AAD.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Associados Amor Divino de Caicó realizam 1° Encontro de 2014

No dia 15 de fevereiro às 19h no Educandário Santa Teresinha reunia-se o Grupo Ir. Suzana Brilhante -FDC, retomando suas atividades para 2014 e acolhendo novos membros. Foi um momento de reencontro, partilha de experiências, encaminhamentos e oração, apresentou-se um pouco da espiritualidade e da biografia de Madre Francisca, ainda aconteceu a reflexão do evangelho das bem-aventuranças. Os novos membros receberam o livro "Uma Bela Vida" para desde cedo apaixonar-se mais pelo carisma Amor Divino. Tudo encerrou-se com um saboroso chá-matte feito pela nossa associada Inês e torta pela passagem do aniversário da nossa associada Graça Leal. 

Heitor Dias - AAD.

Postado por Victo Rudá, AAD.

Carta do bispo eleito de Caicó

Olharão para Aquele que transpassaram (Jo 19, 37)                                                                       

Juiz de Fora, 15 de fevereiro de 2014
Querido povo de Deus presente na Diocese de Caicó
Amado seja por toda parte o Sagrado Coração de Jesus!

Meus irmãos no ministério ordenado, minhas irmãs e meus irmãos consagrados e minhas irmãs e meus irmãos fieis leigos, acolho com muita alegria esta minha nomeação para exercer o ministério episcopal junto com vocês. Acolho com alegria por ter percebido, após um discernimento inaciano, que isto era vontade de Deus. Acolho com alegria por ser no nordeste do Brasil, pois sou carioca filho de alagoanos. Fui batizado e crismado na catedral de Penedo- AL, apesar de nunca ter morado no nordeste. Estive inúmeras vezes visitando o nordeste e sempre me senti identificado com o povo nordestino, com a sua calorosa receptividade, com a sua religiosidade, com o seu folclore, com a sua culinária, com a sua música etc. Faço minhas as palavras de Santo Agostinho: “Para vocês sou bispo, com vocês sou cristão”. Quero caminhar com vocês, buscando fazer com prazer a vontade do Pai.
Quando foi anunciada a minha nomeação estava pregando o retiro para os seminaristas diocesanos de Nova Iguaçu (RJ) e por isso não pude lhes escrever antes. 
Quando fui consultado pelo Núncio Apostólico no último dia 29, me vieram ao coração as palavras do papa Francisco na homilia da missa dos Santos Óleos do Ano passado: “...isto vo-lo peço: sede pastores com o «cheiro das ovelhas», que se sinta este –, serem pastores no meio do seu rebanho, e pescadores de homens”. Também me vieram as palavras do papa Francisco aos bispos responsáveis do Celam, no encerramento da JMJ, no Rio de Janeiro: “Quem guia a pastoral, a |Missão Continental (seja programática, seja paradigmática), é o Bispo. Ele deve guiar, que não é o mesmo que dominar...Os Bispos devem ser Pastores, próximos das pessoas, pais e irmãos, com grande mansidão: pacientes e misericordiosos. Homens que amem a pobreza, quer a pobreza interior como liberdade diante do Senhor, quer a pobreza exterior como simplicidade e austeridade de vida. Homens que não tenham “psicologia de príncipes”. Homens que não sejam ambiciosos e que sejam esposos de uma Igreja sem viver na expectativa de outra. Homens capazes de vigiar sobre o rebanho que lhes foi confiado e cuidando de tudo aquilo que o mantém unido: vigiar sobre o seu povo, atento a eventuais perigos que o ameacem, mas sobretudo para fazer crescer a esperança: que haja sol e luz nos corações. Homens capazes de sustentar com amor e paciência os passos de Deus em seu povo. E o lugar do Bispo para estar com o seu povo é triplo: ou à frente para indicar o caminho, ou no meio para mantê-lo unido e neutralizar as debandadas, ou então atrás para evitar que alguém se atrase mas também, e fundamentalmente, porque o próprio rebanho tem o seu faro para encontrar novos caminhos”. Comungo plenamente com essas palavras e desejo vivê-las no meu ministério.
Tomei consciência que vocês celebrarão 75 anos da criação da diocese no próximo dia 25 de novembro, dia do meu aniversário. Venho para somar nesta caminhada, acolhendo como graça tudo que foi feito pelos meus antecessores: Dom José de Medeiros Delgado, Dom José Adelino Dantas, Dom Manoel Tavares de Araújo, Dom Heitor de Araújo Sales, Dom Jaime Vieira Rocha e Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap. Quero caminhar em caminhar com os meus irmãos no episcopado, sobretudo com os bispos do Regional NE 2.
Também tomei ciência que esta região vive o flagelo da seca, pois não chove há 3 anos. Quero colaborar, em comunhão com a Diocese de Caicó, junto com outras pessoas de boa vontade para amenizar o máximo possível as dores causadas pela seca. Que neste momento sejamos capazes de encontrar Aquele que é a fonte que jorra para a vida eterna. Oxalá, saciados por esta fonte, possa jorrar do nosso seio rios de água viva.
Fiquei feliz em saber que os Meios de Comunicação são uma prioridade para a Evangelização nesta Diocese. Alegrou-me em saber que vocês são solidários com outra diocese mais carente de clero e souberam dar da sua própria pobreza, enviando irmãos presbíteros. 
Ao longo dos meus 21 anos de ministério presbiteral trabalhei a maior parte do tempo como formador, por isso quero acolher a todos os seminaristas de nossa diocese. Convido a Diocese a rezar e a promover as vocações sacerdotais e religiosas. Como religioso MSC trabalhei em comunhão com a CRB. Quero acolher com um carinho especial todos os consagrados e todas as consagradas. Trabalhei também com a Pastoral da Juventude, pois minha vocação brotou neste meio. Quero acolher todos os jovens com carinho e convidá-los a oferecer o vigor da sua juventude para a edificação do Reino de Deus. Fui vigário paroquial em diversas paróquias. Acolho todas as paróquias da nossa diocese convidando-as a serem uma igreja viva. Durante vários anos acompanhei nas casas de recuperação para dependentes químicos. Admiro o trabalho daqueles que se dedicam a esta missão tão redentora. Convido aos nossos dependentes a acreditarem na libertação que Cristo trouxe. Ultimamente estava acompanhando um grupo de casais. Que possamos fazer o melhor para que nossas famílias sejam uma igreja doméstica. Acolho todos os enfermos e idosos, todos os que sofrem, todos os que se sentem excluídos, que possamos encontrar Aquele que cura os corações feridos.
Por fim, quero acolher e estar aberto a todos, não só aos membros da Diocese de Caicó, mas aos irmãos e às irmãs de outras denominações religiosas, aos irmãos e às irmãs que não creem. Com certeza Aquele e aquilo que nos une é muito maior do que tudo aquilo que nos separa. 
Quando o Núncio Apostólico me apresentou o nome da Diocese a primeira coisa que me veio a mente foi a canção tão conhecida: “O mana deixa eu ir, o mana eu vou só
O mana deixa eu ir, para o sertão de Caicó”. Com certeza eu não vou só. Vou impulsionado pelo Espírito daquele que me enviou, vou apoiado pela Congregação dos Missionários do Sagrado, minha família religiosa, vou sabendo que estarei indo para o meio de irmãos e irmãs. A canção vai me levando.
Minha ordenação episcopal será no dia 10/5, véspera da Festa do Bom Pastor, às 9h, na Matriz de S. Pedro de Alcântara, no bairro de Alcântara, em S. Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro, na Arquidiocese de Niterói. A posse está marcada para o dia 24/5, às 17h na Catedral de Santana, aí em Caicó.
Rezem por mim para que eu seja fiel Àquele que me confiou esta missão. 
Que Nossa Senhora do Sagrado Coração, que S. José – exemplo e padroeiro daqueles que amam o Sagrado Coração e Santana possam interceder por todos nós. 

De peito aberto...
Pe. Antonio Carlos Cruz Santos, MSC

Postado por Victo Rudá, AAD.

Papa Francisco recoloca a Igreja no centro do mundo

A Igreja Católica Romana é a única e maior instituição no ocidente capaz de fazer contrapeso cultural e político ao próprio ocidente. É a única instituição que a partir de sua maior liderança, o Papa, pode mudar de maneira significativa o rumo do mundo. É o que tem feito o Papa Francisco. Quando Bento XVI renunciou, o papa intelectual, se abriu um enorme vácuo de certezas a respeito do que aconteceria a partir dali. A ideia de crise ventilou-se por todos os cantos, como se a Igreja pudesse, naquele momento de renuncia papal, ficar à deriva. Escapou a muitos, talvez a maioria, de que a Igreja é uma instituição de 2 mil anos. Que o próprio ocidente é mais ou menos uma invenção sua e, que tudo aquilo vivido, acontecido, experimentado, transformado, morrido, renascido e recriado, nestes 2 mil anos, foi acompanhado ao lado, por dentro, encima e junto pela Igreja Católica. Não há outra instituição no ocidente com a bagagem, background e produção intelectual a respeito de si mesma e, do mundo, como a Igreja, em suma, expertize. A maneira como a sucessão papal se deu, calma e rápida; a escolha de um Papa argentino, não europeu, inédito, num momento extremamente delicado de renuncia, evidencia que a Igreja ao fazer isso tudo, não o fez desconhecedora dos desdobramentos subsequentes. Certamente momentos como estes já foram experimentados e vividos antes. O que quero dizer é que a Igreja tem case para tudo. Um Papa Argentino, latino americano, jesuíta, outsider. Outsider num mundo em crise, econômica, cultural, social e ecológica. Isto é, extremamente oportuno. De repente o Papa chama Francisco, não dorme nos aposentos papais, anda de carro popular e paga os hotéis onde se hospeda. De quebra, diz que fumou maconha na juventude. Quando a Igreja católica brasileira e as evangélicas se perdem num leilão sem fim por dinheiro, o Papa desnuda o banco do Vaticano, afasta um Bispo alemão que vivia como um magnata e, discursa em nome dos pobres e da simplicidade. Perguntado sobre os gays, responde: “quem sou eu para julgar”. Desta forma, enquadra um dos maiores e mais barulhentos movimentos militantes do mundo numa frase, deixando datado um dos mais importantes temas surgidos na revolução cultural dos anos de 1960. Apontando que diante das urgências globais, onde a própria civilização humana encontra-se em risco, a demanda gay é apenas uma questão...O mesmo se dá em relação a maconha. Diante do descalabro do uso de álcool e psicotrópicos e drogas químicas vendidas pela indústria farmacêutica, maconha é um não tema. Isso tudo em poucos meses de papado. E com isso apenas, recoloca indiretamente a força e o significado de uma autoridade, seja ela qual for, quando revestida de credibilidade, sinceridade e visão de mundo. Papa Francisco traz à tona o significado de uma autoridade em seu maior sentido e, a importância dela em momentos como o que o mundo vem vivendo; profundamente intoxicado pela corrupção e degradação moral. O Papa Francisco chama a atenção de católicos e não católicos e, isso provém de sua autoridade moral, que não quer dizer religiosa. E pra finalizar, a mais importante autoridade moral do mundo hoje não provém de uma instituição democrática, chamando atenção também para a crise profunda da democracia ocidental.  

Luciano Alvarenga

Postado por Victo Rudá, AAD.

Irmã Betânia aniversariou no ultimo dia 11 de fevereiro, a festa foi boa em Assu!






















Postado por Victo Rudá

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

FEVEREIRO DE BÊNÇÃOS

No dia primeiro de fevereiro a Congregação das Filhas do Amor Divino em particular a Província Nossa Senhora das Neves se alegrou com o ingresso de três jovens ao Noviciado.

Ir.Rosineide Lino da Silva
Ir. Jéssika Kaytty Caraciolo de Assis
Ir.Jaqueline Ferreira da Costa 
Momento da entrega da cruz pela Superiora Provincial Ir. Ana Carla
 
Momento da oração de acolhida na Capela do Noviciado

Que Deus lhes conceda a graça da fidelidade e da perseverança.

02 de fevereiro dia de jubilo e gratidão. As 9h aconteceu no Auditório do Colégio Nossa Senhora das Neves a Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo de Natal D.Jaime Vieira Rocha e concelebrada pelos arcebispos eméritos D.Matias e D.Heitor e vários sacerdotes da arquidiocese local e de outras dioceses. 


Na ocasião três Noviças fizeram a primeira profissão religiosa. Ir. Auriane Chaves Ramos, Ir. Aguida Trajânia de Brito Marques e Ir.Betania Maria Ferreira de Freitas.



A Ir. Maria dos Navegantes de Melo fez a profissão perpetua dos votos de Castidade, Pobreza e Obediência prometendo fidelidade a Deus, por toda  a vida.


15 Junioristas renovaram os votos de Castidade, Pobreza e Obediência por um ano.


As irmãs jubilares renovaram o compromisso de fidelidade a Deus e a congregação. Celebraram jubileu de prata as seguintes Irmãs: Ana Maria de Araujo, Lúcia Maria Domingos e Magna Lira Rodrigues. Jubileu de ouro as Irmãs: Maria Helena Guimarães, Maria Acácia Carneiro, Maria Mercês de Andrade. Jubileu de diamante as Irmãs: Maria Anacleta Pereira de Araujo, Miquelina Medeiros, Maria Gilberta Marques Silva e Maria Josefa Cavalcante Ferro.


A Deus nosso louvor e gratidão pelas maravilhas realizadas na vida de cada Irmã. E a todos que vieram e rezaram conosco participando com alegria, o nosso muito obrigado!

Postagem feita por Ir. Elianna, FDC e Ir.Raimunda, FDC



TEMPO DE PARAR PARA REFLETIR


Realizou-se de 26 a 31 de janeiro do ano em curso o Retiro espiritual anual da Província Nossa Senhora das Neves, 48 Irmãs participaram. O tema central refletido foi: O caminho aberto por Jesus na ternura de Maria e, teve como pregador frei Joaquim Ferreira da Luz, carmelita. Cada dia era refletido um tema que remetia ao tema gerador. Primeiro dia a reflexão foi sobre: paixão pela vida e teve como iluminação Mc.1,29-30; 
segundo dia: A cegueira, iluminado por Mc. 10,46-52; terceiro dia: Tempo de crise e tempo de crescer iluminado por Mc. 16,15-20; quarto dia: A ternura de Maria, iluminado por Lc. 1, 23-38; quinto dia: Palavra e  Eucaristia; sexto dia: Perdão de Deus e o grito do Crucificado, iluminado por Mc. 2,1-12. 
Coroando o retiro, no dia 31 ás 17 h e 30min frei Joaquim presidiu a celebração Eucarística. Na ocasião a jovem Patrícia Oliveira Rodrigues foi admitida ao Postulantado. Foi um momento de muita unção e gratidão a Deus pelo retiro e também por mais uma jovem adentrar nos caminhos no seguimento do Cristo em nossa congregação.
Ir. Raimunda - mestra de Postulante, Patrícia -Postulante e Ir. Ana Carla - Superiora Provincial




Postagem realizada por Ir. Elianna, FDC e Ir. Raimunda, FDC

ENCONTRO DE NOVOS EDUCADORES DAS ESCOLAS PRONEVES

Nos dias 15 a 17 de janeiro se realizou o 5º Encontro de novos educadores das Escolas Proneves. Este encontro tratou de temas ligados ao carisma e espiritualidade inerentes a Congregação das Filhas do Amor Divino no aspecto educativo, os profissionais que ingressarão em nossas escolas aprenderam um pouco da história da Congregação, o pensamento de Madre Francisca sobre uma prática pedagógica alicerçada nos valores do Evangelho, viram os lugares de atuação das Filhas do Amor Divino nos diversos países e continentes, partilharam experiências e certamente fizeram novas amizades. Participaram profissionais das várias escolas e certamente iniciarão o ano revigorados e conscientes de que estão entrando numa grande família: a família do Amor Divino.




Texto redigido por Ir.Maria aparecida Graciele, FDC