terça-feira, 30 de junho de 2015

Colégio das Neves promove Colônia de Férias

A diversão está garantida no mês de julho no Colégio Nossa Senhora das Neves. A escola, mais uma vez, irá promover durante o período das férias escolares a Colônia de Férias com uma programação recheada de atividades direcionadas e supervisionadas pelos profissionais e professoras da instituição.
As diversas atividades recreativas preparadas para crianças de 3 a 7 anos acontecerão de 30 de junho a 10 de julho, de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 11h40 e é aberta ao público externo. A realização do evento possui um único propósito: garantir a alegria e a diversão da criançada.
Durante o período, os pequenos participantes receberão bonés e camisetas personalizadas. Diariamente haverá distribuição de lanches, espetáculo culturais, um passeio para "A Fazenda", várias brincadeiras, realização de uma festa a fantasia, festival de sorvete, gincanas, piquenique e oficinas.

Fonte: http://www.colegiodasneves.com.br/noticias/colegio-promove-colonia-de-ferias

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Nova Encíclica do Papa Francisco pede conversão ecológica

O Vaticano divulgou a nova Encíclica do papa Francisco, "Laudato si - sobre o cuidado da casa comum”. O texto trata da ecologia humana e o clima está no centro das preocupações apresentadas pelo pontífice.  Além disso, são apontadas as problemáticas e desafios de preservação e prevenção, como também aspectos da proteção à criação e questões como a fome no mundo, pobreza, globalização e escassez.  
Este é o primeiro documento escrito integralmente pelo pontífice, que buscou inspiração nas meditações de São Francisco de Assis, patrono dos animais e do meio ambiente. Em 2013, no início do pontificado do papa Francisco, o primeiro documento publicado foi "Lumen Fidei", que já tinha sido iniciado pelo papa emérito Bento XVI.
Em consonância com a encíclica do papa, em 2016, a Campanha da Fraternidade Ecumênica da CNBB terá como tema “Casa comum, nossa responsabilidade”. A atividade será coordenada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic).
Conversão ecológica
Ao final da Audiência Geral da quarta-feira, 17, o papa Francisco disse que a Terra tem sido maltratada e saqueada. “Esta nossa ‘casa’ está sendo arruinada e isso prejudica a todos, especialmente os mais pobres. Portanto, o meu apelo é à responsabilidade, com base na tarefa que Deus deu ao ser humano na criação: 'cultivar e preservar' o 'jardim' em que ele o colocou. Convido todos a acolher com ânimo aberto este Documento, que está em sintonia com a Doutrina Social da Igreja”, exortou Francisco.
O papa explicou que o nome da Encíclica foi inspirado na invocação de São Francisco “Louvado sejas, meu Senhor”, que no Cântico das Criaturas recorda que a terra pode ser comparada com uma irmã e uma mãe.
A nova Encíclica é composta por seis capítulos, são eles: “O que está a acontecer à nossa casa”, “O Evangelho da criação”, “A raiz humana da crise ecológica”, “Uma ecologia integral”, “Algumas linhas de orientação e ação” e “Educação e espiritualidade ecológicas”.
Ao longo do texto, o papa convida a ouvir os gemidos da criação, exortando todos a uma “conversão ecológica”, a “mudar de rumo”, assumindo a responsabilidade de um compromisso para o “cuidado da casa comum”.

“Deus, que nos chama a uma generosa entrega e a oferecer-Lhe tudo, também nos dá as forças e a luz de que necessitamos para prosseguir. No coração deste mundo, permanece presente o Senhor da vida que tanto nos ama. Não nos abandona, não nos deixa sozinhos, porque Se uniu definitivamente à nossa terra e o seu amor sempre nos leva a encontrar novos caminhos. Que Ele seja louvado!”, disse Francisco ao final da Encíclica.

terça-feira, 23 de junho de 2015

Testemunho de Ir. Ljubica Šekerija, da Congregação das Filhas do Amor Divino; encontro com o Santo Padre (o Papa Francisco) para as vocações; Catedral de Sarajevo (Bósnia e Herzegovina), 6 de junho de 2015.

Santo Padre!
Meu nome é Irmã Ljubica Šekerija. Pertenço à Congregação das Filhas do Amor Divino. Antes da guerra, por mais de cinquenta anos as Irmãs da minha Congregação cuidavam das pessoas idosas e deficientes, no território de Travnik, na Bósnia central, arquidiocese de Vrbosnia. Trabalhei durante cinco anos no sanatório civil, que abrigava pacientes de diversas nações e confissões, sobretudo, muçulmanos. Quando rebentou a guerra na Bósnia e Herzegovina, apareceram milicianos provenientes de alguns países árabes do Oriente Médio.
No dia da festa da Santa Teresa d’Ávila, 15 de outubro de 1993, por volta das onze horas da manhã, cinco milicianos estrangeiros, todos armados, invadiram a casa paroquial, onde eu estava preparando o almoço para os sacerdotes, padre Vinko Vidaković e padre Pavo Nikolić, os únicos que permaneceram no território de Travnik. Os milicianos me obrigaram a ir com eles. Com a coerção física, eles me fizeram subir num caminhão. Ao redor do caminhão estavam reunidos os cidadãos não 
cristãos de Travnik que, zombando de mim, aplaudiam o ato daqueles milicianos armados. No caminhão, encontrei o pároco de Travnik, padre Vinko Vidaković, que, na época, estava muito doente, e três leigos, que trabalhavam na Caritas paroquial. Vendaram-me os olhos com o meu hábito religioso e fizeram o mesmo com os outros, com as suas vestes. O caminhão parou no quartel general deles, que se encontrava numa aldeia chamada Mehurići, próxima de Travnik. Eles nos trancaram num aposento e ali nos tiraram as vendas dos olhos e tomaram os nossos objetos pessoais. No meu bolso, encontraram o Terço. Os milicianos obrigaram o pároco, padre Vinko, a espezinhar o meu Terço com os seus sapatos. Ele se recusou. Um dos milicianos, desembainhando a sua espada, ameaçou o pároco de massacrar-me, se não espezinhasse e profanasse o Terço. Então, eu disse ao pároco: “Padre Vinko, deixe que me matem; mas, por amor de Deus, não esmague o nosso objeto sagrado!”  Por fim, um deles tomou o Terço e o lançou por terra, sobre o pavimento, saindo do aposento e deixando-nos sós. Imediatamente, eu recolhi os pedaços do Terço e com as unhas rasguei o colchão, escondendo dentro dele as contas do Terço. Pouco depois, os milicianos retornaram e perguntaram, primeiro ao pároco e depois a mim, quantos filhos nós tínhamos e, se tínhamos os pais, onde se encontravam. Respondemos que não tínhamos filhos. Um deles viu o anel no meu dedo e quis tirá-lo, ordenando-me que o fizesse logo. Então, eu tirei o meu anel religioso, tão íntimo e sagrado para mim, e o entreguei aos soldados. Foi muito difícil para mim ... A este ponto, um dos milicianos estrangeiros, em bósnio forçado, me disse: “Vocês não têm pai ou mãe? Vejam, o fuzil metralhadora é a minha mamãe, o meu papai, a minha mulher e os meus filhos”. Os milicianos nos provocavam constantemente e nos humilhavam, dirigindo-nos palavras obscenas e vulgares, depois nos
espancaram com pontapés e pancadas. Nestes momentos difíceis, o pároco padre Vinko, nos disse a voz baixa: “Não temam; já dei a absolvição a todos. Agora, estamos prontos para morrer em paz!”. Estas palavras foram para todos nós uma consolação imensa. Naquela noite, todos nos espancaram. Um dos milicianos me perguntou o meu nome. Respondi que me chamo Ivka. Ele, rodeando-me, replicou: “De agora em diante, não serás mais Ivka, mas Emšihata”. Sentei-me com os braços cruzados, mas um dos milicianos me ordenou imediatamente que estendesse as mãos, dizendo que só Satanás tem os braços cruzados. Naquele momento, senti o cano do fuzil sobre a minha face e uma voz que me ordenava que confessasse o Islã como única e verdadeira religião. Eu estava apavorada, mas permanecia calada; a mesma voz me ordenou que não referisse a ninguém aquelas coisas; do contrário, a minha cabeça terminaria no inferno.  Pensei que tivesse chegado o momento da minha morte. Um dos milicianos entrou e me perguntou se eu tinha fome. Eu disse que sim e ele me ofereceu uma pera, dizendo: “Vê! Os soldados estrangeiros não estupram e não matam ...; entretanto, é melhor que tu estejas calada e não fales disso a ninguém; do contrário, a tua cabeça terminará no inferno”. Respondi: Fui capturada por um miliciano estrangeiro e agora sou libertada por um miliciano estrangeiro”.

O pároco Vinko Vidaković permaneceu no cárcere por mais três dias e eu fui levada de volta a Travnik e depois libertada. Quando entrei no meu convento, eram oito da noite. Dirigi-me imediatamente ao Santíssimo e vi, na nossa capela de São Leopold Mandića, as minhas coirmãs ajoelhadas diante do Santíssimo, que rezavam por mim “com jejum, com lágrimas e lamento” (Joel 2,12).


Padre Santo!

Agradeço-lhe de coração pela Sua visita, que nos encoraja e nos fortalece na nossa vocação. Este é o meu testemunho; mas, há ainda outras irmãs, religiosos e sacerdotes que durante a última guerra na Bósnia e Herzegovina experimentaram sofrimentos semelhantes. Por quanto os inimigos foram insensíveis e malvados, superabundou a graça de Deus (Cf. Rom 5,20) sobre nós.

Por tudo isso, rendemos graças a Deus!
Obrigada, Santo Padre!
Sr. Ljubica Šekerija, FDC 

JUDOCAS DO NEVES SE DESTACAM NA COPA NATAL DE JUDÔ

A Federação de Judô do Estado do Rio Grande do Norte (FJERN) promoveu nos dias 20 e 21, a XI a Copa Natal de Judô. O evento foi realizado no ginásio Nélio Dias e reuniu atletas do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Ceará e Maranhão.
A participação do Colégio das Neves, mais uma vez, foi excelente. O aluno Augusto César foi campeão na categoria sub 15 – 44kg e as judocas Maria Clara e Ana Luiza conquistaram o vice-campeonato nas categorias sub 15 até 44kg e sub 12 até 52kg.

Fonte:http://www.colegiodasneves.com.br/noticias/judocas-do-neves-se-destacam-na-copa-natal-de-judo


Os pais de Santa Teresa de Lisieux serão canonizados

No próximo dia 27 de junho, no Palácio Apostólico Vaticano, às 10 hs, haverá um Consistório Público para a canonização de quatro beatos. Entre estes está o sacerdote de Cremona Vincenzo Grossi, fundador do Instituto das Filhas do Oratório, do qual foi reconhecido um milagre que aconteceu há 25 anos em Pizzighettone, país natal do beato, ou seja, a cura de uma menina de dois meses que sofria uma grave doença no sangue.

Fonte:ZENIT

domingo, 21 de junho de 2015

A encíclica de Francisco diz não à ideologia de gênero

Que o papa Francisco está bem atento às questões relacionadas com as raízes biológicas e antropológicas do homem, já era claro faz tempo. Em várias ocasiões durante as últimas semanas, o papa recordou a necessidade de salvaguardar a complementaridade entre homem e mulher, chamando-a de "vértice da criação de Deus".

Esta sensibilidade do papa se refletiu também na encíclica “Laudato sì”. Numa passagem crucial do texto, ele destaca que "não se pode propor uma relação com o ambiente que prescinda da relação com as outras pessoas e com Deus". Tal atitude, avisa Francisco, evitando qualquer equívoco ambientalista, não passaria de "individualismo romântico disfarçado de beleza ecológica e um sufocante fechar-se na imanência". Em suma, o respeito pelo homem precede e antecipa o respeito pelo meio ambiente.

Já na catequese de 5 de junho de 2013, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Santo Padre salientou que "cultivar e salvaguardar" são conceitos que não compreendem apenas "a relação entre nós e o meio ambiente, entre o homem e a criação", mas envolvem "também as relações humanas". Daí a necessidade, sentida por Francisco, de redescobrir uma "ecologia humana", termo usado pela primeira vez por São João Paulo II na “Centesimus Annus”. O papa polonês observou que, "para além da destruição irracional do ambiente natural, deve-se lembrar a destruição ainda mais grave do ambiente humano, que está longe de receber a atenção necessária".

A ligação entre aquele aviso da “Centesimus Annus” e as solicitações do papa Francisco está no discurso que Bento XVI pronunciou no Bundestag, o parlamento federal alemão, em setembro de 2011. "O homem também tem uma natureza que ele deve respeitar e que não pode manipular à vontade. O homem não é apenas uma liberdade que ele cria para si mesmo. O homem não cria a si mesmo. Ele é espírito e vontade, mas é também natureza, e a sua vontade é justa quando ele respeita a natureza, a escuta e aceita a si mesmo como aquilo que é e que não foi ele quem criou".

Quando o homem pretende governar a natureza para esvaziá-la de significado e substituir a Deus, a sua vontade assume contornos que não são justos, mas soberbos, evocando o mito de Prometeu, que rouba de Zeus o fogo e decreta assim a própria condenação. É nesta perspectiva que se coloca a redefinição do sexo com bases meramente culturais: o homem que se arvora como Deus se arroga a ilusão de controlar até a própria identidade sexual, de torná-la um elemento líquido em que as diferenças se confundem e se dissolvem.

Nasce assim a ideologia de gênero, que, na audiência geral de 15 de abril, o papa Francisco perguntou se "não é uma expressão de frustração e resignação, que visa apagar a diferença sexual porque não sabe mais lidar com ela". O papa observou ainda que a remoção da diferença é "o problema, não a solução".

O assunto foi retomado dois meses depois, em 8 de junho. Recebendo os bispos de Porto Rico em visita ad limina ao Vaticano, o papa explicou que "as diferenças entre homens e mulheres não são para contraposição ou subordinação, mas para comunhão e geração, sempre à imagem e semelhança de Deus". Daí o apelo do papa aos bispos da Estônia e da Letônia, dois dias depois, a "promoverem a família como dom de Deus para a realização do homem e da mulher criados à sua imagem e como célula fundamental da sociedade".

No domingo seguinte, abrindo o Congresso Eclesial da Diocese de Roma, Francisco se dirigiu às famílias incentivando-as a enfrentar a batalha contra a "colonização ideológica" sub-repticiamente introduzida nas escolas italianas e "que envenena a alma e a família".

Esse veneno, que mina as bases biológicas e antropológicas do homem, é mais prejudicial que o veneno que se dissolve nos oceanos ou que penetra nas raízes de árvores seculares: ele pode corroer até demolir a humanidade, porque mata a propensão ao encontro entre homem e mulher como ocasião e condição essencial para a reprodução da espécie humana.

No terceiro capítulo, “Ecologia da vida cotidiana”, nº 155, a encíclica “Laudato sì” aborda com muita clareza a ideologia de gênero, mesmo sem nunca mencioná-la explicitamente. "A aceitação do próprio corpo como dom de Deus é necessária para acolher e aceitar o mundo inteiro como um dom do Pai e como casa comum; já uma lógica de domínio sobre o próprio corpo se torna uma lógica às vezes sutil de domínio sobre a criação".

Portanto, "aprender a acolher o próprio corpo, cuidar dele e respeitar os seus significados é essencial para uma verdadeira ecologia humana". E "também apreciar o próprio corpo na sua feminilidade ou masculinidade é necessário para se reconhecer no encontro com o outro diferente. Desta forma, é possível aceitar com alegria o dom específico do outro ou da outra, obra de Deus Criador, e enriquecer uns aos outros". Assim, conclui com palavras inequívocas, "não é sadia uma atitude que pretenda ‘apagar a diferença sexual por não saber mais lidar com ela’".

Esta passagem da encíclica traça uma clara linha de continuidade entre os três últimos papas no tocante à "ecologia do homem".

Fonte: ZENIT

terça-feira, 16 de junho de 2015

EQUIPE NEVES PARTICIPA DE WORKSHOP DA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA

Por acreditar que, no contexto atual, os profissionais de qualquer segmento precisam ser criativos em suas funções, o Colégio Nossa Senhora das Neves promoverá um workshop com o tema "Desenvolvendo a Criatividade" baseado na Teoria da Inteligência Multifocal desenvolvida pelo Dr. Augusto Cury.

O encontro acontecerá nesta quarta-feira (17), a partir das 17h30, no auditório Madre Francisca Lechner com o intuito de desenvolver a habilidade, bem como encontrar maneiras para solucionar problemas, melhorar a qualidade de vida e construir relações mais saudáveis na equipe escolar.

Fonte: Site Neves 

"ARRAIÁ DO AMOR", realizado na ultima sexta-feira (12), no Educandário Jesus Menino em Currais Novos







segunda-feira, 15 de junho de 2015

Ir. Socorro Dantas, FDC ministra mais um curso da ESPERE

Mais um curso da ESPERE realizado. Dessa vez, pudemos partilhar essa experiência com os agentes da Pastoral Carcerária em nível de estado na cidade de Patos/PB. Agradecemos o apoio e iniciativa do Pe. Bosco, coordenador nacional da Pastoral Carcerária. Nossos agradecimentos em nome também da Ir. Socorro Dantas, FDC formadora da ESPERE no Brasil.



sexta-feira, 12 de junho de 2015

CCREI comemorou os Santos juninos

A Família Colégio Cristo Rei de Patos/PB festejou os Santos Juninos. Foi uma noite memorável! A organização agradece a todos que de forma direta ou indireta contribuíram para que a nossa festa fosse um sucesso. Ano que vem tem de novo, se Deus quiser!


quinta-feira, 11 de junho de 2015

Centro Cívico do Jesus Menino participa de Encontro Nacional

O presidente do Centro Cívico "Madre Aquilina Eibel",  do Educandário Jesus Menino e vice presidente da AFS Luan de Santana, participou recentemente, do 44ª Convenção Nacional de Liderança em Brasilia. Parabéns. 

Colégio das Neves em Destaque

O projeto “Aprendendo Matemática com o xadrez” foi destaque no Caderno Viver, do jornal Tribuna do Norte. Acesse o link e confira a matéria completa:

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Aula sobre meio ambiente com alunos do Educandário Jesus Menino

Trabalhando o meio ambiente
Belíssima aula com Irmã Navegantes, ensinando que preservar é coisa de criança, despertando nas crianças valores e idéias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futuras.
Fonte: http://www.eternizecurraisnovos.com.br/aula-sobre-meio-ambiente-com-alunos-do-educandario-jesus-menino/

São João do Colégio das Neves


NEVES: EDUCAÇÃO INFANTIL PROMOVE A I FEIRA DO MANGAIO

Com o intuito de traduzir o conteúdo visto em sala de aula, os alunos das turmas do Nível V da Educação Infantil vivenciarão um momento de aprendizado sobre a cultura popular com a realização da “Feira do Mangaio”. O evento acontecerá nesta quarta-feira (10/06), no Espaço cultural, das 7h30 às 17h, com entrada aberta aos familiares e demais visitantes.

O Mangaio é o nome de uma manifestação cultural nordestina, onde os camelôs levam produtos regionais para vender. O tema proposto está articulado aos estudos sobre a caracterização de uma feira popular, contextualizada com a apresentação na festa junina.  

A feira acontecerá num clima de muita animação, com danças típicas e músicas. O projeto tem o apoio e parceria da Coordenação do Centro Cívico, que viabilizará a comercialização de produtos como: frutas, verduras, caldo de cana, arroz doce, tapioca, cocada, entre outros.

Fonte: http://www.colegiodasneves.com.br/noticias/educacao-infantil-promove-a-i-feira-do-mangaio

Arraiá do Educandário Jesus Menino em Currais Novos


terça-feira, 9 de junho de 2015

EST SE PREPARA PARA AS COMEMORAÇÕES DOS SEUS 90 ANOS

Os coordenadores das quatro comissões organizadoras das festividades alusivas aos 90 anos do Educandário Santa Teresinha, juntamente com os integrantes das mesmas, se reuniram, na tarde desta segunda-feira, 08 de junho, para avaliar as propostas e atividades já realizadas, e planejar os próximos encaminhamentos para o evento, que vai ser realizado no período de 09 a 11 de outubro de 2015, em CAICÓ-RN.
A reunião foi mediada pela Diretora Ir. Magna Lira, coordenadora geral do evento e os integrantes das comissões, também apresentaram ideias e sugestões acerca dos preparativos dos eventos comemorativos. Segundo os coordenadores das comissões, o andamento das atividades está dentro do planejado, com foco, nos mínimos detalhes.
Os noventa anos de Educandário Santa Teresinha é a confirmação de um trabalho de excelência em educação, para com a sociedade Caicoense e Seridoense, contribuindo na construção de uma sociedade digna, justa, igualitária e fraterna, onde todos tenham a liberdade de exercer plena e livremente seus direitos e deveres de cidadãos participantes, críticos e comprometidos com as mudanças sociais, políticas e econômicas.
Dentro de uma doutrina cristã, o EST almeja formar cidadãos íntegros, conscientes, detentores do conhecimento científico e de valores que são indispensáveis á vida, como sejam: o amor, a paz, a amizade, a justiça, o respeito, a sinceridade e a solidariedade.
Trabalhando nesta busca, o Educandário Santa Teresinha, acredita contribuir não só com a qualidade do processo ensino aprendizagem, mas também com a qualidade de vida e com a transformação social.

‪#‎O_jeito_bonito_de_ser_Pedagoga‬#


Hoje é dia de celebrar a vida dela, Ir. Francisca,FDC. Que Deus abençoe esse ser admirável, para que seja sempre o instrumento de DEUS para as pessoas e para os pequeninos. Parabéns!!!


I Encontro Vocacional Paróquial


No último dia 07 de junho a Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz/RN, realizou o I Encontro Vocacional Paroquial. O mesmo teve inicio às 08h 30min com a orientação da Irmã Auriane,FDC e participação do nosso pároco o Pe. Assis Inácio. Participaram deste encontro cinco jovens da cidade de Nova Cruz e cinco jovens da cidade de Lagoa D'anta. O encontro terminou com um almoço patrocinado por algumas fiéis. O próximo encontro será dia 05 de Julho, e será aberto aos jovens que desejam discernir a sua vocação e aprofundamento dos que estão em processo vocacional na diocese e congregações.

domingo, 7 de junho de 2015

COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA ENCERRA MÊS DE MAIO NO NEVES

O céu estava nublado e o vento era frio. O tempo preparava chuva forte na manhã desta segunda-feira (1/6), mas nada disso impediu a bela e emocionante apresentação da Coroação de Nossa Senhora, encenada pelo Centro Cívico 2015, encerrando as atividades do Mês Mariano, período dedicado a Maria, Mãe de Jesus.
No átrio do Prédio Central, central, mães, crianças, professores e funcionários assistiram a cerimônia feita pelo Centro Cívico em parceria com o Serviço de Ensino Religioso – SER. A evento foi aberto pela irmã diretora, Marli Araújo e abriu o espaço para a apresentação que trouxe emoção, arte e fé em um mesmo cenário.
O início foi marcado com a entrada das crianças do ensino fundamental caracterizadas de anjos, ofertaram rosas a Nossa Senhora, enquanto a aluna Maria Eduarda, integrante do Centro Cívico, fez a encenação da mãe de jesus em direção à imagem que estava no centro do pátio. Após o momento, foi iniciada a coroação. Com dança e delicadeza, as meninas trouxeram o manto e a coroa para serem postas em Nossa Senhora. As pétalas foram jogadas e todos os presentes aplaudiram o momento
Fé infantil 
A Educação Infantil também preparou apresentações para a coroação de Maria. Com anjos, Marias e símbolos de fé, os pequenos apresentaram para toda a escola a devoção à mãe de Jesus ao lado de suas professoras no Auditório Madre Francisca Lechner.
Fonte: http://www.colegiodasneves.com.br/noticias/coroacao-de-nossa-senhora-encerra-mes-de-maio-no-neves-

Agradeçamos ao Senhor pelas vocações em Uganda


Os dias 24 e 25 de janeiro deste ano foram dias de grande festa na Casa de Formação, em Kagando, Uganda. Durante a Visita Canônica da Superiora Geral Ir. Maria Dulce Adams, as três Candidatas foram admitidas ao Postulantado: Agnes Nowamazima, Catherine Ahimbisibwe e Emmilida Awori.


Três Postulantes ingressaram no Noviciado: Ir. Vastine Kamukama, Ir. Caroline Kulume e Ir. Jacentah Nimusiima.


Nove Irmãs Junioristas renovaram os votos religiosos. Naquele sábado de 24 de janeiro à tardinha, a comunidade de Kagando era o centro da alegria, felicidade, gratidão, entusiasmo. Todas nós que participamos daquela celebração, respiramos uma bênção  celeste, percebendo a invisível presença de M. Franziska Lechner e outras Filhas do Amor Divino do céu, no meio de nós.  




  
O domingo, 25 de janeiro, foi um dia todo especial para a Noviça Ir. Olivia Tumushabe que, durante a Missa solene, presidida pelo arcebispo de Mbarara, D. Bakyenga, professou os primeiros votos. Talvez não seria errado dizer que o povo africano é sem igual com relação à preparação e à celebração da festa.  Ali se pode provar, experimentar pessoalmente, porque é muito difícil descrevê-lo com palavras. Senhor, vela sobre estas jovens a Ti consagradas, para que possam perseverar no Teu serviço até o fim. Amen!

Celebrações religiosas na Província Nossa Senhora da Anunciação


No último dia do retiro anual, 31 de janeiro de 2015, orientado por Frei João Carlos Karling, ofm, no Convento Nossa Senhora da Anunciação, em Cerro Largo, Rio Grande do Sul, Brasil, durante a oração das Laudes, às 06:15, a jovem Otília Wagner Welter foi admitida ao Postulantado, pela Superiora Provincial, Ir. Jacinta Webler.  - Ir. Joseana Pereira Carvalho foi nomeada mestra do Postulantado e, assim, recebeu a missão de acompanhar a jovem no processo formativo do Postulantado, no ano de 2015, na comunidade “Nossa Senhora Aparecida”, no bairro Nova Santa Marta, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.Um espírito de alegria brilhava no coração das Filhas do Amor Divino, no alvorecer do dia 01 de fevereiro. As Irmãs e as jovens participantes do retiro, também o frei João Carlos, a comunidade do Convento Nossa Senhora da Anunciação, a comunidade de Betânia, as outras Irmãs e as jovens se reuniram na Capela do Convento às 06:15. Durante a oração das Laudes, a Postulante Jusara Maria Welter Knob foi admitida ao Noviciado. Ir. Jacinta Webler confiou à Ir. Teresinha Maria Feix a missão de acompanhar e orientar a Noviça no seu percurso formativo durante o Noviciado, segundo as Constituições da nossa Congregação.

“O Amor Divino é imenso, terno e eterno e me põe numa atitude de comunhão com toda a nossa amada Congregação e a Província. É Deus que, com Seu amor,  me tomou pela mão e me trouxe aqui. E é a Ele que, seguindo o exemplo da nossa Mãe Maria e de Madre Franziska Lechner, eu respondo a cada dia com novo ardor ao convite de PERMANECER. Permanecer e deixar-me guiar pelo Espírito Santo e, seguindo a Sua voz, eu Lhe permito completar o bom trabalho em mim, que será agradável aos Seus olhos”. (Ir. Jusara, Noviça). Durante a Santa Missa, as Irmãs Junioristas renovaram os votos.
O dia 02 de fevereiro foi o dia da celebração dos Jubileus de 25, 50, 60 e 70 anos de vida religiosa de 17 Irmãs da Província. A solene celebração Eucarística foi presidida pelo Bispo da Diocese de Santo Ângelo, Dom Liro Vendelino Meurer, e concelebrada por outros 15 sacerdotes. Entre as jubilares, faltaram: Ir. M. Frieda Neis, que vive na comunidade de Breitenfurt, na Áustria, e Ir. Maria Salete Wagner, membro da comunidade da Casa Generalícia, em Grottaferrata, Itália. Depois da Missa, as Irmãs transcorreram o resto do dia na feliz convivência com os familiares, as Irmãs e os hóspedes convidados, aos quais foi servido um delicioso almoço.
Como Maria, nós aclamamos: A minha alma engrandece o Senhor, o meu espírito exulta em Deus, meu Salvador. Ele voltou os olhos para a pequenez da sua serva. Seja bendito o Deus dos pequenos, agora e sempre! Hoje, na alegria do Jubileu, nós nos dirigimos às nossas caras Superiora Geral e Superiora Provincial, e a cada Irmã da abençoada família das Filhas do Amor Divino e da nossa Província, para demonstrar o nosso afeto, a nossa estima e a nossa gratidão pela presença e participação na nossa celebração jubilar”. (Ir. M. Rogéria Cadó, FDC, em nome das Jubilares).

Ir. Teresinha Maria Feix, FDC

FDC tornam visível o Amor de Deus na Inglaterra  

Poderia ser somente uma sensação minha, mas onde quer que eu vá sinto que as pessoas têm fome de fé, de alguém que seja mais forte e maior que elas. Vendo isto, tivemos os retiros para os estudantes universitários, para os grupos dos crismandos, para as crianças nas escolas, para a comunidade das minorias na Inglaterra e para as reuniões de jovens diocesanos, como, por exemplo, IGNITE Festival, que acolheu cerca de 300 jovens, que estavam se preparando para a Crisma aqui, em Swaffham. Ir. Francis Ridler, FDC, fazia parte da equipe organizativa deste evento. A nossa Candidata, Graziela Gonçalves, falou para o grupo dos crismandos em Cambridge, como Deus chamava as pessoas na Bíblia, mas, sobretudo, como Ele chama também hoje. Nesses encontros partilhamos a nossa fé e quem somos nós como FDC, particularmente neste Ano da Vida Consagrada.

O retiro com os estudantes da Universidade de East Anglia, em Norwich, geralmente tem início no sábado com a oração da tarde, na comunidade, e se conclui no domingo com a Santa Missa vespertina, na Capelania da UEA. O nosso forte elo entre os estudantes da UEA é a nossa Candidata Anna Yeo, que no ano passado prestou o exame para o Master of Science. Anna e o capelão universitário, o diácono permanente Andrew, nos ajudaram a aprofundar o nosso relacionamento com os estudantes, participando
frequentemente à Missa deles na capelania.
Este ano, no dia 01 de fevereiro, perguntamos aos sacerdotes nas diversas cidades se poderíamos ir alguma às suas paróquias, para sermos um sinal visível da vida consagrada. Em consequência, Ir. Danuta Wlocka, FDC, foi no domingo a Cambridge, onde proclamou a Leitura em inglês e falou sobre a vida consagrada durante a Missa em polonês.
Ir. Linda Pergega participou das Missas em inglês e em polonês, no sábado e domingo, onde cantou o Salmo durante a Missa nos dois dias. Em suas homilias, os sacerdotes mencionaram a nossa Congregação e também as nossas Candidatas e as Noviças, pelo que somos muito gratas a Deus.
Depois de ter visitado estes e outros lugares, posso identificar-me com Jesus, que disse: “A messe é grande, mas os operários são poucos”. Somos, verdadeiramente um sinal visível de Deus neste lugar, como foi Madre Franziska Lechner no seu tempo e como o são todas as nossas Irmãs onde quer que sirvam hoje.
Ir. M. Linda Pergega, FDC

Festa na Província do Brasil Nordeste: profissão dos votos e jubileus religiosos

O Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, RN, com alegria, acolheu as Irmãs, os familiares e amigos e as Irmãs da Congregação do Coração Imaculado de Maria e as nossas Irmãs de várias comunidades, que, com sua participação, tornaram a celebração ainda mais bela. A Capela do Colégio estava muito bem
decorada e todos se sentiam bem-vindos. A santa Missa foi presidida pelo arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e concelebrada pelos arcebispos eméritos:  Dom Matias Patrício de Macedo e Dom Heitor de Araújo Sales e outros sacerdotes. Ir. Daniely Sandra de Lima e Ir. Joana Darque Vieira Dias fizeram a primeira profissão dos votos e 14 Junioristas renovaram os votos.

A Superiora Provincial, Ir. Ana Carla de Melo Silva, juntamente com outras três co-Irmãs festejaram o jubileu de prata, 25 anos de vida religiosa. Outras quatro Irmãs celebraram os 50 anos de vida religiosa. Uma Irmã celebrou os 60 anos de vida religiosa e outra celebrou os 70.
Depois da cerimônia, foi oferecida uma merenda aos bispos e aos sacerdotes. Os convidados se reuniram em Emaús, na sede da Província.

[Jubilieu de Prata] (O texto foi retirado do Informativo Proneves)

52a Assembleia da Confederação Interamericana de Educação Católica

Ir. Marli Araújo da Silva, FDC, diretora do Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal/RN, Nordeste do Brasil, participou da 52ª Assembleia Interamericana de Educação Católica, na cidade do México, de 11 a 14 de fevereiro de 2015, representando as escolas católicas do Brasil, juntamente com a secretária da ANEC (Associação Nacional de Educação Católica) do Brasil. Entre os assuntos tratados, como sejam: a realidade da educação católica no continente americano, a elaboração do plano estratégico para o triênio 2015-2017, a avaliação institucional de qualidade e outros, falou-se também do Congresso Mundial de Educação Católica, que se realizará em Roma, de 14 a 21 de novembro de 2015, com o tema: Educar hoje e amanhã, uma paixão que se renova. Na abertura da Assembleia, foi celebrada a santa Missa na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, presidida pelo Núncio Apostólico no México, D. Christophe Pierre, e concelebrada por muitos sacerdotes. A viagem e todas as outras despesas de Ir. Marli foram assumidas pela ANEC. (Ir. M. Nivalda V. Montenegro, FDC)

Celebração dos jubileus de ouro e de prata na comunidade da Casa Generalícia



 O domingo, 22 de fevereiro de 2015, foi todo especial para a comunidade da Casa Generalícia. Ir. Maria Salete Wagner, da Província Nossa Senhora da Anunciação, Brasil Sul, que é a superiora da comunidade, celebrou os 50 anos de vida religiosa, e Ir. Martina Holzer, da Província Mãe três vezes Admirável, Áustria, conselheira geral e secretária geral, celebrou os 25 anos de vida religiosa. A Missa solene teve início às 11 horas na nossa Capela e foi presidida pelo nosso Capelão P. Eugenio Borrotti e concelebrada por P. Geraldo dos Reis Maia, Reitor do Colégio Pio Brasileiro. Juntamente com o padre Geraldo, vieram para a festa as nossas Irmãs que trabalham no Colégio Pio Brasileiro: Ir. Irene Dalla Rosa e Ir. Laura Kuhn. Estiveram presentes também as Irmãs da comunidade da Villa Fidelis: Ir. Jolanta Stefanów e Ir. Bożena Skorulska, e da comunidade da Vigna/Roma a superiora, Ir. M. Adriana Szkółka.
Ir. Maria Dulce Adams, Superiora Geral, saudou expressivamente as jubilares, num breve discurso, espiritualmente rico e profundo:
Caríssimas jubilares:

Ir. Salete Wagner, que celebra 50 anos, e Ir. Martina Holzer, que celebra 25 anos de fidelidade ao Deus de Abraão, de Jacó e de José!
Celebramos a vossa fidelidade radicada na fidelidade do enviado por Deus, o nosso Senhor Jesus Cristo – o amado Esposo das vossas almas! A atuação desta Aliança eterna é um dos dons maiores do Amor Divino! Nosso coração rejubila e canta porque o cunho divino-esponsal posto nos vossos corações se faz fidelidade quotidiana e adoração profunda no culto, inclina-nos à vontade divina, dispõe-nos ao serviço total a Deus e aos irmãos e nos “faz testemunhas ao mundo inteiro do seu amor e da sua misericórdia” (Papa Francisco, carta de 21/11/2014). Nós vos recomendamos à terna proteção da Mãe três vezes Admirável e a ela confiamos as vossas vidas e todas as pessoas que vos são caras.
Durante esta santa Eucaristia, com júbilo e juntas, agradeçamos ao Pai, que nos chamou para sermos Filhas do Amor Divino por todos os séculos.
Após a Missa e as congratulações, foi servido o almoço festivo com a indispensável torta (desta vez, eram duas) e champanhe.
A atmosfera de festa se transferiu para a sala de refeição bem decorada e todos gozaram dos momentos de comunhão fraterna. À tarde chegaram as outras duas Irmãs da comunidade da Vigna, em Roma: Ir. Cecylia Czerepak e Ir. Agnieszka Sabiniok, para cumprimentar as Irmãs jubilares: AUGURI!

Muitas saudações de Cochabamba, Bolívia!

A Quaresma é tempo para se fazer uma reflexão mais profunda, para rezar mais, para nos unirmos a Jesus sofredor, meditando as estações da Via Sacra Neste ano, iniciamos o trabalho pastoral na periferia de Cochabamba. O nosso pároco nos sugeriu que organizássemos ali a Via Sacra e fizéssemos a preparação para os sacramentos.  Cada 2ª segunda-feira do mês se celebra a Missa. Ali não existe Capela, pelo que a Missa é celebrada ao ar livre. Participam da Via Sacra muitas
crianças e também alguns adultos. Iniciamos às 19:00 horas com o Rosário da Divina Misericórdia, depois caminhamos pelas ruas e fazemos a Via Sacra O povo, na frente das casas, prepara um pequeno altar, onde nos detemos e meditamos sobre a Paixão do Senhor Jesus.  Lemos as meditações, cantamos e rezamos pelas famílias, pelos participantes da Via Sacra, por todo o mundo e, em particular, pelos cristãos perseguidos.  Depois que terminamos a devoção da Via Sacra, Ir. Paulina asperge todos os presentes com água benta. Por volta das 21:00 horas, terminamos a devoção com a oração pelo Santo Padre.  Na última sexta-feira, antes da Semana Santa, nós nos recolhemos em nosso quarteirão e, rezando, caminhamos em direção ao Santuário de Guadalupe, unindo-nos aos outros grupos.

Ali se começa a Via Sacra às 21:00 horas. Nesta oração, lembramos em particular todas as Filhas do Amor Divino. Obrigada pelas vossas orações e sacrifícios feitos segundo as nossas intenções. Isto nos dá a força para entrar numa nova realidade. Rezemos para que a Semana Santa nos uma espiritualmente e que o Senhor toque os nossos corações e nos torne semelhantes ao Seu Coração.  Que Maria seja o nosso guia, juntamente com madre Franziska, as nossas Irmãs Mártires do Drina, com Madre Ludovica e as nossas Irmãs que se alegram com Jesus no céu.  Vale a pena viver par este único AMOR! Nós vos saudamos de coração e rezamos por vós!
Ir. Mariola Furgała, FDC
Ir. Paulina Calicho Avendano, FDC
Ir. Lidia Pardo Baderrama, FDC

Celebração da festa de São José, assinalada com a Primeira Missa na nova Capela

Este ano, a Missa anual e a Potluc, ceia para a festa de São José, foi outro sucesso! (um Potluc é uma reunião de pessoas em que cada pessoa ou grupo de pessoas contribuem com um prato de alimento preparado pela pessoa ou pelo grupo, para ser partilhado entre o grupo reunido). Mais de 50 alunos da St. Joseph Academy, famílias, professores e estudantes se uniram às Irmãs para uma noite de festa no novo convento. A festa teve início com uma Missa especial em honra de São José, presidida por Mons. Whalen, e os nossos Hill Singers conduziram o canto. Todos estavam plenos de alegria não só pela festa de São José, mas por estarem finalmente em condição de celebrar a Missa na Capela recentemente reconstruída. 


Depois da Missa, os convidados se dirigiram à sala de refeição do convento e se serviram de uma seleção de mais de 30 pratos preparados em casa e que eles tinham contribuído para a ceia Potluck

Quando foi perguntado a alguns como se sentiam ao celebrar o dia de São José na nova Capela, as alunas concordaram como era belo estar com as Irmãs e as suas companheiras de classe num lugar que muitos consideravam a sua segunda casa. Não importa se esta festa tenha sido a primeira, ou a quarta celebração do dia de São José na Hill; todos os participantes partilharam o sentimento de gratidão e de felicidade. Gostaríamos de agradecer a todos aqueles que contribuíram para o sucesso da celebração da nossa Jornada Anual de São José. Que se tratasse de um prato de biscoitos feitos em casa, uma contribuição para a escola, ou uma mão amiga durante a impostação deste evento, as Irmãs são sempre gratas pelo amor e sustento demonstrado.

Membros da família St. Joseph Hill (Texto extraído do blog St. Joseph Hill Accademy)

125° aniversário de morte de Ir. Luka Liengitz em Sarajevo

No Domingo de Ramos, 29 de março de 2015, no nosso cemitério de Betânia, em Sarajevo, foi celebrada a santa Missa com a qual se quis recordar o 125º aniversário da morte da nossa Ir. M. Luka Liengitz. A celebração eucarística foi presidida por P. Mario Ćosić e concelebrada por outros dois sacerdotes. Participaram da Missa numerosas Irmãs nossas de Sarajevo e das comunidades vizinhas e de outras congregações religiosas e um maior número de fieis que veneram Ir. Luka. Elizabeth Liengitz nasceu no dia 9 de janeiro de 1861, na Caríntia (Áustria). Ingressou na Congregação das Filhas do Amor Divino em novembro de 1881, em Viena. No mês de agosto de 1882, foi admitida ao Noviciado e recebeu o nome religioso de Ir. M. Luka. A nossa Fundadora, Madre Franziska Lechner, enviou Ir. Luka para a Bósnia, que naquele tempo era uma terra de missão. Não foi fácil deixar a pátria (Áustria) e ir para um país estrangeiro, sem conhecer a língua, o povo, os costumes, a cultura .... Somente a fé e o amor podiam ajudá-la a aceitar aquela viagem para uma terra desconhecida. No Instituo São José, em Sarajevo, Ir. M. Luka fazia o serviço de porteira (recepcionista) do convento e da escola. Amava as crianças da escola e, sobretudo, aqueles pobres, independentemente da sua religião, idade e nacionalidade. Venceu os corações das crianças e dos jovens abrindo a porta com uma palavra calorosa, fornecendo o alimento a quem tinha fome, roupa aos mal vestidos, alegria aos tristes, conforto aos desencorajados. O amor concreto superou a barreira linguística. No mês de janeiro de 1890, a superiora da comunidade referiu à nossa Fundadora a grave condição de saúde de Ir. M. Luka. Esta notícia deixou M. Franziska muito triste e preocupada. Ela escreveu à superiora de Sarajevo: “..., saudações a Ir. M. Luka e diga-lhe que na Casa Mãe se reza muito por ela .... Se Deus quiser, certamente será curada ...”.
Todavia, ela morreu de tuberculose no dia 30 de março de 1890. Tinha apenas completado 29 anos.
A sua vida relativamente breve foi plena de numerosas obras de amor para com Deus e com o próximo. Durante a sua vida, Ir. M. Luka foi uma verdadeira mãe para os necessitados e isso se tornou ainda mais evidente depois da sua morte, quando ao seu túmulo começaram a chegar as pessoas de várias religiões e nacionalidades com seus sofrimentos e necessidades. O seu túmulo se tornou e é até hoje o lugar onde se pedem as graças e se deixam os agradecimentos, não só do povo de Sarajevo, mas também pessoas provenientes da Bósnia e Herzegovina e de fora do País. Veem os doentes e os abandonados, os divorciados e os sem trabalho, os estudantes e os alunos, individualmente ou em grupos, levam flores, folhas escritas com pedidos e agradecimentos.
Veem em qualquer momento e condições de tempo: pela manhã, à tarde, à noite ... . Os agradecimentos escritos falam das graças recebidas para a alma e para o corpo, para a cura, para a reconciliação nas famílias, para um nascimento feliz, para um exame bem sucedido, pela obtenção de um trabalho, pelo sucesso na escola e no trabalho...
O que sabemos de Ir. M. Luka é suficiente para sermos convictas que se tratava de uma Irmã santa, que testemunha ainda hoje o amor de Deus para com todos os homens, continuando esta missão de amor iniciada durante a sua vida terrena.
 Sr. M. Sniježna Stjepandić, FDC.
 

Redação de FDC-Notícias (1/2015):
Sr. Danica Sanader, FDC.
Tradução para o português:
Ir. M. Nivalda V. Montenegro, FDC.