segunda-feira, 28 de setembro de 2015

AULÃO DOS AMIGOS PREPARA ESTUDANTES PARA O ENEM


No último sábado (26), o auditório do Colégio das Neves foi transformado em uma grande sala de aula, repleta de alunos da casa e de diversas instituições que participaram do Aulão dos Amigos. O evento teve como objetivo preparar estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecerá no mês de outubro.

A revisão de todo o conteúdo da prova foi ministrada por professores do Neves e convidados, que durante todo o dia se revezaram em suas disciplinas, realizando e resolvendo questões, e esclarecendo dúvidas dos os estudantes.

O Aulão dos Amigos foi aberto para estudantes de qualquer instituição, que mediante compra de senhas tiveram seu lugar garantido no evento, e também uma apostila contendo os exercícios a serem apresentados.

De acordo com a coordenadora do Ensino Médio Cristina Oliveira, esta é uma oportunidade de compartilhar com os outros a qualidade do ensino Neves.

Joanna se apresenta na festa dos Mártires

A Arquidiocese de Natal celebra a  festa dos Bem Aventurados Mártires de Cunhaú e Uruaçu, no Monumento dos Mártires, em Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, no período de 20 de setembro a 3 de outubro. Diariamente, às 19h, há adoração ao Santíssimo Sacramento e novena.
A programação de encerramento, no dia 3 de outubro, é extensa. Na parte da manhã, no Monumento, haverá celebração eucarística às 7h, às 10h, e, às 12 horas. Na Vila de Uruaçu, também será celebrada missa, às 9 horas. Ainda, no Monumento, das 10 às 14 horas, haverá atendimento de confissões, recitação do Ofício de Nossa Senhora e adoração ao Santíssimo Sacramento. Às 14h, terá show com a cantora natalense, Fátima Santos. Às 16h, show com Joanna, cantora da Música Popular Brasileira e que, em 2011, lançou o CD “Em nome de Jesus”, no qual canta músicas do Padre Zezinho.
Após o show, às 18 horas, haverá missa, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha.

sábado, 26 de setembro de 2015

Colégio das Neves recebe o Troféu HEMOATITUDE


O Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal/RN, foi umas das instituições no segmento educacional, homenageado na solenidade de entrega do "Troféu Hemoatitude - Uma declaração de amor à Vida", promovida pela Secretária de Estado da Saúde Pública em parceria com o Hemocentro do Rio Grande do Norte (Hemonorte) na manhã desta sexta-feira (25), na Escola de Governo Cardeal D. Eugênio Sales (Centro Administrativo).

Na abertura do evento, a diretora Geral do Hemonorte, Linete Rocha, agradeceu a parceria das empresas e escolas pela colaboração prestada durante as campanhas de incentivo a doação de sangue. "A entrega do troféu representa o agradecimento de todos os pacientes que precisaram de sangue para sobreviver e a ajuda de vocês para o funcionamento do Hemonorte através da boa vontade é fundamental", falou.


Arcebispo de Natal inicia Visita Pastoral ao 4º Zonal

Padres, diáconos e agentes pastorais acolheram o Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, às 18 horas desta sexta-feira, 25, na Igreja Matriz de São José de Anchieta, no bairro de Lagoa Nova, em Natal. Foi o início da visita pastoral que o Arcebispo faz às paróquias do 4º Zonal, neste final de semana. 

“Esta é a minha décima visita pastoral a zonais”, disse Dom Jaime. Ele explicou que devido ao tamanho da Arquidiocese, com mais de 90 paróquias, decidiu realizar as visitas pastorais por zonais. “Com humildade, estamos tentando viver este dever sagrado que a Igreja me impõe”, disse.



quarta-feira, 23 de setembro de 2015

EUA: uma visita pastoral cheia de expectativas

A visita do papa Francisco a Cuba e sua chegada iminente aos Estados Unidos têm atraído inevitavelmente a atenção da imprensa internacional, incluindo a anglo-saxã. O site do jornal britânico The Guardian destaca a "grande, mas não enorme" participação popular na missa celebrada pelo papa Francisco na Praça da Revolução, em Havana, e salienta que a mensagem do papa foi dirigida "aos fiéis, mas não só a eles". O artigo assinado por Jonathan Watts destaca os comentários e sentimentos das pessoas que participaram da celebração.

O sentimento dominante é de alegria com o que parece ser uma reconciliação talvez definitiva entre o governo cubano e a Igreja católica, num país em que, após a revolução castrista, a religião certamente não era incentivada.

Muitos dos cubanos presentes falam de Francisco como "um papa para o mundo, que ajuda os pobres e promove a paz". Eles esperam que a sua ação alimente o diálogo recém-reaberto entre Cuba e os Estados Unidos.

A revista The Economist aponta que nenhuma visita papal aos Estados Unidos levantou antes tantas expectativas. O artigo descreve a Igreja católica dos EUA como "necessitada do efeito Francisco" para reabilitar a imagem manchada "pelos escândalos financeiros e de pedofilia". Uma Igreja em que, segundo recente pesquisa do Instituto Pew, "para cada americano convertido, há seis que abandonam o catolicismo".

Mas a visita do papa, de acordo com o semanário britânico, pode indiretamente ter alguma influência no cenário político dos EUA, onde "um terço da Câmara dos Deputados é católico, incluindo o líder republicano John Boehner", sem esquecer o vice-presidente Joe Biden e o republicano Jeb Bush, ambos envolvidos nas primárias para a Casa Branca.

O eleitorado católico republicano se divide entre "uma ala conservadora, focada principalmente na liberdade religiosa e no combate ao aborto, e uma ala liberal mais atenta à justiça social". Para The Economist, Francisco não vai influenciar a próxima eleição presidencial, mas, sendo um papa "defensor das razões dos imigrantes pobres e um crítico do capitalismo, embora, ao mesmo tempo, não tenha revisto muito dos ensinamentos sociais da Igreja, ele tem algo para ambas as ‘almas’ do catolicismo norte-americano". E as duas partes o "querem do seu lado".

Já o site do Washington Post destaca a visita do pontífice a Holguín, a "quarta maior cidade cubana", localizada "na parte oriental da ilha em uma região profundamente ligada tanto ao catolicismo quanto à revolução de Fidel Castro". O texto de David Montgomery destaca que Francisco chamou a atenção para a "falta de igrejas e sacerdotes em algumas áreas" de Cuba, onde os obstáculos para a livre prática da religião católica estão hoje bastante reduzidos. "Eu sei dos esforços e sacrifícios da Igreja cubana também nas áreas mais remotas", disse o papa, referindo-se em particular às "casas de missão" que compensaram a "escassez de sacerdotes e locais de culto". O jornal norte-americano fala da viagem de Francisco a Cuba e aos Estados Unidos como um possível momento-chave na aproximação entre os dois países.

No New York Times, um artigo de Jim Yardley e Azam Ahmed descreve um pontífice hábil em não criticar diretamente o governo de Castro, mas, ao mesmo tempo, bem claro na sua mensagem, com palavras fortes como "Nós servimos às pessoas, não às ideologias". O papa é "cauteloso ao evitar parecer muito político e ao abordar as questões internas de Cuba", mas cujo papel fundamental na reaproximação entre Cuba e os Estados Unidos não deve ser esquecido nem subestimado. Francisco é um pontífice "cuja missão já vai além da pregação do catolicismo às massas".

Fonte:ZENIT

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Programação do Aniversário do Educandário Santa Teresinha

  • Dia – 08/10/15
Sessão Solene
Local: Câmera Municipal de Caicó-RN.
Horário: 19 horas.
Lançamento do livro: “Educandário Santa Teresinha: 90 Anos iluminando mentes e corações no Seridó”. (após a Sessão Solene)
  • Dia – 09/10/15
Missa Solenes
Local: Quadra de Esportes do EST.
Horário: 19 horas.
Inauguração da Galeria das Diretoras do EST.
Local: EST – Pátio Interino.
Horário: Após o descerramento da placa.
  • Dia – 10/10/15
Baile Comemorativo.
Local: Clube Corinthians / Caicó-RN.
Horário: 21h.
  • Dia – 11/10/15
Carreata Comemorativa.
Local: Saída – EST.
Horário: 16 horas.
Chegada: Ilha de Sant’Ana.

Educandário Santa Teresinha comemora 90 anos

Tradicional escola de Caicó, o Educandário Santa Teresinha (EST) comemora seus 90 anos em 2015. Para referenciar a data, uma vasta programação religiosa e social foi organizada, visando reunir alunos, professores, funcionários e ex-alunos.

O colégio foi fundado em 11 de outubro de 2015, com apoio do Governador José Augusto, do Prefeito Joel Damasceno e do cônego Celso Cicco.
Desde os primórdios, a escola vem se empenhando para atender às necessidades da família seridoense. Nos primeiros anos de sua existência a luta foi árdua. Porém o Ginásio Santa Teresinha conseguiu firmar-se nos círculos educacionais de Caicó, graças à tenacidade, ao zelo, dinamismo e espírito missionário das Irmãs, orientadas pela ardorosa Teresina Werner.
O EST tem como missão formar cidadãos íntegros, conscientes, detentores do conhecimento científico e de valores indispensáveis à vida como: amor, paz, amizade, justiça, respeito, sinceridade e solidariedade. 

Arquidiocese de Natal ganha sete novos padres

Na noite da última quinta-feira (17), a Arquidiocese de Natal ganhou sete novos padres: Antônio Roberto Gomes de Lima; Francisco de Assis da Silva; Gilmar Victor Pereira da Silva; Hugo Marcel Marcelino Galvão; Marcondes Eduardo Alexandre; Robson Paulo de Oliveira Silva; e Rodrigo Fernandes de Souza Paiva. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha e foi realizada na Catedral Metropolitana, reunindo o clero arquidiocesano, familiares e amigos dos neo-sacerdotes.
Em suas palavras, Dom Jaime destacou aspectos importantes da vida sacerdotal, como a disponibilidade para acolher o povo de Deus. “Que vocês tenham como missão, ouvir, ser presença, seja para analisar uma realidade ou situação. Nunca digam não posso. Se disponham a responder ao chamado que receberam e que os conduziram até aqui. O mais importante é a atenção. Ser portador da presença do Senhor. Vivam intensamente esse sacerdócio a partir de hoje”, frisou.

GINÁSTICA RÍTMICA DO NEVES É DESTAQUE NO CAMPEONATO ESTADUAL

A equipe de Ginástica Rítmica do Colégio Nossa Senhora das Neves conquistou diversas medalhas durante a 2ª fase do Campeonato Estadual da modalidade, realizado no último sábado (19/09), no ginásio do Colégio Maristela
As ginastas foram campeãs norte-rio-grandenses nas categorias juvenis (13/14 anos) e adulto (acima de 15 anos). Na categoria infantil (11/12 anos) a conquista foi do 3º lugar. Nas disputas por equipe, a escola venceu em 1ºlugar na categoria individual adulto e ficou em 3º lugar com as equipes infantil e juvenil.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

O amor de Jesus para com as mulheres


Nos encontros de Jesus com algumas mulheres, narrados nos Evangelhos, vemos como Ele as amava, sobretudo as pecadoras. Madalena, a quem expulsou sete demônios; a mulher adultera (João 8,10ss); a samaritana (João 4) e aquela que lavou seus pés com suas lágrimas.

Que página encantadora esta da vida de Jesus, diante daquela pecadora que seria apedrejada! Revela a Sua profunda misericórdia pelos pecadores. “Eu vim buscar o que estava perdido”. Aquela mulher estava literalmente perdida; foi flagrada em adultério, e a Lei mosaica determinava a morte por apedrejamento. Foi um desígnio de misericórdia de Jesus para com ela que a salvou de uma morte terrivelmente dolorosa.

Os fariseus e escribas a levaram a Jesus, para ver se ele desobedeceria a Lei, e então, poderiam incrimina-lo. “Mestre, esta mulher foi pega em adultério, a Lei manda mata-la apedrejada, o que o dizes?”. Jesus, que lia o que estava nos corações, resiste em analisar o caso, e continua escrevendo na areia. Alguns interpretes acham que ali Ele estava escrevendo os nomes daqueles que queriam apedrejá-la.
Mestre, insistem eles, “não vai dizer nada?”

Jesus apenas diz: “Quem não tiver pecado atire a primeira pedra”. Houve silencio; cada um se examina, e todos se acham pecadores, e vão se retirando aos poucos, a partir dos mais velhos, certamente os que pecaram mais. “A essas palavras, sentindo-se acusados pela sua própria consciência, eles se foram retirando um por um, até o último… de sorte que Jesus ficou sozinho, com a mulher diante dele. Então Ele se levantou – é interessante este gesto – e vendo ali apenas a mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão os que te acusavam? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor. Disse-lhe então Jesus: Nem eu te condeno. Vai e não tornes a pecar”.

Que lição extraordinária! O único que não tinha pecado, portanto, o único que poderia executar a Lei e apedrejar aquela mulher, era Ele, mas Jesus a perdoa. “Vá em paz, e não peques mais”. Se Jesus teve misericórdia com ela, e a perdoou, quis nos ensinar até onde deve ir a nossa misericórdia para com os outros: não julgar ninguém, não condenar. Só Deus sabe o passado de cada um; só Ele conhece os corações, e tudo o que motivou cada ato de cada pessoa.

E Jesus mostra que a misericórdia não é também ser conivente com o mal e aceita-lo. Não. Ele exige a conversão da pecadora pública: “vai, e não peques mais”. Certamente aquela mulher mudou de vida e seguiu Jesus, pois Ele salvou a sua vida. A misericórdia para com o pecador é o melhor remédio para o seu pecado.

Outra pecadora foi perdoada por Jesus. Narra o evangelista são Lucas (7,37-48) que um fariseu convidou Jesus para comer com ele. Jesus entrou na casa dele e pôs-se à mesa. Uma mulher pecadora da cidade, quando soube que estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro cheio de perfume; e, estando a seus pés, por detrás dele, começou a chorar. Pouco depois suas lágrimas banhavam os pés do Senhor e ela os enxugava com os cabelos, beijava-os e os ungia com o perfume. Ao presenciar isto, o fariseu, que o tinha convidado, dizia consigo mesmo: “Se este homem fosse profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que o toca, pois é pecadora”.

Prof. Felipe Aquino

Nesta quinta-feira, novos padres foram ordenados na Arquidiocese de Natal


Os sete novos padres da Arquidiocese de Natal já sabem onde irão exercer o sacerdócio. Na cerimônia de ordenação presbiteral realizada nesta quinta-feira (17), na Catedral Metropolitana de Natal, o arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha divulgou as funções dos neo-sacerdotes. “É uma benção muito grande ordenar novos padres. Uma alegria para todos nós poder dispor, pela graça de Deus e para o ministério do nosso senhor Jesus Cristo, de sete novos sacerdotes”, disse o arcebispo metropolitano, que foi ordenado padre em 1975, aos 28 anos.
Os novos padres são: Antônio Roberto Gomes de Lima, Francisco de Assis da Silva, Hugo Marcelo Marcelino Galvão, Rodrigo Fernandes de Souza Paiva, Marcondes Eduardo Alexandre, Gilmar Pereira Victor da Silva e Robson Paulo de Oliveira Silva.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Divulgada programação da festa dos Mártires no RN

Foi divulgada a programação para a celebração da Festa dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu 2015, no Monumento dos Mártires, no distrito de Uruaçu, situado na cidade de São Gonçalo do Amarante. 

A abertura acontece neste domingo (20), com uma motoromaria, saindo do Santuário dos Mártires, no bairro Nazaré, em Natal, com destino ao Monumento, onde, às 10h30, haverá celebração de missa. Nos demais dias, de 24 de setembro a 02 de outubro, haverá celebração de novena, sempre às 19h30, no Monumento dos Mártires.  

Já no dia 03 de outubro, data em que a Igreja arquidiocesana lembra a memória dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, diversas atividades serão realizadas, durante todo o dia.  Às 14h haverá show com a cantora Fátima Santos. 

Às 16h quem se apresenta é a cantora nacional Joana. Encerrando os festejos, às 18h haverá concelebração, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha. Este ano, a festa tem como tema “Com os nossos Mártires proclamamos a alegria do Evangelho”.

Natal: Catedral promove concurso literário

A Paróquia da Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, em Natal está promovendo um concurso literário, com o tema “Padroeira de Natal – Nossa Senhora da Apresentação”, tendo em vista os festejos em honra da padroeira da Arquidiocese, que será celebrada no período de 11 a 21 de novembro.     

O certame é voltado para alunos dos colégios católicos de Natal, além do setor arquidiocesano de juventude. As categorias para concorrer são: redação, poesia e literatura de cordel. Os interessados em participar podem se inscrever somente em uma das categorias, com apenas um texto. 

As inscrições podem ser efetuadas até o dia 14 de outubro. 

Os participantes devem entregar o texto, em envelope lacrado, na Paróquia da Catedral, situada na avenida Floriano Peixoto, 674 – Tirol, Natal/RN – CEP: 59020-500. Veja o regulamento completo no endereço: www.arquidiocesedenatal.org.br/concursoliterario. Os vencedores receberão um prêmio no valor de R$ 1.000 reais por categoria.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Noviciado Intercongregacional do Amor Divino

A Congregação Filhas do Amor Divino tem agora o Noviciado Intercongregacional na Slováquia.

As Noviças da Inglaterra estão lá participando do Estágio Formativo do 2º Ano de Noviciado junto com outras Noviças da Província da Slováquia. 







Duas jovens que entraram no Postulantado da Inglaterra sábado passado (12 de setembro - 2015).




segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Alunos do ENSV no Encontro de Líderes

Neste final de semana, os líderes do Educandário Nossa Senhora das Vitórias de Assu/RN, participaram do 8° Congresso de Líderes das Escolas Proneves, na cidade de Patos/PB. Juntos, eles celebram a alegria de ser patrimônio Proneves.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Peregrinação prepara fiéis para festa da Padroeira da Arquidiocese

A Arquidiocese de Natal começa a se preparar para a festa da padroeira, Nossa Senhora da Apresentação, que será celebrada no período de 11 a 21 de novembro. Neste ano, a festa terá como tema: “Mãe da Apresentação: ensina-nos a cuidar da casa comum”.

Como forma de preparar os fiéis para a festa, será realizada uma peregrinação com imagens da Santa. Setenta e três capelinhas visitarão residências dos fiéis das Paróquias  de Nossa Senhora da Apresentação, na Cidade Alta, e da Catedral.

A peregrinação iniciará dia 21 próximo, às 16 horas, com a recitação do terço e celebração eucarística, na Pedra do Rosário, às margens do Rio Potengi. A celebração será presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha. A peregrinação prosseguirá até o dia 11 de novembro, quando acontecerá a abertura dos festejos.

Karateca do Neves é destaque em campeonato nacional

A aluna Dalva Dalva Sdhèverlie de Macedo Lima, de 14 anos, representou o Rio Grande do Norte e conquistou o 1ª lugar, na categoria 14-15 anos, no II Campeonato Nacional de Karatê-Dô Tradicional, que aconteceu no período de 4 a 6 de setembro, em Salvador (BA).  Com o resultado, a jovem foi convidada a compor, mais uma vez, a Seleção Brasileira, no Pan-Americano de Karatê-Dô Tradicional, que será realizado no Brasil, em Natal (RN), no mês de novembro.

Arquidiocese de Natal vai ganhar sete novos padres

O clero da Arquidiocese de Natal ganhará sete novos membros, no próximo dia 17. Neste dia, às 17 horas, na Catedral Metropolitana de Natal, pela imposição das mãos e oração consecratória do Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, sete diáconos serão ordenados presbíteros: Antônio Roberto Gomes de Lima, Francisco de Assis da Silva, Hugo Marcelo Marcelino Galvão, Rodrigo Fernandes de Souza Paiva, Marcondes Eduardo Alexandre, Gilmar Pereira Victor da Silva e Robson Paulo de Oliveira Silva.

Primeiras Missas
Os neo-sacerdotes presidirão a primeira missa nos seguintes dias e locais: Pe. Antônio Roberto, dia 18 de setembro, às 19h30, na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, em Parnamirim; Pe. Francisco de Assis, dia 19, às 17h30, na Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz; Pe. Hugo Galvão, dia 20, às 8h30, na Capela do Carmelo de Nossa Senhora do Sorriso e Santa Teresinha, em Emaús; Pe. Rodrigo Paiva, dia 21, às 19h30, na Igreja Matriz de São Sebastião, no Alecrim, Natal; Pe. Marcondes Alexandre, dia 23, às 19h, na Igreja Matriz de São José, em São José de Campestre; dia Pe. Gilmar Victor, dia 24, às 19h, na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes e São José, em Senador Elói de Souza; e Pe. Robson Paulo, no dia 26 de setembro, às 17h30, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha, em Monte Alegre.

Uma questão de vocação

Nadja Lira – Jornalista • Pedagoga • Graduanda em Filosofia pela Fahs.

Uma segunda-feira com ares de domingo – Foi esta a sensação com a qual acordei na manhã desta segunda-feira, dia 02 de fevereiro de 2015, enquanto me preparava para assistir a uma celebração na Província de Nossa Senhora das Neves, atendendo ao gentil convite de Irmã Aurélia Sotero Angelo, minha querida professora no Curso de Filosofia. A celebração, na qual ela atuou como cerimonialista, tinha o objetivo de comemorar a Festa da Apresentação do Senhor – ocasião de grande importância para a vida dos católicos, porque relembra o dia em que Jesus foi apresentado ao Templo, por Maria e José, respeitando a uma tradição daqueles tempos.

A celebração, que também é conhecida como Festa da Purificação de Nossa Senhora, ainda teve o fito de comemorar os anos de dedicação à Vida Religiosa de algumas freiras da Congregação Filhas do Amor Divino. Assim, o evento comemorou Jubileu de Prata, Jubileu de Ouro, Jubileu de Diamante e a Comunidade Católica ainda pode assistir à Primeira Profissão e Renovação de Votos de algumas freiras. A cerimônia foi celebrada pelo Bispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, que também fez aniversário por 40 anos de vida religiosa e pelos Arcebispos Eméritos, Dom Heitor de Araújo Sales e Dom Matias Patrício de Macêdo, contando com a presença de diversos padres, entre os quais, Valquimar Nogueira do Nascimento, diretor da Fahs.

A cerimônia iniciou-se com a entrada dos celebrantes, ocasião em que a atenção de todos é voltada para a indumentária usada pelo Bispo, composta por uma casula bege, a mitra – simbolizando o poder espiritual e o báculo, espécie de cajado, com o qual o pastor diocesano conduz suas ovelhas. Em seguida entram as freiras, cada uma trazendo uma vela acesa, indicando que seus corações buscam de forma incessante, Aquele que é a Luz do Mundo. A vela acesa é um símbolo forte na cerimônia: exprime a fé e o ardor da nossa alma e atesta a adoração que os fiéis prestam a Deus.

Duas religiosas, em particular, foram responsáveis pela comoção que tomou conta de todos os presentes: Irmã Daniely Sandra de Lima e Irmã Joana Darque Vieira Dias, que confessaram sua fé cristã de forma solene e pública. O choro das Irmãs, quase as impedia de falar e a emoção se espalhou pelo recinto tomando conta de todos, de forma que poucos conseguiram segurar as lágrimas diante da beleza daquele momento. Eu, pelo menos, não consegui segurar as minhas, que correram pelo meu rosto sem medo, culpa ou vergonha.

Outro momento que considerei especial durante a celebração foi quando o Bispo entregou às Irmãs, a Constituição, o anel com o símbolo da Congregação e as regras de Santo Agostinho – espécie de estatuto criado por Agostinho de Hipona, no Século V e que dá algumas indicações de como o indivíduo deve se conduzir na vida comunitária. Segundo estas normas, as pessoas escolhidas para a vida religiosa, fazem os votos de pobreza, castidade e obediência. Também devem ter atenção especial à repartição do trabalho, desapego às coisas mundanas, respeitar o silêncio, a oração e viver em fraternidade, entre outros princípios.

Depois da solenidade, partimos para Emaús, onde se localiza o Convento e onde nos aguardava um almoço deliciosamente preparado para a ocasião. Percebi com surpresa, que as freiras, em sua maioria, incluindo a minha querida professora, usavam véu preto e indaguei o motivo. Ela então explicou: “o véu preto é usado para as ocasiões festivas e especiais como a de hoje”. “O véu branco, que uso cotidianamente, é o símbolo da obediência”. Observei ainda que algumas delas não usavam véu. Ao que ela de forma jocosa, respondeu: “estas são as rebeldes”.

O dia para mim foi realmente diferente e especial. Mas, duas coisas em particular chamaram a minha atenção: a primeira delas diz respeito à alegria das freiras. Elas sorriem o tempo todo e o sorriso irradia por todo o corpo e aquela alegria acaba contagiando aos que estão ao seu redor.Os olhos das freiras brilham de maneira forte; intensa e elas parecem ser muito felizes, levando-nos a comprovar que para ser feliz não é necessário muita coisa. A outra coisa é o carinho e o cuidado dispensado às freiras idosas, para as quais uma ala do Convento é destinada. Uma freira chega à velhice desfrutando de respeito; com dignidade e recebendo muito carinho.

Estar protegida pelos muros do Convento de Emaús é estar em um mundo diferente, onde reinam a paz, a tranquilidade e o silêncio; é saber que embora esteja separada da sua família, ganhou-se outra família unida no amor, na fé e na caridade, sabendo que qualquer que seja a dificuldade a ser enfrentada, a pessoa não estará só. Nem mesmo no mais assustador momento da vida: a velhice. Viver entre aqueles muros é uma questão de ser escolhida. É uma questão de vocação. (NL 03/02/2015)








quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Nulidade do matrimônio: o Bispo torna-se o "único juiz"

O processo de dissolução para a nulidade do sacramento do matrimônio não será mais fácil, mas sim, mais rápido. O bispo diocesano será o Supremo Juiz de tais processos judiciais, permanecendo a possibilidade de recorrer à Rota Romana, reforçando assim a ligação entre as Igrejas particulares e a Sé de Pedro. Os procedimentos judiciais serão, finalmente, gratuitos para os cônjuges recorrentes, permanecendo a remuneração equitativa dos operadores dos tribunais.
Estes são alguns dos princípios codificados na Carta Apostólica Mitis Iudex Dominus Iesus, publicada esta manhã em forma de motu proprio pelo Papa Francisco sobre a reforma do processo canônico para as causas da declaração de nulidade do matrimônio, no Código de Direito Canônico.
Ao longo dos séculos, a Igreja Católica "tem compreendido e explicado em mais detalhes a doutrina da indissolubilidade do vínculo sagrado do matrimônio, elaborou o sistema das nulidades do consentimento matrimonial e disciplinou mais adequadamente o processo judicial nessa matéria, de forma que a disciplina eclesiástica fosse sempre mais coerente com a verdade de fé professada”, escreve o Papa na premissa do motu proprio.
Tendo no coração a "salvação das almas", o Santo Padre, em seguida, "decidiu trabalhar no processo de reforma dos processos de nulidade do matrimônio” e, para este fim, constituiu “um grupo de pessoas eminentes pela doutrina jurídica, a prudência pastoral e a experiência forense que, sob a orientação do Excelentíssimo Decano da Rota Romana, fizessem a proposta de um projeto de reforma, deixando firme sempre o princípio da indissolubilidade do vínculo matrimonial".
O que alimentou este “esforço reformador”, continua o Papa, é “o grandíssimo número de fieis que, embora desejando seguir a própria consciência, muitas vezes são afastados das estruturas jurídicas da Igreja por causa da distância física ou moral; a caridade, porém, e a misericórdia exigem que a própria Igreja, como mãe, torne-se próxima dos filhos que se consideram separados”.
Também em resposta aos impulsos vindos da maioria dos bispos reunidos no sínodo extraordinário para a família de outubro de 2014, que pediam “processos mais rápidos e acessíveis”, o Pontífice redigiu o motu proprio com disposições que não favorecerão a “nulidade dos matrimônios”, mas sim a “celeridade dos processos”, para que, “por causa da demora dos julgamentos, o coração dos fieis que aguardam uma clarificação do próprio estado não seja longamente oprimido pelas trevas por causa da dúvida”.
O motu proprio, então, como destaca o próprio Bergoglio, coloca-se na linha dos seus antecessores, estabelecendo que “as causas de nulidade do matrimônio sejam tratadas por via judicial e não administrativa, não porque seja exigido pela natureza da coisa, mas porque o exige a necessidade de guardar no máximo grau a verdade do sagrado vínculo: e isso – destaca o Papa – é exatamente garantido pelo poder judiciário”.
Entre os principais critérios que animam a reforma dos processos de nulidade matrimonial, o Santo Padre destaca:
A sentença única de nulidade, no lugar do critério da "dupla decisão", para que "seja suficiente a certeza moral alcançada pelo primeiro juiz em conformidade com o direito".
A transferência da responsabilidade das causas nas mãos do Bispo, constituído como “único juiz”, que “no exercício pastoral do próprio poder judicial deverá garantir que não se caia em nenhum laxismo”.
Justamente porque não é indiferente ao Papa “como um juízo abreviado possa colocar em risco a indissolubilidade do matrimônio”, ele mesmo quis que “em tal processo seja constituído juiz o próprio Bispo, que por força do seu cargo pastoral está com Pedro, a maior garantia da unidade católica na fé e na disciplina”.
Por seu lado, as Conferências Episcopais deverão respeitar "absolutamente o direito dos bispos para organizar o poder judicial na sua Igreja particular". Permanecendo “a justa e digna retribuição dos trabalhadores dos tribunais”, o motu proprio estabelece que “seja garantida a gratuidade dos procedimentos para que a Igreja, em uma matéria tão estreitamente ligada à salvação das almas, manifeste o amor gratuito de Cristo, pelo qual todos foram salvos”.
A reforma prevê ainda que "permaneça o recurso ao Tribunal Ordinária da Sé Apostólica, que é a Rota Romana, em razão de um antiguíssimo princípio jurídico, para que seja fortalecido o vínculo entre a Sé de Pedro e as Igrejas particulares, tendo, no entanto cuidado, na disciplina de tal recurso, para conter qualquer abuso do direito, para que a salvação das almas não sofra danos”.

Fonte: ZENIT

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Encontro dos Associados Amor Divino realizado recentemente, na Casa Provincial, em Emaús/RN






CNBB promove 8º Encontro Nacional de Jornalistas

Jornalistas que atuam em dioceses, regionais, pastorais e organismos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reunirão, de 11 a 13 de setembro, na sede de Cáritas, em Brasília (DF). Eles participarão do 8º Encontro de Jornalistas, organizado pela CNBB.

Na abertura, na sexta-feira, 11, haverá uma partilha de experiências, por regionais. No sábado, pela manhã, será ministrada uma palestra sobre ‘Os desafios da assessoria de imprensa no atual quadro de comunicação’, ministrada pelo jornalista da Rede Globo, Heraldo Pereira. Ainda, no dia 12, serão ministradas mais duas palestras e duas oficinas. 
A programação, no dia 13, inicia às 8h, com missa, presidida pelo secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner. Depois, acontecerá uma mesa redonda, com o tema: “A Comunicação como transformação humana e social”, que terá como expositores Joadir Foresti, doutor em Comunicação e coordenador do curso de Comunicação da Universidade Católica de Brasília, e Irmã Núbia Maria da Silva, jornalista e mestre em Comunicação Social. A jornalista Cacilda Medeiros, do Setor de Comunicação da Arquidiocese de Natal, participará do encontro.

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Sob homenagens, Irmã Carmen é sepultada em Currais Novos

O corpo da irmã Carmen Silva foi velado na capela do Educandário Jesus Menino, onde ela viveu por 44 anos, até ir para a Vila Maria em Emaús, em 2013.

A missa de corpo presente foi na Matriz de Sant’Ana, presidida pelo padre Welson Rodrigues, capelão do EJM e concelebrada pelo pároco, Erivan Primo.

Padre Welson destacou a participação de Ir. Carmen, junto ao Ministros da Eucaristia e a Equipe do Batismo.

A Superiora Provincial das Filhas do Amor Divino, Irmã Ana Carla e a diretora do Jesus Menino, Irmã Helena falaram aos presentes

Também falaram, familiares de Ir.Carmen e alunos do EJM

Após a encomendação do corpo, o cortejo seguiu até o cemitério de Sant’Ana, no centro de Currais Novos, onde Ir. Carmen foi sepultada.














terça-feira, 1 de setembro de 2015

EJM é o Campeão Geral do JERNS

O Educandário Jesus Menino em Currais Novos/RN sagrou-se Campeão, entre as escolas que participaram dos JERNS 2015.




Veja mais:  https://www.facebook.com/groups/ejm.educacaoinfantil/770422086400213/?notif_t=group_activity