segunda-feira, 30 de maio de 2016

Pastoral da Saúde celebra Jubileu no Santuário dos Mártires

Dezenas de pessoas participaram da celebração do Jubileu dos idosos, enfermos, portadores de necessidades especiais e cuidadores, na manhã deste domingo, 29 de maio, no Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, em Natal. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha; concelebrada pelo assistente espiritual da Pastoral da Saúde, Padre Francisco Lima e por outros sacerdotes.
Segundo o Padre Francisco Jubileu foi dividido em várias etapas. “Foram seis meses de preparação. Numa primeira etapa, foram realizadas visitas aos enfermos, nas comunidades do Igapó e do Bom Pastor, em nossa capital. Hoje, temos esta celebração, no Santuário. Depois, vamos receber a visita da imagem de Nossa Senhora Aparecida, nos hospitais. E, também, teremos um encontro com candidatos a vereador, de Natal, pra saber que propostas eles têm para a saúde”, explica o Padre Francisco Lima.
No final da celebração,  no Santuário dos Mártires, foi prestada uma homenagem à senhora Teresinha Josefa de Souza, conhecida por Tetê, pelos mais de 40 anos que ela ficou à frente da Pastoral da Saúde, na Arquidiocese de Natal.

.

Francisco começou a semana examinando a reforma das comunicações do Vaticano

O Papa Francisco começou a sua semana reunindo-se, hoje pela manhã, com os chefes de dicastérios da Cúria para tratar sobre a reforma da comunicação do Vaticano. 
O encontro começou com a apresentação da reforma das comunicações, feita pelo responsável deste setor, o Prefeito da Secretaria das Comunicações, Mons. Dario Viganò. Depois da ilustração, “como habitualmente, os presentes deram o seu parecer e intervieram sobre o tema”. “O conteúdo dos pronunciamentos permanece reservado”, acrescentou disse o Padre Lombardi, dizendo que “é normal que um dos passos realizados pelo Papa no caminho da reforma da Cúria seja consultar, além do Conselho de Cardeais (o chamado C9), também os chefes de dicastério, sobre os vários aspectos considerados”.
Fonte:ZENIT

sexta-feira, 27 de maio de 2016

PALAVRAS DA SUPERIORA PROVINCIAL POR OCASIÃO DA ABERTURA DOS JOGOS DAS ESCOLAS DA PROVÍNCIA NOSSA SENHORA DAS NEVES


Reverenda Diretora do Educandário Nossa Senhora das Vitórias, Ir. Maricélia Almeida de Farias.
Estimadas Irmãs da Comunidade Religiosa anfitriã.
Reverendas Diretoras das ESCOLAS PRONEVES,
Srs. Professores e Servidores da Instituição,
Alunos e ex-alunos,

Autoridades aqui presentes (ou representadas).

Com o coração jubiloso me dirijo a vocês para desejar-lhes as Boas Vindas a Assú, também cognominada “Terra dos poetas”. Solo abençoado onde o carisma das Filhas do Amor Divino foi semeado há 89 anos e se transformou como em uma árvore frondosa que se chama Educandário Nossa Senhora das Vitórias que hoje, com toda a sua equipe, acolhe nossas Irmãs, professores e alunos com amor e carinho.
O esporte é considerado um fenômeno sócio–cultural de múltiplas manifestações. Dentro do ambiente educativo, precisamente na realização dos jogos escolares, as várias modalidades desportivas visam contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania.
Neste momento importante dos Jogos das ESCOLAS PRONEVES o meu desejo maior é de que possam reinar entre todos os participantes nas mais variadas modalidades de esportes os valores da solidariedade, lealdade e respeito. Pois o motivo maior que mobiliza todos e os faz presentes aqui e agora, participando das diversas manifestações desportivas converge para a sua integração e a sua unidade, em razão de pertencermos a essa grande família da PRONEVES.
Em nome de toda a Província Nossa Senhora das Neves, expresso a minha profunda gratidão a quantos se fazem presentes, sem exceção, por terem vindo participar desse momento educativo.
Meu agradecimento se faz extensivo, notadamente, à direção do Educandário Nossa Senhora das Vitórias, na pessoa da Irmã Maricélia Almeida de Farias, pelo empenho na organização de todas as fases desse evento tão significativo para a Província e no acolhimento de todos os que nos deram a alegria de sua presença.

Muito obrigada!


Parnamirim, 26 de maio de 2016.



Irmã Ana Carla de Melo Silva, FDC
Superiora Provincial





Jogos da PRONEVES acontecem em Assu/RN

Nesta quinta-feira 26/05 , atletas de escolas da Congregação das Filhas do Amor Divino , das instituições Colégio Nossa Senhora das Neves Natal/RN , Educandário Santa Terezinha Caicó , Educandário Jesus Menino Currais Novos , Educandário Nossa Senhora dos Navegantes Areia Branca , Colégio Cristo Rey Patos P/B , Colégio Cristo Redentor Palmeiras dos Indios. 




Veja mais. Acesse http://www.dederamalho.com.br/jogos-da-provincia/ 

terça-feira, 24 de maio de 2016

Anunciado o tema do IX Encontro Mundial das Famílias

O Presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Vicenzo Paglia, anunciou o tema do IX Encontro Mundial das Famílias, dessa vez em Dublin, Irlanda, do 22 ao 26 de agosto de 2018, “O Evangelho da família, alegria para o mundo”.
Dom Paglia disse que a “Carta Magna” de todo o encontro será a Exortação Apostólica Amoris Laetitia.
“Amoris in Laetitia requer não uma simples atualização da pastoral familiar, mas bem mais do que isto: um novo modo de viver a Igreja”, disse em coletiva de imprensa o prelado.
O Arcebispo de Dublin, Diarmuid Martin, defendeu por sua vez, que o evento deve ser  “mundial a nível de preparação”, pois às vezes vemos “críticas a eventos que parecem mundiais, mas a preparação é local”.
Os organizadores do encontro anteciparam que gostariam de envolver na preparação também os movimentos voltados à espiritualidade das famílias, que normalmente vivem fora das paróquias e por isto, quem sabe, participam em massa do evento, mas não no percursos de preparação.
Fonte:ZENIT

ALUNA NEVES CARREGARÁ TOCHA OLÍMPICA EM NATAL

A Tocha Olímpica será recebida em Natal no dia 4 de junho. Na capital potiguar a chama será carregada por vários atletas, uma delas será a estudante Beatriz Matos. Aluna do Colégio Nossa Senhora das Neves, Beatriz tem 14 anos e treina nado sincronizado desde os 7 anos de idade.
A estudante sempre foi interessada por esportes, mas o caminho até a tocha foi longo. Beatriz encaminhou um vídeo para o Comitê Olímpico, onde aparecia apresentando sua série de nado sincronizado. O vídeo foi selecionado e a jovem participou de um sorteio, quando conquistou em definitivo o espaço no revezamento da chama.
No momento, a atleta segue feliz pela conquista. "Estou muito feliz. Fico contando os dias para que a tocha chegue. Acredito que será um momento muito emocionante e marcante na minha vida", afirmou.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Meditação
Por Maria de Lourdes Farias

Meu pensamento é um caminheiro errante; ora malcomportado, ora companheiro, ora exigente... mas hoje ele me levou para visitar algumas lembranças, alguns outros pensamentos e personagens.
Eu quis, por um instante, fazer uma meditação e deparei-me comigo mesma. Como é difícil e complicado um encontro comigo mesma! Mas me enfrentei, “de arma em punho”, colocando nas prateleiras da minha existência, exemplos tão valiosos de pessoas cujos caminhos cruzaram com os meus e outros tantos e tantos que ainda na terra me valem de modelo para que, visíveis, sirvam de colírio sagrado que me faça enxergar o que ainda não consigo ver ou sentir. Iniciei então a arrumação:
A primeira visita foi a você, meu pai, José Adonias, de quem revi os seus seis intermináveis últimos anos de vida. Passo a passo caminhei por este período, pelos caminhos do sítio Panasco e por TUDO que ali vivemos; também caminhei pelos seus dias e noites não menos intermináveis, naquele silêncio dorido, à luz de uma lamparina a gás; andei pelas observações de adolescente que silenciosamente calavam em minha alma ao seu respeito nesse período, quando eu NADA compreendia nem tinha notícia de sofrimento, de felicidade, de vida, de amor, pois o meu mundo era limitado aos meus sentimentos natos de menina-moça que apenas conseguia enxergar mais longe que algumas outras da minha idade; fui pelo quadro físico, emocional, psicológico e econômico do pequeno espaço que nos acolhia naquele casarão gostoso de se viver que me deixou tanta saudade e, não encontrei o menor detalhe que me fizesse lembrar sequer um gesto seu que significasse uma comunicação qualquer da sua dor...
A segunda visita foi a você, minha mãe, Rita Farias, e aí sim, eu já conhecia TUDO o que seria necessário para compreender e sentir a sua dolorosa trajetória que lhe fez anjo na infância, valente e destemida na adolescência e maturidade, mártir na velhice; e numa viagem que me fez rever seus dias, noites e madrugadas dos seus últimos15 anos que somaram uma eternidade, também não encontrei o mínimo sinal que fosse de uma comunicação sua de um sofrimento tão devastador; ao contrário, encontrei frases heroicas como “Deus seja louvado!”, “estou muito bem” e vi também silêncios, quietude, serenidade, belos e emocionantes sorrisos e gestos de santidade...
Mais um encontro foi com você, meu tio Alfeu, o frei Boaventura, que na sua profunda humildade e sabedoria me fez sentir o valor e a importância da união perfeita com Deus, empanando com a sua vida de total doação, um sofrimento que poucos ou ninguém na terra tomou conhecimento, o que culminou com sua entrega total, seu tempo aqui conosco, com a escolha solitária e sem testemunha do momento de seu encontro definitivo com Deus no céu.
Cheguei a você, meu mano Juvenal, no instante em que eu, com apenas quatro anos de idade, não podia compreender o que acontecia, mas lhe vi e revi aquele instante que gravou na alma de cada um de nós uma lembrança de um momento inexplicável e doloroso (...).
Visitei você, Y. F. P, de quem conheci a experiência cruel de uma vida tumultuada pela dor (...).
E por este caminho encontrei você, M. J. Pessoa, com quem tive a oportunidade de conhecer um lado não menos doloroso da existência humana (...).
Veio ao meu encontro você, meu grande exemplo de sabedoria e espiritualidade, Ir. Zélia, e revi aquele largo sorriso encantador, puro e cheio de acolhimento com quem, ainda na minha juventude, aprendi valores profundos e ensinamentos que carrego zelosamente pela vida (...).
Encontrei você, V. N. de Souza, com e de quem conheci a grandiosidade de uma alma, aquela que o sofrimento e a dor não lhe conseguiram tirar a serenidade (...).
Você não poderia faltar neste trajeto, D. F. Pereira, que me deu várias oportunidades de conhecer e sentir em ação o amor e também os mais variados aspectos do sofrimento (...).
Procurei também você, M. N. S. que apesar de certas circunstâncias, me fez conhecer como age um ser humano justo, humilde, grandioso, valente e destemido em todos os sentidos da vida (...).
(...)
Sorteei estes exemplos para minha introspecção, no entanto, há muitos e muitos outros que deixaram marcas indeléveis de fortaleza, sabedoria, fé, humildade, amor, grandeza, justiça etc. bem como um sem número dos que neste espaço terrestre são exemplos, os mais diversos e ricos e, não tenho a pretensão de me comparar a nenhum, pois nada me falta, nada me causa sofrimento. A vida me acolheu e me recebeu sempre em festa e só tenho o que agradecer, o que comemorar.
Viver é uma arte e o palco da vida é permanentemente pronto para atuarmos em grande estilo... e não são poucos os artistas da vida.

Ser feliz e fazer os outros felizes é antes de tudo uma obrigação porque quando somos felizes contagiamos todos os que estão ao nosso redor, sedentos do apoio, atenções, amor e acolhimento que somos capazes de dar e doar. Olhar para dentro de nós mesmos é sempre salutar porque nos obriga a faxinar a nossa alma que em várias ocasiões sofre a tentação de reclamar ou sofrer ou fazer os outros sofrerem sem nenhuma razão.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

O Papa denuncia o tráfico mais ‘civilizado’ do ‘Eu pago você, mas sem direito a férias e assistência médica, tudo clandestino. Porém, eu me torno rico!’


A liturgia de hoje trata de uma forte advertência aos ricos que acumulam dinheiro explorando as pessoas. Esse foi o tema da Homilia do Papa Francisco na missa na capela da Casa Santa Marta.
“As riquezas em si mesmas são boas – explicou o Pontífice, mas são “relativas, não uma coisa absoluta.” De fato, erra quem segue a chamada “teologia da prosperidade”, segundo a qual “Deus mostra que você é justo se lhe dá tantas riquezas”. O problema é não apegar o coração às riquezas, porque – recordou o Papa – “não se pode servir Deus e as riquezas”.
As riquezas podem se tornar “correntes” que tiram “a liberdade de seguir Jesus”. São Tiago diz: “Vede: o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos, que vós deixastes de pagar, está gritando, e o clamor dos trabalhadores chegou aos ouvidos do Senhor todo-poderoso”:
“Quando as riquezas são feitas explorando as pessoas, aqueles ricos que exploram: explorando o trabalho dos outros e aquela pobre gente se torna escrava. Mas pensemos hoje, aqui: em todo o mundo isso acontece. ‘Quero trabalhar’ – ‘Ok: será feito um contrato. De setembro a junho’. Sem possibilidade de aposentadoria, sem assistência médica… Em junho o contrato é suspenso, e em julho e agosto deve-se alimentar de ar. E em setembro se recomeça. Quem faz isso são verdadeiras sanguessugas e vivem do sangue que jorra das pessoas transformadas em escravos do trabalho”.
Fonte:ZENIT

Jogos da PRONEVES serão de 26 a 29 deste mês

A 17ª edição dos Jogos Escolares da Província Nossa Senhora das Neves. A competição acontece entre todas as escolas da rede PRONEVES. Neste ano cerca de 70 alunos já estão inscritos no evento. Os jogos serão realizados na cidade de Assu (RN), entre os dias 26 e 29 de maio. 
A competição está sendo organizada pelo Colégio Nossa Senhora das Vitórias, em Assú/RN, um dos nove integrantes da Província, que receberá os atletas para competir nas modalidades de Atletismo, Futsal, Vôlei feminino, Xadrez, Judô e Natação. Os alunos serão acompanhados pelos professores do Serviço de Educação Física (SEF).
Todos os anos, as instituições Educandário Jesus Menino, de Currais Novos (RN), Educandário Nossa Senhora das Vitórias, de Assú (RN), Educandário Santa Terezinha, de Caicó (RN), Centro Educacional Cristo Redentor, de Palmeira dos Índios (AL) e outros, participam das competições junto ao Neves, realizando uma socialização entre os atletas e professores da Província e promovendo momentos de incentivo à prática esportiva.

terça-feira, 17 de maio de 2016

Papa Francisco: “Todos nós somos tentados a destruir o outro para subir mais”

Na homilia de hoje, na capela da casa Santa Marta, o Papa Francisco refletiu sobre a liturgia que traz os apóstolos discutindo sobre quem deles era o maior.
“No caminho que Jesus nos indica, o serviço é a regra. O maior é aquele que serve mais, quem está mais a serviço dos outros, e não aquele que se vangloria, que busca o poder, o dinheiro… a vaidade, o orgulho… Não, esses não são os maiores. E o que aconteceu aqui com os apóstolos, inclusive com a mãe de João e Tiago, é uma história que acontece todos os dias na Igreja, em toda comunidade. ‘Mas entre nós, quem é o maior? Quem comanda?’ As ambições. Em toda comunidade – nas paróquias ou nas instituições – sempre existe esta vontade de galgar, de ter poder.”
“A vaidade, o poder… Como e quando tenho esta vontade mundana de estar com o poder, não de servir, mas de ser servido, não se poupam os meios para conquistá-lo: as fofocas, sujar os outros… A inveja e os ciúmes fazem este caminho e destroem. E isso nós o sabemos, todos. Isso acontece hoje em toda instituição da Igreja: paróquias, colégios, outras instituições, também nos episcopados…todos. A vontade do espírito do mundo, que é espírito de riqueza, vaidade e orgulho”.
Fonte: ZENIT

Setor Juventude Arquidiocesano promove Ilumina Fé

Jovens vão se reunir na noite do próximo sábado, dia 21, na Catedral Metropolitana de Natal. É o Ilumina Fé, uma noite de vigília e oração, que vai ter início às 22 horas, do dia 21, e segue até às 5 horas da manhã do domingo, 22, organizado pelo Setor Juventude da Arquidiocese de Natal. Mais de 100 voluntários, entre jovens e casais, estão envolvidos na organização do evento.
A primeira edição do Ilumina Fé aconteceu em janeiro de 2013 e, inicialmente, foi elaborada como uma preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que naquele ano aconteceu no Rio de Janeiro.

Padre Manzotti fará momento de espiritualidade em Macaíba

O Padre Reginaldo Manzotti estará em Macaíba, no espaço Terreiro da Vila, dia 22 de junho, às 20 horas, para lançar o livro “Encontros”, o terceiro da triologia “Sinais do Sagrado”. Na ocasião, também será lançado o 2º Evangelizar é Preciso Natal, marcado para o dia 13 de agosto.
Para ter acesso à apresentação, no dia 22, é necessário adquirir o livro, para a modalidade ‘pista’. Para a ‘área vip’, o acesso se dará através da compra do DVD e do CD. 
Todos os produtos já podem ser adquiridos na Rádio Rural de Natal, situada na Rua Açu, 355, no bairro do Tirol, ao lado da Catedral Metropolitana. Mais informações pelo telefone 3201-1690.



sábado, 14 de maio de 2016

Francisco disse que o antigo papel das diaconisas ainda hoje não é muito claro, e se disse disponível a criar uma Comissão para estudar a questão


Em audiência às religiosas da União das Superioras Maiores (UISG), na Sala Paulo VI, hoje, o Papa Francisco tratou questões delicadas como o diaconato às mulheres e mais clareza sobre os motivos pelos quais as consagradas não podem proferir a homilia durante a Missa.

No longo diálogo improvisado, o Papa convidou todas as consagradas a evitar os riscos do “feminismo” e da “servidão” na Igreja, ao invés do “serviço”.

O Papa recordou que o antigo papel das diaconisas ainda hoje não é muito claro, e se disse disponível a criar uma Comissão para estudar a questão.


As religiosas também perguntaram ao Papa sobre a possibilidade de proferir a homilia durante a Missa. O Papa distinguiu entre a pregação durante uma Liturgia da Palavra – que pode ser feita sem dificuldade por uma mulher, consagrada ou leiga – da Liturgia eucarística, na qual a homilia é ligada à presidência da celebração, que é própria do sacerdote.

Fonte:ZENIT

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Maria no nascimento de Jesus


O nascimento de Jesus foi todo cheio de dificuldades: a viagem longa de José e Maria grávida, a falta de uma casa para a criança nascer, a gruta fria de Belém, uma situação de dificuldade e de pobreza que já revela como era o reino messiânico: um reino sem honras nem poderes terrenos, que pertence Àquele que depois disse: “O Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”(Lc 9,58).

São Lucas narra o nascimento de Jesus de maneira simples: “Maria deu à luz e teve o seu filho primogênito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura…” (Lc 2,7). A ação da Virgem é o reflexo da sua plena disponibilidade em fazer a vontade de Deus, já manifestada na Anunciação com o seu “faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38).

Maria viveu a experiência do parto na pobreza: não pode dar ao Filho de Deus nem sequer aquilo que as mães costumam oferecer a um recém-nascido; mas teve de colocá-lo “numa manjedoura”, um “berço’ improvisado para o “Filho do Altíssimo”. O evangelista diz que “não havia para eles lugar na hospedaria” (Lc 2,7). Isso nos faz lembrar as palavras de São João: “Ele veio para os que eram seus, mas não O receberam”(Jo 1,11), e mostra as recusas e ofensas que Jesus sofrerá na sua vida terrena.

Na verdade é uma rejeição não só ao Filho, mas também à Mãe, e mostra que Maria já está unida ao destino de sofrimento do Filho e participante de sua missão redentora. A espada de Simeão já está presente mesmo antes de ser anunciada por Simeão. Recusado pelos “Seus”, Jesus é, então, acolhido pelos pastores, homens rudes e de má fama, no entanto, escolhidos por Deus para serem os primeiros receptores da “boa nova” do nascimento do Salvador.


Prof. Felipe Aquino

terça-feira, 10 de maio de 2016

Festa das Mães no Educandário Jesus Menino em Currais Novos/RN








Coroa da Padroeira do Brasil terá grão de areia do RN

O dia 5 de junho será ocasião de festa, na Arquidiocese de Natal. Nesta data, às 18 horas, na Catedral Metropolitana, acontecerá uma missa, durante a qual será abençoada uma porção de terra, colhida de alguns lugares significativos do Rio Grande do Norte, e que vai compor uma coroa especial para a imagem de Nossa Senhora Aparecida. 
Celebrações com essa mesma finalidade estão acontecendo em todas as capitais brasileiras. Em Natal, a missa será presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha; concelebrada pelo bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos, e pelo bispo de Mossoró, Dom Mariano Manzana; por padres da Arquidiocese e pelo Padre Evaldo César, missionário redentorista, de Aparecida (SP). A celebração será transmitida pela TV Aparecida.
A confecção da coroa para a imagem de Nossa Senhora, que ficará no Santuário Nacional de Aparecida (SP), se dá por ocasião do tricentenário da aparição da imagem, em 2017. A coroa será composta com grãos de terra de todos os estados brasileiros.

Homenagem as mães do Educandário Nossa Senhora das Vitórias em Assu/RN








sábado, 7 de maio de 2016

A consagração de São João Paulo II a Maria


Falar da consagração, ou escravidão de amor, a Jesus por Maria, espiritualidade mariana do Papa São João Paulo II, torna-se ainda mais significativo nestes dias, há pouco mais de dois anos de sua canonização, que aconteceu em 27 de Abril de 2014. Esta foi a devoção a Virgem Maria que elevou o polonês Karol Wojtyla à tão alto grau de santidade que os fiéis o queriam proclamar santo logo depois da sua morte, dizendo: “santo súbito”.


Karol Wojtyła nasceu no dia 18 de Maio de 1920, em Wadowice, na Polônia. Em Outubro de 1942, entrou no seminário de Cracóvia clandestinamente, por causa da invasão comunista em seu país, e a 1º de Novembro de 1946, foi ordenado sacerdote. Em 4 de Julho de 1958, o Papa Pio XII nomeou-o Bispo auxiliar de Cracóvia. 

Tendo em vista sua espiritualidade marcadamente mariana, Karol escolheu como lema episcopal a conhecida expressão Totus tuus, de São Luís Maria Grignion de Montfort, grande apóstolo da Virgem Maria. A ordenação episcopal de Wojtyla foi em 28 de Setembro do mesmo ano. No dia 13 de Janeiro de 1964, foi eleito Arcebispo de Cracóvia. Em 26 de Junho de 1967, foi criado Cardeal por Paulo VI. Na tarde de 16 de Outubro de 1978, depois de oito escrutínios, foi eleito Papa. 

Papa Francisco: “Que te sucedeu, Europa humanista, paladina dos direitos humanos, da democracia e da liberdade?”


Discurso do Papa Francisco no recebimento do prêmio Carlos Magno,  pronunciado nesta sexta-feira, 6 de maio de 2016, na Sala Régia:

lustres Senhoras e Senhores!

Dou-vos as minhas cordiais boas-vindas e agradeço a vossa presença. Sinto-me particularmente agradecido aos senhores Marcel Philipp, Jürgen Linden, Martin Schulz, Jean-Claude Juncker e Donald Tusk pelas suas amáveis palavras. Desejo reiterar a minha intenção de dedicar à Europa este prestigioso Prémio com que sou honrado: com efeito não estamos a comemorar qualquer gesto, mas queremos aproveitar o ensejo para, juntos, almejarmos um novo e corajoso impulso a este amado Continente.


A criatividade, o engenho, a capacidade de se levantar e sair dos seus limites pertencem à alma da Europa. No século passado, ela deu testemunho à humanidade de que era possível um novo começo: depois de anos de trágicos confrontos, culminados na guerra mais terrível de que se tem memória, surgiu – com a graça de Deus – uma novidade sem precedentes na história. 

As cinzas dos escombros não puderam extinguir a esperança e a busca do outro que ardiam no coração dos Pais fundadores do projeto europeu. Estes lançaram os alicerces dum baluarte de paz, dum edifício construído por Estados que se uniram, não por imposição, mas por livre escolha do bem comum, renunciando para sempre a guerrear-se. Finalmente, depois de tantas divisões, a Europa reencontrou-se a si mesma e começou a edificar a sua casa.

Fonte:ZENIT

terça-feira, 3 de maio de 2016

Infância Missionária do EJM

A Infância Missionária do Educandário Jesus Menino,  de Currais Novos, sob  a coordenação da Irmã Paulina. Participam crianças de 7 anos à 14 anos, As reuniões acontecem aos sábados, às 15h.




Fundação Paz na Terra lança revista A Ordem

Após 80 anos como jornal impresso, “A Ordem” se transforma em revista. O lançamento acontece na próxima quinta-feira, 5, às 10 horas, no salão de eventos, do Centro Pastoral Pio X (subsolo da Catedral).
O jornal A Ordem, da Arquidiocese de Natal, foi fundado no ano de 1935, numa época em que a Igreja Católica, no Rio Grande do Norte, se preocupava com os problemas sociais, consequências da pós Primeira Guerra Mundial; com o fortalecimento do catolicismo e com a moral. Nesses 80 anos, o impresso teve três fases. 
A primeira foi de 1935 a 1953. A segunda fase, de 1960 a 1967, sob a orientação de Dom Eugênio Sales, circulou numa época de efervescência do ‘Movimento de Natal’, cuja essência era as ações sociais, promovidas pela Igreja.  A terceira fase iniciou em 1999 e foi concluída em abril deste ano, num formato tablóide, 12 páginas, semanal, com circulação entre as paróquias.