terça-feira, 21 de setembro de 2010

Formação com Ir. Socorro Dantas, FDC

TENDE OS MESMOS SENTIMENTOS DE CRISTO – (Fi 2:5-7)

Ir. Maria do Socorro M. Dantas - FDC

Adaptação do texto de Frei Elias Vella, OFM in:

http://www.sermão.com.br/

Jesus teve medo quando os judeus tentavam achá-LO: MEDO! Ele é Deus, mas é perfeitamente homem. No evangelho Ele fala na frente de todo mundo: "Tenho medo desta hora" (Marcos 14,35; João 12,27). O medo era tão grande a ponto de faze-Lo suar sangue.

No Getsêmani, a humanidade de Jesus prova a SOLIDÃO! E provavelmente o horto das Oliveiras revela, no grão maior, a figura humana, a humanidade de Jesus quando após, ter orado ao Pai, procura Pedro. Ele pára a oração ao Pai para procurar Pedro! O que Pedro poderia dar-lhe? Mas Ele tinha necessidade daquele apoio. E Jesus reclama: "Então não pudeste vigiar uma hora comigo..." (Mateus 26.40).

Jesus Cristo tinha os mesmos sentimentos e desejos humanos, inclusive o de conservar a sua vida, mas Seu amor ao Pai por nós era tão grande que Sua obediência O levou a entregá-la e por isso ficou sujeito à morte. Submeteu-se à dor e à angústia que provém da morte; Sentiu a separação, tristeza e a saudade que o pecado produz, mas tudo isso para redimir o meu medo, a minha solidão, a minha tristeza, os meus sensos de culpa, a minha raiva, tudo que ainda é "uma ferida" no meu coração

A solidão e o medo são com certeza alguns dos sentimentos e dos estados de ânimos mais normais e mais comuns, nos dias atuais de frenesi. Estado de ânimo que todos experimentam pela pressa, por que não têm tempo, porque desconhecem, porque são diferentes. De fato, o que mais se escuta é "Não tenho tempo!" “Não o conheço”. “Não tenho ninguém para me comunicar, para me abrir”, alguém em quem posso confiar. “O bispo não tem tempo para mim”! “Os superiores não têm tempo para mim e as irmãs/os todas/os entretida/os nos seus afazeres, não têm tempo”. Também no interior da família, muitas vezes, os pais não têm tempo para escutar os filhos e por isso não os conhecem. E assim, todos sofrem de solidão e de medo. Isso é uma realidade!

O ato de redimir de Jesus não foi somente à Cruz, mas, toda a Sua vida foi redimível. De fato quando Jesus sente medo, ou quando sente solidão, etc., todos estes sentimentos humanos vividos por Ele são momentos que redimem. Portanto, Jesus, através do seu medo, está me salvando hoje. O que eu necessito fazer é re-conectar, conectar o meu medo com o medo de Jesus; a minha solidão, a minha dor..., com a Dele e me perguntar sempre: De onde vem este sentimento? Em que momento eu comecei a senti-lo? O que ele faz comigo nas dimensões fisiológica, psicológica e espiritual? O que eu faço com ele?

Não devo ter medo de olhar a humanidade de Jesus, pois, é através desta humanidade que recebo a cura de Jesus, que é Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário