domingo, 25 de dezembro de 2011

Maria, a Mãe Admirável do Amor


Contemplar os Mistérios da Alegria
na imagem da Mãe três vezes Admirável





 Introdução como de costume.
Para as três Ave Marias (Impulsos à Oração, Santíssima Virgem Maria, bendigo-vos, p. 61, 1ª).


1° Mistério da alegriaPalavra de Deus: Lc 1,26-38
Meditação: Contemplemos a imagem da Mãe três vezes Admirá­vel. Olhemos as três estrelas que nos lembram a Santíssima Trin­dade – a estrela do ombro esquerdo está atrás do Menino – Ele é a “Luz do mundo” (Jo 8,12). De fato, na Anunciação, o Arcanjo Gabriel fala quanto ao relacionamento de Maria com as três Pessoas da Santís­sima Trindade: O Pai eterno, “que habita uma Luz inacessível” (1Tim 6,16), ama esta sua filha com amor de predileção e a plenifica com sua graça. O Espírito Santo, Luz Divina, vem sobre ela e a potên­cia do Altíssimo a envolve com a sua sobra. O Filho, vem encarnar-se no seu seio imaculado. Pode­mos confiar-nos a “Maria, nossa Mãe, Mestra e Protetora no Amor”, para sermos também morada para Deus Uno e Trino.
Rezemos: (Impulsos à Oração, Oração à Mãe três vezes Admirá­vel, p. 66, 2ª). Dezena do Rosário.

2° Mistério da alegriaPalavra de Deus: Lc 1,39-56
Meditação: Contemplemos as mãos de Maria. As mãos daquela que disse: “Eu sou a serva do Senhor”. O seu primeiro serviço é aquele de tornar-se instrumento do infinito Amor de Deus para a humanidade: trazer-nos Jesus. Maria sente-se impelida por seu Filho. Vai às pressas para servir Isabel. – Em nossa imagem as mãos de Maria estão cruzadas. Na cruz, de fato, Jesus prestou o maior serviço à humanidade. Maria se une a Ele no servir à nossa redenção. Observemos a pequena toalha em sua mão, sinal do seu servir a Jesus e a todos os filhos de Deus. Maria serve sempre e sem tardar, enfrentando qualquer perigo, como o fez na longa via­gem através do deserto para servir Isabel.
Rezemos: (Impulsos à oração, Santa Virgem Maria, p. 65). De­zena do Rosário.

3° Mistério da alegriaPalavra de Deus: Lc 2,1-20
Meditação: Contemplemos Jesus nos braços de Maria, Sua e nossa Mãe Admirável. Jesus, “o Amor Divino encarnado”. O Filho di­leto do Pai! O Filho a quem somos chamadas a configurar-nos para tornar-nos verdadeiras Filhas do Amor Divino, para encar­narmos, também nós, o Amor de Deus, tornando-o visível ao mundo. Contemplemos Jesus, que com sua pequena mão direita nos abençoa e nos indica com os seus dedos unidos em três e em dois (como aqueles da mão direita de sua Mãe) os grandes misté­rios da nossa fé: o mistério da Santíssima Trindade e o mistério da natureza divina e humana na pessoa de Jesus. Além disso, pode­mos intuir que Jesus nos mostra a sua Mãe, como nossa Mãe. E, se queremos, Jesus nos faz ver que junto com Ele tem lugar para to­dos(as) nós no outro braço de Maria, Sua e nossa Admirável Mãe.
Rezemos: Impulsos à Oração, Mulher eterna, p. 66, 1ª). Dezena do Rosário.

4. Mistério da alegriaPalavra de Deus: Lc 2,22-40
Meditação: Contemplemos a face da Mãe três vezes Admirável. Deixemo-nos olhar: olhos nos olhos. Quanto nos faz bem o olhar puríssimo daquela que é toda pertença a Deus! É um olhar silen­cioso que nos convida a entrar nesta mesma intimidade de Deus. Convida-nos a acompanhá-la na subida a Jerusalém, ao templo do Senhor. Sim, toda a nossa vida é este estar a caminho para a Casa do Pai. Entrar no seu Santuário – a Congregação – é antecipar aquela meta final. – Também para Maria foi assim. Na apresenta­ção de Jesus ao templo, ela oferece o seu Filho e se faz oferta com Jesus ao Pai. Esta consagração é confirmada pelo Espírito Santo que fala por boca do ancião profeta. Por isso não há resgate por esta vítima voluntária – único sacrifício agradável ao Pai – pela nossa redenção. E Maria, a oferente, se une à oferta do Filho, consagrada para sempre com Ele.
Rezemos: (Impulsos à Oração, Olhai com ternura, p. 62). Dezena do Rosário.

5° Mistério da alegriaPalavra de Deus: Lc 2,41-52
Meditação: Contemplemos Jesus com o livro em suas mãos – a Palavra. É Ele a plenitude da Palavra de Deus: o Verbo feito carne! Jesus é o nosso verdadeiro Mestre. Somente a Ele devemos ouvir, prestar toda atenção. Jesus, o Mestre, nos fala de muitas maneiras. Antes de tudo, ele nos fala no seu Evangelho. A Sua palavra é transmitida a nós pelos seus apóstolos e seus sucessores. Jesus nos fala mediante a sua Igreja, a Congregação: as nossas Constituições, as nossas Superioras, a nossa consciência, na inti­midade dos nossos corações… Pode acontecer que “perdemos” Jesus (como aconteceu a Maria e a José). Mas se acontece a nós, talvez seja porque escutamos outros mestres, falsos mestres… Então recorramos a Maria, ela nos ensina como procurar e onde encontrar Jesus.
Rezemos: (Impulsos à Oração, Jesus, nosso amabilíssimo Reden­tor, p. 63). Dezena do Rosário.
Ladainha Lauretana: (Impulsos à Oração, p. 67). Salve Rainha. 
__________
(Meditações: Irmã Maria Therezia Hetzel FDC)


Nenhum comentário:

Postar um comentário