segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A verdadeira decoração do natal


“Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei dominar por coisa alguma.” (I Cor 6, 12)
O Natal se aproxima e o clima de festa vai desde as ruas da cidade até nossas casas. É tempo de deixar o ambiente diferente, decorado, iluminado, propício para a chegada de Jesus. Junto com este clima alegre e familiar cresce também o consumismo, a preocupação com o exterior, com os presentes, com a decoração da casa, etc.
Falando de decoração e da preparação de nossas casas para este tempo tão importante, vale aqui uma dica e uma atenção redobrada no que realmente estamos levando para decorar as nossas casas.
Tome cuidado, pois nem todo objeto criado pela indústria lucrativa do natal é verdadeiramente cristão. Hoje, estamos vendo uma verdadeira mistura de objetos natalinos que, na verdade, não tem nada de cristão, como por exemplo: duendes, fadas, anjos cabalísticos, e até mesmo o papai noel no lugar de Jesus.
Aqui vão algumas dicas e significados de objetos e símbolos que nos ajudam a viver melhor este clima do Natal.
- Dê preferência e destaque ao presépio, ele é bíblico e nos ajuda a viver o verdadeiro clima do Natal que é o nascimento de Jesus
- O pinheiro de natal aponta para o céu e é sinal de esperança, nos lembra que Jesus é a árvore, nós somos os ramos, e que todos fazemos parte do corpo de Cristo.
- Os Sinos são objeto que simbolizam o despertar de um novo tempo, o Verbo que se fez carne a armou a sua tenda no meio dos homens.
- As bolas coloridas geralmente colocadas nos pinheirosde natal representam os dons e os frutos que recebemos de Deus por estarmos ligados à verdadeira videira que é Cristo.
- A estrela representa a estrela que nos céus guiou os magos até a presença de Jesus em Belém
- Velas e luzes: a luz, seja ela representada na vela ou nos mais modernos pisca-piscas, tem um único significado, Jesus é a Luz que vindo ao mundo ilumina todo homem.
- Guirlanda de natal: foi primeiramente inspirada na Coroa do Advento ( coroa de ramos verdes com 4 velas, cada uma representando um domingo do advento). Aos poucos as pessoas começaram a levar também este símbolo para as suas casas e colocá-la nas portas, para mostrarem que estavam vivendo este tempo de advento, de espera.
- Cores do natal são o verde e o vermelho. O verde representa a esperança que nos traz o Menino Jesus, pois o Messias está entre nós. O vermelho representa o grande amor com que nos amou o Pai, enviando o seu próprio Filho para nos salvar.
- Os presentes ao pé da árvore: o gesto da troca de presentes também é um síbolo cristão, pois da árvore que representa o próprio Cristo é que vem todos os presentes de nossas vidas, sobretudo o grande presente que é Ele mesmo.
- A Ceia de Natal: As festas judaicas eram marcadas por uma ceia. Quando acontecia uma ceia para os Judeus significava um acontecimento importante e que merecia ser festejado. Esta tradição também foi passada para nós cristãos, tanto que fazemos a ceia Pascal e a ceia do Natal, as duas maiores festas do nosso calendário litúrgico. Mas sabemos que para nós a ceia tem um significado especial, pois trata-se da doação do próprio Cristo por nós, se fazendo ele mesmo o alimento que nos salva. Vale lembrar que a mais importante ceia de nossas vidas e a que não pode faltar de forma alguma é a Ceia Eucarística, pois esta não é um símbolo e sim um memorial, é Jesus que se dá a nós de forma substâncial.
- Arranjos secos: existem também os arranjos secos que nos fazem refletir se neste tempo de Natal estamos de fato ligados a esta árvore da vida que é Jesus, pois todo ramo que não estiver na árvore ficará seco e no fim será lançado fora.
Estes são os mais comuns símbolos cristãos.
O papai noel não é ruim, mas não exagere, pois a cultura pagã e consumista já o colocou no lugar de Jesus (seria legal dar uma boa catequese para as crianças sobre quem foi o verdadeiro papai noel – São Nicolau)
Outros símbolos como neve, boneco de neve, chaminés, bota de natal, meias, gorros, etc, são símbolos de países onde o natal acontece num rigoroso inverno e que acabaram, por causa deste clima, se universalizando. Não há nada de mal em incluí-los na sua decoração, mas como cristão a sua preferência deve ser para símbolos que anunciem a chegada de Cristo.
Fica aqui uma dica: aproveite e faça do Natal – além do clima de oração e festa – um clima de catequese e evangelização de sua família.
Boas festas e um Santo Natal para você e sua família

Nenhum comentário:

Postar um comentário