quinta-feira, 25 de junho de 2020

Retorno às celebrações com presença dos fiéis exige atitudes contra a infecção do novo coronavírus

O retorno às celebrações com presença dos fiéis exige atitudes e posturas contra a infeção pelo novo coronavírus. É o que diz o documento enviado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aos bispos com “orientações Litúrgico-Pastorais para o retorno às atividades presenciais”. O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, padre Leonardo Pinheiro, gravou um vídeo explicando essas orientações e ressaltando os cuidados que devem ser tomados antes, durante e depois das celebrações diante nesse contexto de pandemia.
Após quase três meses de atividades suspensas, algumas arquidioceses e dioceses no Brasil retomam, aos poucos, as celebrações com a presença dos fiéis. A rotina de abertura das igrejas foi possível depois que governos municipais e estaduais publicaram decretos autorizando a realização das missas com o povo.
Mas esse retorno “requer um bom planejamento, muita coragem e esperança, pois a Igreja também tem a grave responsabilidade de prevenir o contágio da COVID-19, em sintonia com as autoridades sanitárias”, diz o documento da CNBB. A Comissão para a Liturgia ressalta que, na medida em que for retomada a participação comunitária nas celebrações, segundo as orientações dos Bispos diocesanos, “será necessário garantir atitudes e posturas contra a infeção”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário