Butler em recuo estratégico
Pe. José Eduardo de Oliveira e Silva
“Escrevi essas notas por ocasião da leitura do artigo de Judith Butler
na Folha de São Paulo em 20 de novembro de 2017, numa breve meditação
filosófica. O texto é maior que as postagens habituais, mas penso que valha a
pena sua leitura atenta e reflexão”
I. RECUO ESTRATÉGICO - Professora do departamento de retórica e literatura comparada da
Universidade da Califórnia, em Berkeley, e diretora do Consórcio Internacional
de Teoria Crítica, não é de se admirar que Judith Butler remodele seu
discurso para torná-lo mais palatável ao ouvido sensível dos brasileiros,
sobretudo após a onda de protestos causados por sua última vinda ao Brasil.
“Um passo em frente, dois para trás”. Este é o título do livro que
Vladimir Lênin publicou em 1904, e que, de certo modo, marcou sempre o modus
procedendi de toda a esquerda quando pretende avançar por cima dos
obstáculos.
Quando Fidel Castro assumiu o poder em Cuba em nome da democracia e
contra a ditadura batistiana, em seguida, implantou a sua ditadura. Hugo Chávez
fez a mesma coisa, apresentou um discurso democrático para, na sequência, impor
seu totalitarismo.
Até mesmo o ex-presidente Lula fez isso. Quando tentava se eleger, nos
anos 90, era rechaçado pela população. Então, com o auxílio do marqueteiro Duda
Mendonça, repaginou-se, dando à luz o “Lulinha paz e amor”, que o elevou à
presidência da república em 2002.
Agora, Butler segue a mesma estratégia. Reapresenta a sua teoria em
recortes mais essencialistas e até moralistas,
para fazê-la avançar.
II. A TEORIA DE GÊNERO BUTLERIANA - Apesar de aliviar as tintas em seu texto, qualquer
pessoa que tenha tido um contato com a teoria de gênero sabe que esta
transcende em muito o objetivo de atender os indivíduos que não correspondem às
expectativas relativas ao seu gênero (segundo o artigo de Butler, “ao gênero
atribuído no nascimento”).
Como ela mesma afirma, “meu trabalho consiste em delinear a última etapa
da batalha filosófica contra a vida do impulso, o esforço filosófico de
domesticar o desejo como uma instância de lugar metafísico, a luta por aceitar
o desejo como princípio de deslocamento metafísico e dissonância psíquica e o
esforço orientado por deslocar o desejo com o fim de derrotar a metafísica da
identidade” (Subjects of desire, p. 15).
Obviamente, para ela, como o desejo não se realiza de acordo com um
sujeito que lhe dê suporte, o “eu” seria apenas um discurso. Não haveria um ser
por detrás da performance de gênero. Seriam estas performances, estas ações,
que constituiriam a ficção do sujeito, pois esta ficção seria requerida pelo
discurso que nós herdamos da metafísica da substância, discurso que, segundo
ela, precisamos superar (Problemas de gênero, p. 56).
Masculinidade e feminilidade, portanto, para ela, são ações desligadas
da biologia. Ela afirma, inclusive, que “a ‘presença’ das assim chamadas
convenções heterossexuais nos contextos homossexuais, bem como a proliferação
de discursos especificamente gays da diferença sexual, como no caso de buth (a
lésbica masculinizada) e femme (a lésbica feminilizada) como
identidades históricas de estilo sexual, não pode ser explicada como
representação quimérica de identidades originalmente heterossexuais. E tampouco
elas podem ser compreendidas como a insistência perniciosa de construtos
heterossexistas na sexualidade e na identidade gays. A repetição de construtos
heterossexuais nas culturas sexuais gay e hétero bem pode representar o lugar
inevitável de desnaturalização das categorias de gênero” (Problemas de
gênero, p. 66).
Ademais, em diálogo com Witting, ela afirma que “a tarefa das mulheres é
assumir a posição do sujeito falante autorizado e derrubar tanto a categoria de
sexo como o sistema da heterossexualidade compulsória que está em sua origem.
Para ela, a linguagem é o conjunto de atos, repetidos ao longo do tempo, que
produzem efeitos de realidade que acabam sendo percebidos como ‘fatos’.
Considerada coletivamente, a prática repetida de nomear a diferença sexual
criou essa aparência de divisão natural. A ‘nomeação’ do sexo é um ato de
dominação e coerção, um ato performativo, institucionalizado que
cria e legisla a realidade social pela exigência de uma construção
discursiva/perceptiva dos corpos, segundo os princípios da diferença sexual” (Problemas
de gênero, p. 200).
Diante disso, soa completamente retórica e maquiada a seguinte pergunta
de Butler em seu artigo da Folha: “O livro (Problemas de gênero)
negou a existência de uma diferença natural entre os sexos? De maneira alguma,
embora destaque a existência de paradigmas científicos divergentes para
determinar as diferenças entre os sexos e observe que alguns corpos possuem
atributos mistos que dificultam sua classificação”.
Então, Butler admite que existe a possibilidade de uma classificação
objetiva, baseada na diferença biológica dos corpos? Obviamente, trata-se,
aqui, de uma ginástica retórica para desorientar os menos informados em sua
teoria.
III. IDEOLOGIA? SIM - Segundo Butler, “em geral, uma ideologia é entendida como um ponto de
vista que é tanto ilusório quanto dogmático, algo que ‘tomou conta’ do
pensamento das pessoas de uma maneira acrítica. Meu ponto de vista, entretanto,
é crítico, pois questiona o tipo de premissa que as pessoas adotam como certas
em seu cotidiano” (artigo para a Folha).
O conceito de gênero é crítico apenas no sentido da “teoria crítica”,
quer dizer, enquanto instrumento para criticar a realidade inteira, como ela
mesma reconhece neste seu texto.
Contudo, como de praxe na teoria crítica, deve-se criticar tudo, menos a
metodologia crítica ou seus instrumentos metodológicos críticos como, no caso,
o conceito de gênero.
Ela mesma afirma que “se a noção estável de gênero dá mostras de não
mais servir como premissa básica da política feminista, talvez um novo tipo de
política feminista seja agora desejável para contestar as próprias reificações
do gênero e da identidade – isto é, uma política feminista que tome a
construção variável da identidade como um PRÉ-REQUISITO METODOLÓGICO E
NORMATIVO, senão como um OBJETIVO POLÍTICO” (Problemas de gênero, p.
25).
Em outras palavras, a noção de gênero como identidade variável deve ser
uma PREMISSA, aliás, a qual ela não procura demonstrar, antes, apenas apresenta
de modo dogmático. A práxis da militância de gênero, ademais, sempre foi a de
fazer com que a teoria de gênero “tomasse de conta” da sociedade inteira sem
que ninguém se desse conta disso, portanto, de modo acrítico.
Aliás, por que fazem tanta questão de ensinar gênero para as
criancinhas? Será que não é justamente porque as mesmas não têm suficientemente
desenvolvida a sua capacidade crítica?
Portanto, segundo as próprias determinações de Butler, a sua teoria de
gênero cabe muito bem nos limites daquilo que ela entende por uma ideologia.
Não, quem criou a ideologia de gênero não foi Joseph Ratzinger nem muito
menos Jorge Scala. O “pai” da “criança” é a Judith Butler, mesmo!
IV. ESSENCIALISMO E A FALÁCIA DA ARQUEOLOGIA FOUCAULTIANA - Segundo Butler, “a noção de paródia
de gênero aqui definida não presume a existência de um original que essas
identidades parodísticas imitem (ela está falando da própria identidade de
gênero…) Esse deslocamento perpétuo constitui uma fluidez de identidades que
sugere uma abertura à ressignificação e à recontextualização; a proliferação
parodística priva a cultura hegemônica e seus críticos da reinvindicação de
identidades de gênero naturalizadas ou essencializadas” (Problemas de gênero,
p. 238).
Servindo-se da metodologia própria da teoria crítica, Butler cria uma
caricatura discursiva e começa a desconstruí-la, como se estivesse
desconstruindo a realidade. Na verdade, ela está tão absorvida por seu próprio
discurso que crê firmemente nele, substituindo a realidade por ele.
Deste modo, atribui a homem e mulher, termos que aparecem para ela
sempre entre aspas, status de identidade essencialista,
naturalista, sexista, binária, heterossexista, heteronormativa, fálica,
reificada etc.
Para comprovar a ficção da identidade, ela analisa os discursos sobre o
masculino e o feminino como se os mesmos fossem o homem e a mulher em si.
Aqui, ela é epistemologicamente dependente da metodologia de Foucault, o
qual, partindo do pressuposto que a verdade não existe, passa a rastrear a
história das “verdades” para demonstrar que as mesmas são apenas a projeção de
um determinado poder regulador. Isto é aquilo que ele chama de arqueologia
do saber.
Ora, se quiséssemos, por exemplo, fazer a arqueologia da ideia de “lei
da gravidade”, obteríamos uma infinidade de discursos contraditórios e
facilmente chegaríamos à conclusão de que a “teoria da gravidade não existe, é
apenas um discurso de poder”. No entanto, se você se jogar da janela, de
qualquer modo, com ou sem Foucault, vai se espatifar do mesmo modo!
Em outras palavras, estamos diante de um jogo de palavras, de um
embaralhamento de discursos, daquilo que a filosofia chama de falácia.
A realidade continua intocada, apenas se dribla o interlocutor com um lance
desconstrucionista. É aquilo que no futebol chama-se de pedalada.
Como é possível que este tipo de artifício possa convencer alguém? Bem…
Como ensinou Aristóteles (tanto nos Analíticos quanto no Peri
hermeneias), não é fácil conhecer a essência das coisas. Precisamos
proceder a um processo abstrativo complexo, que supõe um trabalho mental
consideravelmente sofisticado. A história dos discursos pode ser a história dos
bem ou malsucedidos, e dos males ou bem-intencionados, esforços por alcançar
a quididade, a essência das coisas reais. Por isso, o método
foucaultiano é sofístico e pode enganar.
V. SOFISTAS DE GÊNERO - Butler é adepta da subversão da identidade através de atos corporais
subversivos, típicos do movimento queer, quer dizer, a atuação de
performances revolucionárias que choquem aquilo que ela chama de
heteronormatividade.
Outra autora americana de gênero, Joan Scott, é mais ortodoxa, do ponto
de vista foucaultiano: ela pretende reescrever a história a partir da noção de
gênero (Gender and the politics of history, Nova York, 1999).
Estas são as duas autoras principais. Digamos, as mais representativas
dos estudos de gênero.
Contudo, existem mais de 40 teorias diferentes de gênero, todas em
disputa entre si. São modos diferentes de apresentar a mesma ideia, a saber: o
gênero é um construto desligado da identidade sexual, vale dizer, biológica.
Este também é um expediente da teoria crítica: colocar um grupo imenso
de pessoas para criticar implacavelmente a realidade, metralhando-a em todos os
sentidos possíveis, sem necessariamente preocupar-se em justificar a própria
crítica.
Uma pessoa que quiser encarar toda a aquarela dos estudos de gênero
poderá gastar toda a vida apenas ocupando-se de entender as picuinhas
intelectuais que os diferentes ativistas nutrem dialeticamente entre si.
Decerto ficará perdido nesse labirinto sem saída e, completamente intoxicado de
informações contraditórias, acabará por adotar uma entre elas, trocando a realidade
pelo discurso.
Isso também aconteceu nos tempos de Sócrates (cf. Platão, O
Sofista). Os sofistas eram retóricos pagos pelos políticos da época para
convencerem o povo das ideias destes últimos. Destruíam a base mesma do saber,
negando a existência do ser e da verdade, e submetiam o povo às suas opiniões.
Sócrates os resistiu, pagou o preço de sua vida por isso, mas ao fim e ao cabo,
desapareceram os sofistas e prevaleceu a verdadeira filosofia.
Hoje, os críticos, os desconstrucionistas, os ideólogos de gênero são os
novos sofistas, pagos pelas fundações internacionais para convencerem o povo de
que não existe a verdade, o ser, a essência, e imporem o seu totalitarismo
disfarçado de democracia.
Com efeito, Judith Butler veio ao Brasil financiada pela Fundação Mellon
para falar de democracia em nome do Consórcio Internacional de Teoria Crítica,
fundado no final do ano passado com uma verba doada pela mesma Fundação de 1,5
milhões de dólares (vide o site do próprio Consórcio).
Submetam os ideólogos de gênero à arqueologia de suas ideias e à
genealogia dos poderes que estão por trás deles, rastreiem a rota do dinheiro e
verão que isso nada tem de amor desinteressado à humanidade.
VI. PEDOFILIA - Butler alega que a Igreja está por trás da estigmatização social da sua
teoria de gênero e se defende da acusação de corruptora de crianças acusando a
Igreja Católica de ter perdido a sua autoridade moral por proteger pedófilos em
seu seio.
A generalização precipitada é um tipo de falácia de que
abusam estes ideólogos em sua aversão ao catolicismo. É verdade que alguns
delinquentes se esconderam na Igreja e que houve quem se omitisse em sua
acusação, mas a Igreja os puniu severissimamente e, sobretudo, nunca os
respaldou, justificando doutrinalmente seu desvio de conduta.
Ao contrário, o movimento feminista tem expoentes que defenderam
abertamente o sexo com menores, e este não é um privilégio de Shulamith
Firestone (The dialetic of sex, p. 215). Há quem queira despatologizar a
pedofilia ou transformá-la numa opção sexual respeitável.
Butler apela para a teoria da projeção, sugerindo que os que a acusam de
favorecer a pedofilia estão apenas lançando sobre ela o próprio vexame. Na
verdade, a generalização precipitada é uma falácia em qualquer
direção que se a aplique e o uso deste tipo de sofisma apenas demonstra malícia
ou despreparo filosófico.
VII. FILOSOFIA, VERDADE E DEMOCRACIA - Algumas pessoas que
trabalham com comunicação vieram queixar-se de que os protestos contra a
vinda de Butler ao Brasil apenas projetaram-na ainda mais.
Tenho a impressão de que isto, do ponto de vista filosófico, não é
necessariamente assim. Quero dizer apenas que os ideólogos sempre se
favoreceram do anonimato e da difusão de ideias não conferidas, exatamente como
Butler diz em seu artigo.
Quem coloca a questão nestes termos assume sem percebê-lo a premissa de
que a verdade e o erro são equivalentes. Acontece que a força do erro está na
hegemonia. Por isso, eles necessitam impô-la para todo o mundo. Mas a força da
verdade está nela mesma!
Hoje, a verdade precisa mais de homens com uma verdadeira mente
filosófica que da propaganda, é ela que gera os propagandistas, os
comunicadores, a cultura e tudo o mais. Foi sobre estes cânones que se erigiu a
civilização ocidental e é contra eles que estes bárbaros a estão destruindo.
Uma democracia que se propusesse como alternativa à verdade,
caricaturizando-a como autoritarismo, apenas seria uma ditadura disfarçada, a
imposição de uma hegemonia.
Notem que a própria Butler defende a identidade de suas ideias e
protesta contra falsificações. E com razão. Contudo, ela o faz apenas em
benefício de sua crítica, sem submeter-se a uma autocrítica.
Como afirma Butler em seu artigo na Folha, “liberdade não é – nunca é –
a liberdade de fazer o mal. Se uma ação faz mal a outra pessoa ou a priva de
liberdade, essa ação não pode ser qualificada como livre – ela se torna uma
ação lesiva”.
No caso, a ideologia de gênero não nos quer apenas privar da identidade,
mas também da liberdade e da verdade. De fato, se ninguém é alguém, como pode
ter direitos? (Posted by NLira)
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