sexta-feira, 15 de dezembro de 2017


FILHAS DO AMOR DIVINO CELEBRAM O DIA DAS MÁRTIRES DO DRINA 

O dia 15 de dezembro é uma data especial para a Congregação Filhas do Amor Divino, porque é quando a Congregação relembra o martírio das irmãs Berchmana Leidenix (austríaca); Krizina Bojanc (eslovena); Jula Ivanisevic (croata); Atonija Fabjan (eslovena) e Bernadete Banja (húngara), todas conhecidas como Mártires do Drina - rio da região dos Bálcãs – em cujas margens as freiras deram seu último suspiro. Estas irmãs são as primeiras da Congregação Filhas do Amor Divino a serem beatificadas, faltando apenas a realização de um milagre para que sejam canonizadas.
A convite do arcebispo dom Giuseppe Stadler, as Filhas do Amor Divino chegaram a Saraievo em 1882, acompanhadas da fundadora da congregação, Madre Francisca Lechner.
Em 1911, em Pale, localidade próxima a Sarajevo, abriram um convento, chamado “Casa de Maria”. De início, o objetivo era que o local fosse destinado a recuperação de doentes e repouso para as religiosas que trabalhavam no Instituto São José, em Sarajevo. Entretanto, a Casa de Maria tornou-se famosa pelas obras de caridade exercidas em favor de todos os necessitados que batiam as suas portas. Desse modo, o local ficou conhecido como “o hospital dos pobres”.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os soldados alemães aprisionaram as cinco irmãs e as levaram a Gorazde, após saquear e incendiar o convento. A via sacra destas irmãs, no frio e na neve, sem vestimentas adequadas, submetidas a investigações e interrogatórios, ameaças e ofensas, passou, em primeiro lugar, por Careve Voda (Águas do Imperador) e depois por Sjetlina, onde a irmã Berchmana, com 76 anos de idade, foi morta. 
As Irmãs Jula, Berchmana, Krizina, Antonija e Bernadeta, conhecidas como as Mártires do Drina, verdadeiras missionárias na Bósnia sofrida, serviram a Deus e aos pobres com generosidade e amor desinteressado. Ao derramarem seu sangue, confirmaram a fidelidade a Deus.
As cinco Mártires são extraordinários modelos de fé a Deus e de verdadeiro amor aos necessitados. O ato heroico dessas Filhas do Amor Divino teve o reconhecimento oficial da Igreja. O sangue derramado seja semente de novos cristãos comprometidos e de novas vocações. Que elas intercedam a Deus pelas nossas necessidades. (Posted by NLira)
Fontes: Congregação das Filhas do Amor Divino; santiebeati/it
http://www.diocesedepatospb.org.br/catedral-celebra-memoria-das-martires-filhas-do-amor-divino/

Um comentário:

  1. Belíssima redação e organização do texto, a partir do testemunho de muitos e da redação do Relato intitulado: AS MÁRTIRES DO DRINA.
    Obrigada Nadja! Que Deus lhe abençoe pela sua fidelidade e testemunho no nosso Blog.

    ResponderExcluir