FESTA DA SANTÍSSIMA TRINDADE
O Espírito Santo, cujo advento celebramos no
Pentecostes, veio nos recordar o que Jesus nos ensinou. O dogma fundamental em
torno do qual todo o cristianismo gravita é este da Santíssima Trindade, de
Quem tudo nos vem e a Quem todos os que receberam o sinete do Seu nome devem
regressar. Depois de nos lembrar no decorrer do ano litúrgico o Pai Criador, o
Filho Redentor e o Espírito Santo Santificador e Regenerador das almas, a
Igreja recapitula hoje antes de mais nada, os elementos concernentes ao grande
mistério em que adoramos a Deus uno em Natureza e trino em Pessoas.
Depois de celebrarmos a efusão do Espírito Santo,
dizia S. Roberto no século XII, festejamos logo a seguir, no primeiro Domingo,
a Trindade Santíssima; e é bem-feita esta escolha, porque logo depois da vinda
do Divino Espírito começou a pregação da fé e com a pregação da fé a
administração do Batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
O dogma da Santíssima Trindade aparece
constantemente na liturgia. É em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo que
se começa e acaba a Missa e o Ofício e se conferem os sacramentos. Todos os
salmos fecham pelo Gloria Patri, os hinos pela doxologia, e todas as orações
concluem em termos cheios de devoção e de ternura para com as três Pessoas
Divinas.
O dogma da Santíssima Trindade resplandece ainda
nos nossos templos. Os nossos avós compraziam-se em simbolizá-lo na altura, na
largura e no comprimento admiravelmente proporcionados das igrejas, no coro,
nas naves, no trifório, nas três portas e, muitas vezes, até nas três torres.
Sempre e em toda a parte, no mais pequeno pormenor da ornamentação, o número
três tem lugar de honra, marca um plano refletido, um pensamento de fé na
Santíssima Trindade.
A iconografia cristã também nos traduz, de
diferente maneira, o mesmo pensamento. Até o século XII era vulgar representar
o Pai por uma mão que saía dentre as nuvens do Céu e abençoar. Nos séculos XIII
e XIV, começou a aparecer primeiramente a face e depois todo o busto. A partir
do século XV começou o Pai a ser figurado por um ancião revestido das vestes
pontificais. - Até o século XII a segunda Pessoa da Santíssima Trindade era
figurada, com mais frequência, pela cruz ou pelo cordeiro, e ainda por um
gracioso jovem no jeito do Apolo do paganismo. Do século XI ao XV, é o Cristo
forte, já no vigor da idade, que nos aparece.
A partir do século XVI entra o
costumo de lhe pôr a cruz e de o representar frequentemente pelo cordeiro. - O
Espírito Santo aparecia nos primeiros séculos sob a figura tradicional da
pomba, tocando com as asas abertas na boca do Pai e na do Filho como argumento
de sua precedência. A partir do século XI é na figura dum menino que o
encontramos por vezes. No século XV a terceira Pessoa da Santíssima Trindade,
assume as proporções dum homem feito semelhante ao Pai e ao Filho, somente com
a pomba na mão ou na cabeça, para se distinguir das outras Pessoas. Depois do
século XVI a pomba volta a tomar o lugar exclusivo na representação do Espírito
Santo. A geometria concorreu também para simbólica da Santíssima Trindade. O
trevo teve, por sua vez, lugar de relevo na simbologia tradicional, e
igualmente os três círculos enlaçados com a palavra unidade inscrita no lugar
vazio pela intersecção. Foi ainda representada por uma cabeça com três faces
distintas. Urbano VIII, porém, em 1628 proibiu reproduzir essa perigosa e
ridícula interpretação do grande mistério do cristianismo.
A festa da Santíssima Trindade deve a sua origem ao
fato de as ordenações do Sábado das Quatro Têmporas se celebrarem a tarde e se
prolongarem até de manhã, não tendo o Domingo por este motivo liturgia própria.
Como todos os Domingos são consagrados à Santíssima Trindade, celebra-se no primeiro
depois de Pentecostes a Missa Votiva, composta no século VII em honra desse
mistério. Façamos hoje, conformando-nos ao espírito da Liturgia, profissão de
fé na Santíssima e Eterna Trindade, e na sua indivisível unidade. (D. Gaspar
Lefebvre)
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