quinta-feira, 28 de junho de 2012



Do Tratado contra as heresias, de Santo Irineu, bispo
(Lib. 4,20,5-7:Sch 100, 640-642.644-648)
(Séc.I)
A glória de Deus é o homem vivo;
e a vida do homem é a visão de Deus

O esplendor de Deus dá a vida. Conseqüentemente, os que vêem a Deus recebem a vida.

Por isso, aquele que é inacessível, incompreensível e invisível, torna-se compreensível e
acessível para os homens, a fim de dar a vida aos que o alcançam e vêem. Assim como
viver sem a vida é impossível, sem a participação de Deus não há vida. Participar de
Deus consiste em vê-lo e gozar da sua bondade.
Por conseguinte, os homens hão de ver a Deus para poderem viver. Por esta visão
tornam-se imortais e se elevam até ele. Como já disse, estas coisas foram anunciadas
pelos profetas de modo figurado: que Deus seria visto pelos homens que possuem seu
Espírito e aguardam sem cessar sua vinda. Assim também diz Moisés no Deuteronômio:
Nesse dia veremos que Deus pode falar ao homem, sem que este deixe de viver (cf. Dt
5,24).

Deus, que realiza tudo em todos, é inacessível e inefável, quanto ao seu poder e à sua
grandeza, para os seres por ele criados. Mas não é de modo algum desconhecido, pois
todos sabemos, por meio do seu Verbo, que há um só Deus Pai que contém todas as
coisas e dá existência a todas elas, como está escrito no Evangelho: A Deus, ninguém
jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a
conhecer (Jo 1,18).

Portanto, quem desde o princípio nos dá a conhecer o Pai é o Filho, que desde o
princípio está com o Pai.As visões proféticas, a diversidade de carismas, os ministérios,
a glorificação do Pai, tudo isto, como uma sinfonia bem composta e harmoniosa, ele
manifestou aos homens, no tempo próprio, para seu proveito. Porque onde há
composição, há harmonia; onde há harmonia, tudo acontece no tempo próprio; e quando
tudo acontece no tempo próprio, há proveito.

Por esta razão, o Verbo se tornou o administrador da graça do Pai para proveito dos
homens. Em favor deles, pôs em prática o seu plano: mostrar Deus ao homem e
apresentar o homem a Deus. No entanto, conservou a invisibilidade do Pai: desta forma
o homem não desprezaria a Deus e seria sempre estimulado a progredir. Ao mesmo
tempo, mostrou também, por diversos modos, que Deus é visível aos homens, para não
acontecer que, privado totalmente de Deus, o homem chegasse a perder a própria
existência. Pois a glória de Deus é o homem vivo, e a vida do homem é a visão de Deus.
Com efeito, se a manifestação de Deus, através da criação dá a vida a todos os seres da
terra, muito mais a manifestação do Pai, por meio do Verbo, dá a vida a todos os que
vêem a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário