segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

O apelo à Devoção ao Imaculado Coração de Maria

O amor a Maria nos conduz até Deus

A devoção a Santíssima Virgem, foi trazida a nós, desde o princípio do Cristianismo. Maria, desde logo, esteve associada aos discípulos, com eles fazendo-se comunidade orante no Espírito Santo, recebido sob a forma de Línguas de Fogo, que pousaram sobre as suas cabeças no Cenáculo (cf. At 1,14 e 2,1-4). O seu culto foi ganhando solidez através dos escritos e doutrina marianos, sobretudo dos Padres da Igreja e dos Concílios, nomeadamente, os de Éfeso (ano 431) e Calcedônia (ano 451), com a definição dogmática de “Maria, Mãe de Deus”.
Através dos tempos, a afirmação da fé do Povo de Deus foi sendo apurada e confirmada, quer pelos atributos com que se honrava a Mãe de Deus, quer com as aparições/visões de Nossa Senhora, quer, sobretudo, com a doutrina oficial do Magistério da Igreja. Entretanto, nas aparições de Fátima – Portugal, em 1917, tivemos um momento especial com o apelo à devoção ao Coração Imaculado de Maria, confirmado em Pontevedra – Espanha, em 1925, onde a própria Virgem Maria instituiu a Devoção Reparadora dos Cinco Primeiros Sábados, a qual consiste na reparação ao seu Imaculado Coração.
Vejamos como nas aparições do anjo (em 1916) ele fala explicitamente, aos pastorinhos, sobre o Coração Imaculado de Maria, preparando-os para a profunda experiência que teriam com a Santa Mãe de Deus, que o Pai Celeste lhes havia reservado. Na primeira aparição ele disse aos pastorinhos: “Os Corações de Jesus e Maria estão atentos à voz das vossas súplicas.” (Memórias da Ir. Lúcia, p. 169) Na segunda aparição: “Que fazeis? Orai! Orai muito! Os Corações de Jesus e Maria têm sobre vós desígnios de misericórdia. (Memórias da Ir. Lúcia, p. 170) E na terceira aparição: “Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores. (Memórias da Ir. Lúcia, pp. 170-171)
Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário