quinta-feira, 13 de setembro de 2018

O que leva uma pessoa a chegar ao extremo de cometer suicídio?

Falar de suicídio, muitas vezes, é um tabu. Quais são, no entanto, os fatores e sentimentos que podem levar uma pessoa a cometer esse atentado contra a própria vida? O comportamento suicida surge em decorrência de doenças mentais e psicológicas, por isso é preciso identificar essas mudanças comportamentais desde o início. A família, os amigos ou pessoas próximas podem ajudar nesse processo de diagnóstico.
Segundo o doutor Rodrigo Assumção, psiquiatra, psicanalista, pós-graduado em Hebiatria e formado em Ciências da Religião, a depressão é o maior fator de risco para o suicídio. É preciso combater os fatores que desencadeiam a depressão com a ajuda de profissionais da saúde, além da espiritualidade, que auxilia no tratamento.

Sintomas e tratamentos quando o assunto é suicídio

cancaonova.com: Quais são as principais causas que levam alguém a cometer suicídio?
Dr. Rodrigo Assumção: Hoje, as principais causas de suicídio estão ligadas ao transtorno de humor, que é a depressão, esquizofrenia e bipolaridade, também o uso desenfreado de drogas. Estas têm o poder de mexer com o humor e a personalidade das pessoas, levando-as a um quadro de depressão e remorso.
Hoje, sabe-se, perfeitamente, que existe um gene do suicídio. Durante o Congresso Latino-americano no Chile, foi descoberto esse gene, e afirma-se existir um fator genético envolvido nisso.
O maior fator de suicídio é a depressão, por isso é preciso curar esse mal para diminuir seus indícios. Devemos tratar a depressão para diminuir o quadro suicida, pois temos de ir à raiz do problema e prevenir a doença, para que ela não aconteça, pois, se não tratada, a depressão pode desencadear comportamentos suicidas.

Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário