terça-feira, 2 de outubro de 2018

Divulgado o tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2019

Foi divulgado, no último sábado, 29, o tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2019: “Somos membros uns dos outros (Ef 4,25). Das comunidades às comunidades”. De acordo com nota da Sala de Imprensa da Santa Sé, o tema escolhido pelo Papa Francisco sublinha a importância de restituir à comunicação uma perspectiva ampla, baseada na pessoa, e enfatiza o valor da interação entendida sempre como diálogo e oportunidade de encontro com o outro.
A reflexão proposta para o próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais é sobre o estado atual e sobre a natureza das relações na internet. A ideia é o recomeço a cerca do que é uma comunidade como rede entre as pessoas em sua totalidade.
Segundo a Santa Sé, algumas tendências prevalentes nas redes sociais colocam homens e mulheres diante de uma pergunta fundamental: ‘Até que ponto podemos falar de comunidade verdadeira diante das lógicas que caracterizam algumas comunidades nas redes sociais?’. “A metáfora da rede como comunidade solidária exige a construção de um nós, baseado na escuta do outro, no diálogo e, consequentemente, no uso responsável da linguagem”, afirmou a nota.
Em sua primeira mensagem para este dia, em 2014, o Santo Padre fez um apelo a fim de que a Internet seja um lugar rico em humanidade, não uma teia de fios, mas de pessoas humanas.
A escolha do tema da Mensagem de 2019 confirma a atenção do Papa Francisco para os novos ambientes de comunicação, em particular, para as redes sociais onde o Pontífice está presente em primeira pessoa com a conta @Pontifex no Twitter e o perfil @Franciscus no Instagram.
Via Canção Nova


Nenhum comentário:

Postar um comentário