domingo, 13 de fevereiro de 2011

Francisco - De Humilde a Herói



Seu nome completo: Francisco Vieira de Farias.
Nasceu em Desterro, na Paraíba, "traquino", desde menino, sempre aprontando,  brincava com gatos, pássaros e até urubus, era curioso sobre  tudo.
Cresceu e veio parar no Sudeste onde casou-se com uma capixaba e constituiu uma família mineira. Trabalhou de sol a sol na construção civil, fez a estrutura de várias pontes, tudo isso para proporcionar aos cinco filhos um lugar onde morar. E adquiriu uma chácara, grande, com água, mina de água, onde morou por toda a vida, cheia de árvores, grama, plantas e pássaros como gostava. Aos 65 anos, sempre com muita vontade de aprender treinou no próprio jardim de sua casa, driblando as roseiras, sempre às 5 da manhã, o aprendizado de andar de bicicleta, era um de seus sonhos, e ai ganhou a rua, pedalando como sempre sonhou, passeou muito depois de aprender. Não parava por aí, voltou a estudar e aos 78 anos formou-se, recebeu o diploma de ensino fundamental, o canudo encheu de orgulho sua esposa, filhos e netos , uma faixa homenageando-o foi colocada bem à frente de sua casa, para que todos os amigos ( que são muitos , graças a Deus) e vizinhos pudessem parabenizá-lo por mais esta conquista. Em seguida matriculou-se para o segundo grau, e dizia: "Se Oscar Niemayer chegou aos 102 anos, por que não eu? Quero fazer Engenharia Civil e vou fazer".Gostava de música, seu bom gosto era notado mesmo aos olhos dos jovens quando o ouviam falar de bandas que tiveram sucesso nos anos 70 etc, mostrando seu conhecimento e sensibilidade. Mas gostava também de política e como falava das "falcatruas" de certos políticos, ele não media palavras para demonstrar sua indignação com salários altos de políticos e desrespeito à classe dos professores. Tinha uma grande capacidade de dizer coisas que confortava o coração daqueles que o procuravam na ansiedade. Falava de Deus com louvor e participava de encontros bíblicos, sempre mostrando mensagens lindíssimas a  todos, inclusive nos aniversários de sua esposa.
Mas sua saúde debilitou, teve uma pneumonia, que apesar de sempre negar as doenças, lutou contra esta e achava que estava curado. Mas uma fibrose adquirida  no longo da vida de trabalho o imobilizou, deixando seu pulmão muito preguiçoso, não reagia e em apenas treze dias internado, Deus o levou.
Foi colocado num lugar chamado "Bosque da Esperança", cheio de árvores e pássaros com mensagens em  placas pelo caminho, do jeito que sempre gostou. Uma pequena homenagem, na voz emocionada de uma de suas filhas, demonstrou a gratidão de todos e a honradez de suas atitudes durante sua vida,   "Pai, vai em paz, temos orgulho por ter vivido conosco, sua missão foi cumprida você será sempre um exemplo para todos nós" Vá em paz para os braços do Pai!

Yvana Barcelos de Farias(filha de Francisco)

Observação: Francisco era irmão de Irmã Judith e morava em Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário