quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Hoje cantamos os parabéns para Ir. Eliud Nogueira


Irmã Eliud Nogueira dos Passos nasceu em 15 de janeiro de 1954, na cidade de Mossoró-RN. Filha de Antonio Balbino dos Passos e Esther Nogueira é a mais velha dos três filhos do casal, sendo os

outros dois, homens.  Cresceu num lar cristão, no entanto, sua família não era católica e sim, evangélica, o que também lhe favoreceu ouvir, desde cedo, falar em Deus e assimilar seus ensinamentos.
Aos 3 anos de idade foi para Recife, logo após o falecimento de seu pai. Sempre pediu a sua mãe para estudar no colégio das freiras, próximo a sua casa, por sentir admiração pelas Irmãs. Aos 11 anos, com o apoio de um tio militar, passou a estudar semi-interna no referido colégio, que recebia crianças até à 4ª série e logo adaptou-se aquela rotina, para ela cheia de novidades, aprendendo inclusive as orações, antes desconhecidas. No ano seguinte, aos 12 anos de idade, pediu para ser batizada na Igreja Católica e nenhuma objeção foi feita por sua mãe, que reconhecia a firmeza de sua decisão e a satisfação com que participava de tudo que acontecia na escola.
Aos 14 anos, conheceu as Irmãs Franciscanas Maristellas, de quem recebeu boas influências para seguir a vida religiosa. Lembra, com saudade, o tempo que conviveu com elas e atuou como catequista. Adorava participar das missas, aos sábados, onde se reuniam cerca de 120 a 130 crianças e ela era responsável pelos cantos da liturgia.
Aos 17 anos, a convite da Irmã Rogéria, conheceu a Congregação das Filhas do Amor Divino e fez a experiência de um ano morando no Educandário Jesus Menino, em Currais Novos, para ver de perto a vida e missão das religiosas. Na convivência do dia a dia, sentiu-se atraída pela alegria e o acolhimento das Irmãs. Assim, decidiu responder ao chamado do Senhor, na Congregação das Filhas do Amor Divino.

No dia 2 de fevereiro de 1975, fez a vestição.  No ano seguinte, os primeiros votos perpetuados com fidelidade até os dias de hoje, renovando sua entrega total a Deus, a serviço da igreja e da congregação.
No trabalho de educação, junto aos jovens e às crianças, realiza o sua missão de educadora. É formada em música, pela universidade do Ceará e estudou pedagogia na Universidade de Nova Iguaçu. Está concluindo o curso de pós-graduação pela UNI-RN.  Adora línguas estrangeiras e realizou o sonho de estudar alemão, na Alemanha. 
Durante esses 38 anos atuou como professora de artes e educação da fé, bem como, exerceu o cargo de diretora no Centro Social Cônego Monte, em Natal; no Colégio Cristo Rei, em Patos e no Educandário Santa Teresinha, em Caicó.
No momento, compõe a comunidade do Educandário N.S. dos Navegantes, em Areia Branca, auxiliando a Irmã Maria José, na administração da escola.



Nenhum comentário:

Postar um comentário