quinta-feira, 14 de setembro de 2017



Como um consagrado faz a oração a oração inicial do Terço?



Na verdade, o consagrado a Santíssima Virgem não pode oferecer as suas orações, como disse nosso leitor. Pois, nessa consagração entregamos tudo nas mãos de Nossa Senhora, para que, por ela sejamos inteiramente de Jesus Cristo. 

Na consagração, entregamos tudo, sem nenhuma exceção: nosso corpo com todo os seus sentidos; nossa alma com todo seu potencial; todos os nossos bens materiais presentes e futuros; e todos os nossos bens espirituais, que são os méritos, virtudes e boas obras passadas, presentes e futuras, que são entregues nas mãos de Maria para, através desta entrega total, pertencermos mais perfeitamente a Jesus Cristo. Sendo assim, como consagrados, não podemos oferecer os valores satisfatório e meritório de nossas orações, pois não nos pertencem mais.

Consequentemente, não devemos fazer o tradicional oferecimento do Santo Rosário: Divino Jesus, nós Vos oferecemos este Terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da nossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção… 

É valido trocar as palavras “nós vos oferecemos” por “nós vos pedimos”?

Seria possível trocar as palavras “nós vos oferecemos” por “nós vos pedimos”, se fizermos alguma adaptação. Mas, de qualquer modo, a frase ficaria meio sem sentido. A primeira frase da oração ficaria mais ou menos assim: Divino Jesus, “nós vos pedimos” neste Terço que vamos rezar, contemplando os mistérios da nossa Redenção. 

No entanto, além da objeção acima, esta oração não combinaria muito com a consagração. Pois, nos referimos diretamente a Jesus e não primeiramente a Virgem Maria, como seus fiéis consagrados, para que ela apresente as nossas orações a Jesus.

Há ainda outra questão importante quanto a esta oração de oferecimento. No final, pedimos “a graça de ganharmos as indulgências” do Terço que vamos rezar. Podemos e devemos pedir essas indulgências, mas temos que ter consciência de que não as podemos oferecer por nós mesmos ou pelas almas do purgatório. Pois, como consagrados, as indulgências que lucramos não nos pertencem mais. Estas pertencem a Santíssima Virgem, que saberá aplicá-las para a maior glória de Deus e para a salvação das almas, muito melhor do que nós. 

Não conhecemos uma fórmula especial para o consagrado fazer seus pedidos na oração inicial do Terço. Além disso, devido às objeções acima e também ao caráter impessoal e formal da oração de oferecimento, recomendamos que a oração inicial seja feita espontaneamente, sem uma fórmula fixa. Esta oração pode ser muito simples, mas, ao mesmo tempo, muito fervorosa, confiante na Virgem Maria e em seu Filho Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário