quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Vaticano cunha moedas pelo centenário das aparições de Fátima

O Vaticano vai cunhar moedas de dois euros dedicada aos três pastores videntes da Virgem Maria em Fátima por ocasião do centenário das aparições marianas em Portugal.
O modelo foi feito pela artista Orieta Rossi, baseado em uma famosa fotografia dos três pequenos pastores, Lucía, Jacinta e Francisco, e tendo como fundo a basílica do santuário construída no lugar das aparições de 1917, que é visitada todos os anos por centenas de milhares de peregrinos.
A “Zecca di Roma”, pertencente ao Estado italiano vai cunhar 108 mil moedas. Esta não é a primeira vez que o UFN (Ufficio Filatelico e Numismatico) do Vaticano realizou iniciativas deste tipo. Em junho deste ano, moedas de dois euros foram cunhadas para o aniversário de 1950 do martírio dos santos Pedro e Paulo.
De acordo com dados do UFN, a edição está agendada para o próximo dia 5 de outubro e será feita nas versões FDC e FS ou dedicada a colecionadores.
Cada país da União Europeia tem autoridade para emitir duas edições de moedas comemorativas a cada ano. Eles podem ser cunhados por um único país, ou por vários ao mesmo tempo e devem ter o valor de dois euros.
Em 13 de maio deste ano, por ocasião do centenário das aparições marianas, o Papa Francisco estava no santuário e canonizou os dois pastores: Jacinta e Francisco Marto. A Irmã Lucía, que morreu em 2005, foi proclamada Serva de Deus e o processo de beatificação está em andamento.
Paulo VI, João Paolo II e Benedito XVI visitaram também o santuario.

Nenhum comentário:

Postar um comentário