quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Family Search entrega material digitalizado à Arquidiocese de Natal


O especialista em imagens digitais da Family Search, Jorge Silva, entregou nesta terça-feira (12) ao arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira, os HDs, contendo mais de 1 milhão de imagens digitalizadas de registros de batismo, crisma e casamentos da cúria metropolitana e das paróquias da Arquidiocese de Natal. A parceria com a instituição americana Family Search foi firmada em janeiro de 2017 e garante a digitalização desses arquivos. O projeto tem como objetivo, a preservação das informações contidas nos documentos, permitindo à população em geral, pesquisas relativas à história das famílias.
Segundo Jorge, a digitalização desses registros vai garantir a preservação do material, tendo em vista o desgaste natural dos livros impressos. “Esse material que estamos entregando à Arquidiocese ficará à disposição para consulta da população e vai passar a integrar o arquivo arquidiocesano. Também será possível consultar esses dados no site da Family Search. É uma forma de garantir a longevidade dessas informações. Esse serviço que prestamos é gratuito e torna-se uma ferramenta para a população encontrar e conhecer os seus antepassados”, destaca.
Com o trabalho encerrado na Arquidiocese de Natal, Jorge Silva segue para a Diocese de Caicó e, na sequência, Diocese de Oeiras (PI). “Quero agradecer o apoio e atenção da Arquidiocese, na figura do arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha. Foram mais de dois anos de trabalho e, para nós, foi uma alegria poder trabalhar em conjunto com o arquivo da Arquidiocese, para garantir a preservação desses documentos”, comemora. Outras informações acesse: www.familysearch.org.


Na foto, Dom Jaime, juntamente com Jorge Silva e a Ir. Vilma Lúcia, coordenadora do arquivo arquidiocesano (Foto: Rivaldo Jr.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário