terça-feira, 21 de junho de 2011

BREVE RELATO SOBRE O ENTERRO DE MADRE FIDELIS WENINGER – 03.06.2011

Grottaferrata, 10.06.2010


Bom dia, queridas Irmãs das Comunidades da Província Nossa Senhora das Neves e da Província Nossa Senhora da Anunciação.

Inicio, com a Palavra de Jesus e a de um poeta desconhecido: “Existem muitas moradas na Casa do meu Pai (...) e quando Eu lhes tiver preparado um lugar, voltarei e levarei vocês comigo, para que onde Eu estiver, estejam vocês também” (Jo 2, 2-3). Os bons dias te dão felicidade e os maus te dão experiência! O bom êxito te mantém brilhante, mas somente Deus te mantém caminhando para o Seu abraço e a Sua morada.

Ontem estive fazendo um pouco de ordem no “meu jardim” de flores, porque as ervas daninhas já estavam tomando conta e, então, pensei que seria bom dar uma atenção “especial ao nosso belo jardim humano”, às Irmãs das duas Províncias brasileiras para compartilhar um pouquinho e relatar, sem maiores detalhes, a celebração do enterro de nossa a Madre Fidelis Weninger, a quem consagram um grande amor. Ela, nossa Superiora Geral, durante 18 anos (1965-1983) foi para a eternidade, a fim de ser acolhida na “morada que desde toda a eternidade lhe foi preparada por Deus, Trindade”, no dia 20 de maio de 2011.

No coração de muitíssima gente Madre Fidelis permanece e permanecerá viva, para sempre! Dia 03 de junho, com início ao meio dia, seguiu-se o programa previsto: terço e missa, na capela São José, em Breitenfurt. As Irmãs haviam preparado um livrinho com as orações e cantos, para que todos pudessem acompanhar as cerimônias/celebrações. Cada dezena do terço dos Mistérios Gloriosos foi rezada numa das línguas mais conhecidas na Congregação. A 1ª foi em português (tive a graça de presidi-la) e todas as brasileiras presentes rezaram bem forte, em sintonia e unidade com todas as FDC do/no Brasil. A missa foi presidida pelo vigário geral da Diocese e por mais três sacerdotes, inclusive o mano da Irmã M. Alberta Ibersperger. A homilia teve como ponto de reflexão o versículo bíblico do Evangelho de São João dito por Jesus e por Ele expressa "Ninguém a arrebatará das minhas mãos" (10,28). Na missa, na hora das preces dos fiéis, em nome das duas Províncias brasileiras, fiz a nona prece:
Senhor Jesus Cristo, nós vos agradecemos pela presença apostólico-missionária de Madre Fidelis, durante tantos anos no Nordeste do Brasil, por ela ter sido Serva e Instrumento do Amor Divino, pelas graças, que concedestes, através dela, às duas Províncias Brasileiras. Pedimos-vos, ainda, que Ela ressurja, em Cristo, para uma Vida Nova e interceda junto de Deus por nossa fidelidade a toda a prova e por novas e boas vocações.

Na capela, Irmã Lucyna Mroczek, a nossa Superiora Geral, procedeu a leitura daquela sintética Biografia, com data de 03.06.2011 feita pela Irmã M. Magna Andre, FDC. A mensagem, que a Irmã Zoeli Maria Pletsch enviou, traduzida pela Irmã Nicolina, foi lida por Irmã M. Josefa Rapatz e, enquanto isto, Irmã Nicolina colocou sobre o esquife uma bela rosa vermelha, a pedido da Autora, em nome de todas as Irmãs da Província. Numa pasta especial foram colocadas as mensagens enviadas pelas províncias ausentes, pelas comunidades e Irmãs.

Após a comunhão, a Irmã M. Alberta Iberperger, leu no ambão, a bela e significativa oração da Madre Fidelis composta no seu tempo de juniorista e rezada diariamente por ela, ao longo dos anos, tirada da sua autobiografia e trazida à tona pela comunidade Cristo Rei, da Casa Provincial do Sul do Brasil. Nós a acompanhamos com profunda veneração.

Após a missa seguiu-se rezando e cantando, em procissão, para o cemitério, tendo a frente a cruz, seguida pela atual Superiora Geral, e as duas Superioras Gerais anteriores - Madre M. Bonfilia Brzeska e a Irmã Nicolina Hendges; as quatro conselheiras gerais - Irmã Maria Dulce Adams, Irmã Felicitas Vengliková, Irmã M. Josefa Rapatz (também secretária) e Irmã Bernarda Horvat; sete Superioras Provinciais das seis Províncias (e de uma vice-Província) na Europa; o corpo da falecida; sacerdotes, familiares e conhecidos (a mana da Madre Fidelis, do segundo casamento do pai e mais uma vintena de parentes marcaram presença, o que foi muito bom para eles e para as Irmãs) e todas as demais Irmãs. As Irmãs sabem que Me. Fidelis foi enterrada, em Breitenfurt, na cripta, na parede à direita - quando se está na frente do túmulo da Madre Fundadora - em esquife duplo: um em zinco e outro de madeira bege, simples, mas bonito, colocado na parte superior do jazigo. Na parte inferior, encontra-se a Irmã M. Áquila Faymon, secretária geral por muitos anos e falecida em 1941, durante a II guerra mundial. Certamente estão lembradas que Madre Huberta Buchanan está enterrada fora do cemitério, no meio das outras Irmãs, diante da capela da cripta. A Me. Kostka Bauer (de descendência italiana, por parte de mãe) morreu nos Estados Unidos, pois estava lá em Visitação, durante a guerra, e não pode retornar. Ela permanece no cemitério, em Detroit.

Éramos, ao todo, 125 Filhas do Amor Divino. Estavam ausentes as cinco provinciais da América por causa da Beatificação das nossas Mártires do Drina, dia 24 de setembro quando virá um bom grupo de cada Província!

Depois do enterro houve o chamado ágape, um "refresco e lanche reforçado para todos", pelas 14h45min, sem muita cerimônia no hall e nos corredores da casa das nossas Irmãs, em Breitenfurt. Tudo foi muito familiar!

Na casa e nos arredores, há tantas mudanças por causa da Casa de Repouso para pessoas idosas, que será construída pela Cáritas Austríaca! Encontrei a Irmã Frida com o braço direito enfaixado por causa da queda que trincou o coitado perto do ombro! Ela precisa fazer tudo em “marcha lenta”, mas sempre está contente e disposta! Deus seja louvado também pela sua presença naquela casa! Irmã Cecília Dahmer, de Edling, teve a graça de também estar presente.

Acompanho, de perto, com minha oração, as Irmãs, a missão e os programas das duas Províncias. É uma grande “fila, quase sem fim...”. E, neste momento, também rezamos pela saúde das Irmãs e, em especial pela Irmã Guisela. Esperamos que elas se recuperem e/ou possam em tudo isto tornar sua vida cheia de graças! Soube que a Irmã Marlene T. Webler está, em Curitiba/PR, preparando-se para a doação da medula para a sua mana Rita. Esta intenção nós também a incluímos em nossas preces.

No mais, caríssimas Irmãs, são grandes os preparativos para a Beatificação das nossas cinco Servas de Deus, as Mártires do Drina. Todas desejamos e aspiramos que este significativo momento ajude, a todas nós, a assumirmos com serenidade, fé e abertura de coração tudo o que Deus nos confiou e nos confia na caminhada do dia a dia, às vezes tão simples e monótono.

Um forte abraço e o desejo de que Deus ilumine cada uma. Ele serene os seus corações com a sua presença bendita e abençoada e torne seus dias plenos de sentido. Grata, continuo contando com as orações das Irmãs e rezo por todas.

Com afeto, 



Irmã Maria Dulce Adams, FDC

Vigária Geral



Nenhum comentário:

Postar um comentário