quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Reciclagem das Junioristas 2012 Barreira – CE


Programação

10 de julho (terça-feira)
Acolhimento
As junioristas junto com a mestra Ir. M. Áquila Vieira de Lucena e Ir. Magna Lira Rodrigues foram acolhidas pela comunidade de Barreiras – CE com muito carinho e atenção. A comunidade acionada pelas Irmãs Maria dos Prazeres da Cruz e Maria Aparecida Cruz esteve atenta a cada necessidade do grupo. Ficamos hospedadas no sítio Feijão, na casa do Senhor Cecé. Um lugar muito tranquilo. Na parte da noite organizamos as equipes para as atividades da casa, lavagem de louça, preparação do café da manhã e jantar, de forma que todas as junioristas puderam dar sua contribuição. O horário do cronograma foi seguido sem alteração. Encontra-se em anexo neste relatório a programação do encontro.
11 de junho (quarta – feira)
8:30 - Apresentação dos temas do livro ”Ide fazei discípulos meus!” pelas junioristas de Patos (Ir. Maria Arliene Sousa Silva, Ir. Lindinalva R. Pereirae Ir. Diana Cristina R. do Nascimento). Apresentaram os temas: Vocação e A comunidade: útero da vocação, respectivamente apresentado por Ir. Diana e Ir. Lindinalva. As mesmas utilizaram slides. Ir. Arliene conduziu a oração inicial e concluiu com uma dinâmica.
10h - Retorno das atividades com Ir. Arliene conduzindo à dinâmica. Dividiu os grupos por turma do ano que fez votos, orientando a trabalhar com a argila e criar algo que representasse a vocação para cada grupo. Após o trabalho com a argila se deu a reunião dos grupos na qual Ir. Arliene instigou a partilha, a partir dos pontos trabalhados na explanação dos temas. E perguntou qual a relação da escultura que fizeram com um dos aspectos do assunto e como se deu a interação do grupo no momento do trabalho. Após a partilha que foi muito rica a Irmã Arliene concluiu com os exemplos de dois santos: Madre Tereza de Calcutá e São Francisco de Assis.
Conclusão da manhã:
Fazer o questionamento: a minha comunidade é um “canteiro vocacional” ou um “cemitério vocacional?”. Devemos buscar ser comunidades vivas. Como fazer isso? Responder ao chamado de Deus através do compromisso com a missão que sou chamada a realizar na comunidade em que me encontro pode ser o caminho para fazer de nossa comunidade uma comunidade viva. É fundamental fazer a experiência da missão com o Ressuscitado.
14:30 – retorno, continuação do estudo com a assessoria de Ir. Maria Edneide T. da Silva com o tema: Na comunidade os carismas se desenvolvem. Desenvolveu o tema com a ideia “os carismas preparam a pessoa para assumir seu chamado na comunidade”. Quem coloca seus dons a serviço da comunidade está assumindo sua vocação à santidade. O carisma existe para edificar a comunidade. Por isso, a comunidade deve ser a primeira responsável pela promoção dos carismas.
16:00 – Retorno das atividades. Ir. Edneide orientou o grupo a responder o questionamento do livro que pede para desenhar como você imagina sua comunidade daqui a dez anos e como você se vê depois desse tempo. Seguido o tempo para a reflexão, as Irmãs retornaram para a partilha. Houve certa resistência na partilha por parte de algumas Irmãs, mas, a maioria participou bem. O ter que desenhar inibiu um pouco o grupo. A partilha foi rica e unanimemente as que apresentaram não pensaram um lugar certo onde estariam daqui a dez anos.
Conclusão da tarde
O tema chamou atenção para a consciência de que o dom ou carisma que temos não é nosso, para nosso uso particular, mas, para o bem da comunidade. Também que devemos ajudar outras pessoas a descobrir seus dons e despertar no coração de outros o desejo de um dia se colocar a serviço da comunidade.
19:30 - Recreação com a comunidade Santa Terezinha (Caicó)
As Irmãs Reginalda de Freitas Pedro, Uila de Lima Sá, Maria Marinês da C. Silva e Maria dos Navegantes de Melo organizaram um concurso dos detalhes, com desfile e equipe julgadora. As premiadas da noite foram Ir. Navegantes, Ir. Maria Simone Duarte Gomes e Ir. Reginalda. Depois deram um show de comédia com a apresentação de uma encenação de humor.
Ver abaixo as imagens do dia:


Nenhum comentário:

Postar um comentário