quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Jesus em um momento de especial intimidade espiritual com os seus, disse: 
“Permanecei-vos no meu amor” (Jo 15,9)


Precisamos SER sinal do/ e TORNAR visível o/ amor de Deus no mundo.


Aniversário do Colégio das Neves reuniu gerações para comemorar 80 anos


Durante 13 dias, o Colégio Nossa Senhora das Neves realizou grandes comemorações pelos seus 80 anos de existência. Reunindo antigos e novos alunos, irmãs, pais, professores, funcionários, enfim, junto com toda a comunidade que participa e acredita na proposta da escola, o Neves comemorou, premiou, agradeceu e festejou as suas oito décadas formando gerações.
As festividades tiveram início no dia 28 de julho com o tão esperado Churrascão do Sempre Aluno. O evento superou todas as expectativas e foi um grande sucesso, comentado pelos quatro cantos da cidade, que reuniu mais de 1.700 alunos das mais diversas gerações.
Mesmo antes de ser iniciado o mês de comemorações, no dia 30 de julho, a equipe do Serviço de Educação Religiosa (SER) passou a realizar uma série de celebrações pelos 80 anos na capela da escola. Durante toda a semana, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental ao Pré-vestibular participaram do momento. 
A noite, o Café Cultural d’A Livraria – Sessão Memória lotou o átrio do Prédio Central com a presença de professores, funcionários, alunos, pais e outros familiares, que vieram ao Colégio prestigiar as manifestações artísticas em homenagem ao aniversário de 80 anos.
Na manhã do sábado (4), a 10ª Caminhada da Família Neves atraiu dezenas de pais, avós, tios e parentes de alunos, que vestiram a camisa do Colégio, literalmente, e acompanharam o trio elétrico, puxado pela Banda Neves junto com o professor de música Igor. A comunidade interna da escola também se envolveu por inteiro. Professores, funcionários, coordenadores, orientadores, enfim, pessoas de todos os setores se uniram para caminharem e se divertirem juntas em comemoração aos 80 anos do Colégio.
Todo o mês de agosto foi dedicado as oito décadas da escola, mas o dia de seu aniversário, de fato, é 5 de agosto, dia de Nossa Senhora das Neves. E nesse dia, as celebrações no Colégio foram ainda mais significativas.
Na manhã do domingo (5), foi realizada uma cerimônia especial de comemoração voltada para as Filhas do Amor Divino e para os funcionários do Neves. O evento teve início às 11h, no Ginásio Madre Fidélis, e contou com a presença de Irmãs de várias escolas e pequenas comunidades onde a congregação está presente, dos membros do Centro Cívico Escolar Madre Auxiliadora Nóbrega de Almeida gestão 2012, além, é claro, dos funcionários do Colégio. No evento, houve a premiação de Irmãs e funcionários, que contribuíram para a consolidação do Neves nesses 80 anos, com o Mérito Madre Francisca Lechner.
No fim da tarde houve a grande concelebração eucarística presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de Natal, Dom Jaime Vieira, com a participação de sacerdotes da cidade. O momento foi muito emocionante. Com 2 horas de duração, além dos ritos de uma celebração tradicional, foram relembradas todas as irmãs que já ocuparam o cargo de diretora da escola e pessoas que foram importantes em suas vidas.
Para encerrar as comemorações, os membros da chapa Núcleo, que integraram o Centro Cívico Escolar Madre Auxiliadora Nóbrega de Almeida 2002, retornaram ao Colégio dez anos após a sua gestão para um momento solene e cheio de emoção, a abertura do Baú dos 70, fechado há dez anos com cartas, objetos e expectativas de todos os alunos daquela geração.
O Colégio ainda recebeu o reconhecimento pelos serviços prestados à educação na cidade do Natal em uma homenagem solene, realizada na manhã do dia 9 de agosto, no Plenário da Assembleia Legislativa. O deputado Ricardo Motta, que propôs a sessão, exaltou a importância do Neves para a educação do povo potiguar. Durante todo o mês de agosto, o sentimento de comemoração continuará presente na escola decorada, no Hino dos 80 anos que não sai da cabeça de todos e no coração de quem faz parte da Família Neves. A data foi histórica e, com certeza, ficará guardada no coração de todos que participaram dela.

Madre Francisca Lechner e a mulher!


A história das origens das Filhas do Amor Divino é uma história que se caracteriza por uma abertura às diversas necessidades, que se apresentava e que provocava a “diaconia” de Me. Francisca Lechner, uma mulher que soube fazer uma leitura de sua realidade e dar sua contribuição para transformá-la.Observando o drama social emergente, em relação às jovens domésticas, que vinham das pequenas cidades ou da zona rural para o centro maior atraídas pelo fascínio e as possibilidades que ofereciam as cidades grandes, Me Francisca, viu com clareza o que pensava realizar, algo proveniente da vontade de Deus, fundar casas que acolhessem gratuitamente, essas jovens fazendo a mediação de emprego digno e ao mesmo tempo, oferecendo preparo profissional e cristãoÉ, portanto, num contexto de exploração e marginalização, que Francisca Lechner inaugura a sua prática de mudar a realidade. Tendo em vista à superação de uma ferida social, que comprometia as condições humanas de vida da empregada doméstica.Foi Impelida pela caridade que ela, compadeceu de um modo especial da sorte das pobres camponesas. Com que meios contava a Madre, para realização de tão arrojada empresa? A providência Divina constituiu sua única riqueza e o seu baluarte. Na qualidade de mulher foi sensível à situação de risco, ao qual estavam sujeitas as meninas e mulheres que migravam do campo para a cidade, atraídas pela Revolução Industrial, em busca de emprego nas fábricas. É assim que desabrocha o carisma que faz surgir os Institutos Marianos, casas de acolhimento e formação sob um método preventivo de evitar que a mulher fosse explorada.

Ir. Nicolina fala sobre a V assembléia dos Associados Amor Divino


Caríssima Ir. Judith, 
Obrigada pelo envio do programa do V seminário dos associados FDC. Gostei do título do tema que vão tratar. A Serva de Deus Madre Francisca Lechner deve estar contente com esta iniciativa da Província, orientada por você e encabeçada pelo Victo e Equipe. Almejo muita benção a quem carrega o fardo da responsabilidade pela sua programação e realização, bem como a todos os participantes.

cordiais saudações!
Ir. Nicolina, FDC.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012


COMUNICADO DA CRB

SABENDO DA IMPORTANCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E DAS MIDIAS SOCIAIS, A CRB REGIONAL RECIFE COLOCOU NO AR PARA FACILIATR A COMUNIAÇÃO UM BLOG, CUJO ENDEREÇO ELETRONICO É : http://crbregionalrecife.blogspot.com.br/ 
   

TAMBÉM DISPONIBILIZOU UMA CONTA NO FACEBOOK, CUJA QUAL CONTÉM CERCA DE MIL E CEM RELIGIOSOS E RELIGIOSAS, ACREDITAMOS SER A CONTA COM O MAIOR NUMEROS DE RELIGIOSOS NA NET.

Conferencia Religiosos Do Brasil


CONVIDAMOS A TODOS PARA NOS VISITAR E ACOMPANHAR AS ATIVIDADES DA NOSSA REGIONAL.


UM ABRAÇO
  PE. CHARLES,FSA

O V seminário dos Associados Amor Divino encantou à todos!


Madre Francisca
Com um coração inquieto pela constante ação do Bom Deus, Madre Francisca sempre cultivou no seu dia-a-dia a virtude da disponibilidade. Deixava transpirar de sua pele desgastada pelo serviço aos demais o imenso amor vindo diretamente do céu. Sabia ela que o Amor de Deus é pessoal e único para cada um em particular.
Madre Francisca com muita coragem elevava todos ao patamar do salutar e do divino, afinal a missão por Deus ofertada a serva obediente foi conduzir todos ao céu. Uma mulher maravilhosa que não media esforços em suas orações pessoais e comunitárias para que o Amor Divino encarna-se no planeta. 
Ensina Madre Francisca com firmeza e certeza divina, “é preciso fazer da vida uma oração.” Quem não sabe rezar bem, não sabe viver bem, estaremos vencendo o mal com nossa adesão total ao projeto do Pai de conduzir almas ao céu através do poder por Ele concedido a nós através da oração. Sem dúvidas do alto da glória onde se encontra Madre Francisca, ela ainda hoje continua guiando todos com o poder divino!

V Seminário dos Associados Amor Divino!


Foi realizado com grande júbilo na sede da nossa querida Província de Nossa Senhora das Neves nos dias 24, 25 e 26 de agosto do corrente ano mais um encontro lindo, regado a muitas alegrias e bênçãos oriundas do Bom Deus! Tivemos como tema "Madre Francisca Lechner e a mulher!" Nossa Querida palestrante Ir. Aparecida Cruz retratou de maneira dinâmica e atual o valor da figura feminina no mundo, ressaltando ela que em nenhum momento a mulher deve ser colocada em segundo plano, a mulher tem lugar de destaque e figura fundamental não só em toda a história já vivida pela humanidade, mas sempre será sinal de "vida"! Respeitar a figura feminina é um dos pré-requisitos para a sua chegada no céu, então cada vez mais tenha a disponibilidade de exaltar a dignidade de cada mulher dando a elas oportunidades e meios primordiais para a união de todos, afinal Cristo veio unir e não separar!







quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Ir. Miquelina - exemplo de doação e amor incondicional.

MADRE FRENCISCA TRILHOU OS CAMINHOS DO SENHOR

NENHUMA MANHÃ SEM ORAÇÃO FERVOROSA

Pai de aluna cria poema em homenagem ao Colégio!


Francisco Canindé, pai da aluna Helena, do Nível V "A", escreveu um poema em homenagem aos 80 anos do Colégio das Neves. Segundo o autor, a ideia da poesia retrata a expressão do “Sempre Neves” e é um breve resumo de tudo que o Colégio está vivendo.


Quem já bebeu desta fonte
Não deixa Neves de ser

O Neves aqui presente,
Presença do Amor Divino,
Faz-se grande os pequeninos,
No amor de cada docente.
Dedicado, paciente...
Compondo a Fé e o Saber.
Na busca do conhecer,
Rumo a novos horizontes...
Quem já bebeu desta fonte
Não deixa Neves de ser.

Canindé



A equipe Neves agradece a Francisco Canindé pela sua contribuição e por fazer parte desta família.

A TODAS AS IRMÃS!


Congregação das Filhas do Amor Divino fazem parte do Jubileu Áureo da Diocese de Palmeira dos Índios/AL






               
                A Diocese de Palmeira dos Índios/AL comemorou nesse domingo 19 de Agosto de 2012 os seus cinquenta anos de instalação. Para tal comemoração , houve na Diocese o I Congresso Eucarístico, onde o evento contou com diversas homenagens e se estendeu até o dia 19 no qual aconteceu a Solenidade presidida pelo Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovanni D’Aniello. Todos os dias Bispos das diversas dioceses do Brasil se fizeram presentes para as Celebrações Eucarísticas na Catedral e em diversas paróquias, demonstrando assim verdadeira comunhão da Igreja com as celebrações deste jubileu.
                A chegada da Congregação das Filhas do Amor Divino aconteceu no dia 28 de Fevereiro de 1944. Por solicitação de Monsenhor Macedo ao bispo de Penedo/AL, Dom Fernando Gomes dos Santos, primeiramente instalando-se num prédio ao lado da Matriz de Nossa Senhora do Amparo. As primeiras irmãs que chegaram foram Irmã Maria Zélia, Irmã Maria Cornélia, Irmã Maria Ângela, Irmã Maria Adelaide consequentemente iniciaram a construção de um novo educandário no bairro de São Cristóvão, tornando-se o Centro Educacional Cristo Redentor. Seus trabalhos na sede Diocesana foram e são os mais diversos, desde o Apostolado da Educação, catequese e o social.

Caminhada da Família Neves


Orgulho de ser voluntária Neves

POR - ANA MARIA REGIS 

DEPOIMENTO DE IRMÃ JOSY FDC


As minhas irmãs FDC: minha família que me acolhe a 17 anos...obg por tudo... Deus lhes dê discernimento para agir, sempre, sendo "Filhas no Filho"...s2

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Depoimento de Milenne Barbosa - JAD - Palmeiras dos Índios

Com a invenção da internet, nós entramos na chamada “cultura digital”, ou seja, um mundo novo com novas formas de se comunicar e relacionar, tudo isso proposto por novas tecnologias que avançam tão rapidamente como a própria velocidade da rede. A internet continua mudando o mundo e nós somos os protagonistas desta mudança. Somos testemunhas de uma novo modo de difundir a informação e o conhecimentos. Os recursos oferecidos pela internet são inúmeros, além de possibilitar a todos o acesso à informação e o relacionamento entre pessoas que compartilham as mesmas afinidades, de grupos de amigos e o contato com pessoas de outros países, criando, assim, uma “sociedade global”. Acessem o Blog do Amor Divino Informa e interaja conosco que fazemos parte dessa família

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Precisamos ser jovens decididos pelo Senhor



Precisamos nos empenhar em agradar a Deus e não ao mundo
Milenne Barbosa Teixeira
JAD – Palmeira dos Índios/AL



Precisamos vivificar o Espírito santo onde estivermos, e não podemos nos deixar levar pelos programas de rádio e televisão seculares que exibem o contrário do que a palavra de Deus pede. O objetivo desses meios é extinguir o Espírito Santo. São pessoas que desconsideram as palavras dos profetas, pessoas com mentalidade totalmente errada. Não podemos, de maneira alguma, ser coniventes com elas.
A juventude traz no peito a semente da mudança. É o que aprendemos por meio dos ensinamentos deixados há cerca de dois mil anos por um Jovem, Jesus Cristo. O mundo está sedento de exemplos de coragem e de entrega. De jovens que tenham a coragem de testemunhar a sua alegria em ser de Deus, em ser livres, em se doarem em favor do mundo, sendo um sinal profético de que o Senhor está vivo.
Os jovens precisam redescobrir o que é ser livre e feliz. E quem melhor para testemunhar a eles do que outros jovens já encaminhados e bem formados na Palavra e na vivência de Deus? E acima de tudo, tão tocados por Deus que a simples presença deles já nos faça querer beber e experimentar do amor de Deus!
Mas onde estão esses jovens? Como encontrá-los? O que estão fazendo que não estão testemunhando? Bom, eles, na verdade, somos nós.
O mundo está sedento de Deus Pai, os jovens estão sedentos e escravizados, é tempo de enfrentar os desafios e nos tornar o que o Senhor nos chama a ser: Um batalhão de jovens segundo o coração de Deus!
Como cristãos, precisamos fazer a nossa parte.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Novo bispo de Campina Grande no Brasil



S.E. Mons. Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFM Cap., Transferido da Diocese de Caicó
VATICANO, quarta-feira, 8 de agosto de 2012 (ZENIT.org) – O Santo Padre nomeou hoje S.E Mons. Manoel Delson Pedreira da Cruz, novo bispo de Campina Grande, transferindo-o da Diocese de Caicó.
Sua Excelência Mons. Manoel Delson Pedreira da Cruz, O.F.M.Cap, nasceu no dia 10 de julho de 1954 em Biritinga, diocese de Serrinha (então Arquidiocese de Feira de Santana), no estado da Bahia.
Fez a sua profissão religiosa como Frade menor capuchinho no dia 17 de janeiro de 1978 e foi ordenado sacerdote no dia 5 de julho de 1980.
Estudou filosofia em Nova Veneza (São Paulo) e teologia no Instituto de Teologia da Universidade de São Salvador da Bahia. Em seguida, formou-se em Literatura clássica na Universidade Católica de São Salvador da Bahia e a Licenciatura em Ciências das Comunicações Sociais na Pontifícia Universidade Salesiana, em Roma.
Dentro da Ordem dos Capuchinhos cobriu as funções de formador, Provincial e Conselheiro Geral para a América Latina.
No dia 5 de Julho de 2006, foi nomeado bispo de Caicó e recebeu a ordenação episcopal no dia 24 de setembro do mesmo ano.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Biografia da Ir. Marieta Câmara,FDC

Hoje Papai do céu está recebendo mais uma Filha do Amor Divino. Que Deus na sua infinita bondade receba com alegria a nossa querida irmã Marieta, FDC. Amém.


Irmã Marieta Câmara nasceu em Afonso Bezerra – RN, no dia 04 de janeiro de 1919 e recebeu o nome batismal de Maria Estela Câmara. Foram seus pais, José Olinto Câmara e Teresa de Jesus Câmara. Tinha um irmão e duas irmãs. Seus pais faleceram cedo e ela foi criada pelos avós. Entrou na Congregação das filhas do Amor divino em Assu - RN, no dia 24 de julho de 1939, estudante do 4º ano normal. O que a fez escolher a nossa Congregação, foi a convivência com as Irmãs, como interna no Colégio Nossa Senhora das Vitórias em Assu. Fez aperfeiçoamento em Português e Desenho e trabalhos manuais e era habilidosa em pinturas, flores, tapeçaria, crochê, bordado a mão e tricô e ensinou Português e Artes durante muitos anos em nossos Colégios. Em 1942 recebeu a sua primeira transferência para Patos – PB, Colégio Cristo Rei, onde foi Professora e Prefeita de Internato (Prefeita era o nome dado à Ir. responsável pelas internas). Em 1959, transferida para o Colégio Jesus Menino em Currais Novos - RN, trabalhou como Professora e em 1960 foi para a Comunidade do Cristo Redentor onde também trabalhou como professora por muitos anos  e depois que deixou de ensinar gostava de estar na entrada dos alunos que lhe tomavam a bênção e tinham um grande carinho por ela.  Em Palmeira dos Índios – AL, permaneceu até 2009, quando, já precisando de ajuda pessoal, foi transferida para a Vila Maria, Emaús, Parnamirim – RN permaneceu até o fim de sua vida. A Irmã Marieta entrou no Noviciado em nossa Congregação, em Assu, no dia 25 de janeiro de 1940, fez os primeiros votos em 25 de janeiro de 1942 e a Profissão Perpétua, no dia 25 de janeiro de 1948, tudo em Assu. Vindo para a Vila Maria, algum tempo depois ficou acamada, recebendo também os cuidados da Home Care. Por último, teve uma virose, foi internada no Hospital da UNIMED em Natal, então para a UTI e chegou a falecer no dia 10 de agosto de 2012 às oito e meia da manhã, seu corpo foi velado na Capela da Vila Maria, houve Missa de corpo presente, às sete horas do dia 11 e, às nove horas, o enterro no cemitério Morada da Paz, em presença de várias Irmãs, seus familiares e amigos. Que o Senhor a receba na Sua Luz. 

Ir. Maria Adelita Ferreira de Lima
Secretária Provincial

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O PAPA FALA ...

Quanto mais nós damos espaço para oração, quanto mais nós veremos que nossa vida vai mudar e será animada pela força concreta do amor de Deus: nós precisamos ter a humildade para não confiar em nós mesmos, mas para trabalhar na vinha do Senhor, confiando-lhe tão frágil argila  ". A oração não é apenas a respiração da alma, mas, para usar uma imagem, é também o refúgio de paz, onde podemos tirar a água que alimenta a nossa vida espiritual e transformar a nossa existência." (Bento XVI)

80 anos do Neves!


Irradiando o Amor Divino...

O carisma de Madre Francisca cativa

V SEMINÁRIO DOS ASSOCIADOS AMOR DIVINO


domingo, 5 de agosto de 2012

O Colégio Nossa Senhora das Neves – 80 anos: Por Ir. Vilma Lúcia,FDC.



Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina (Cora Coralina 1889 -1985). Com esta ideia e a imagem do Carvalho que caracteriza este jubileu ao homenagear o Neves, proclamamos a nossa Ação de Graças.    
Tanto pela sua trajetória histórica desde o nascimento da Congregação em 1868, à vinda das primeiras irmãs em 1920 para Serro Largo, RS e de lá em 1925 para Caicó RN, aos idos de 1932 quando vieram para a fundação do Neves, em Natal, na primeira e provisória sede ao lado do Cemitério do Alecrim, depois na atual localização e até o presente, como pela felicidade acima referida e certa identificação com o carvalho. Cada geração que passa e as que se mantêm na “ágora” dos seus espaços, formais e informais, não só efetivam a transferência do que sabem, mas no cultivo das relações aprendem o que ensinam e confirmam o empenho e a intrepidez, dos que fizeram e fazem esta Instituição a exemplo do velho Carvalho.   
Esta árvore, de madeira dura e nobre, faz-nos pensar na resistência do Amor do Divino ao tempo e às mais diversas dificuldades. O sentido faz referência à capacidade de resistir às grandes turbulências, sem comprometer o que é essencial, exatamente pela profundidade das raízes. Dizem os cientistas botânicos e Geólogos que esta árvore naturalmente é a que mais absorve as consequências de temporais. Quanto mais temporais e tempestades o carvalho enfrenta, mais forte fica, suas raízes se aprofundam ainda mais, o seu caule se torna tão robusto que é difícil ser arrancando ou derrubado pelos vendavais.
A metáfora espelha a trajetória histórica do Neves. Encanta-nos o processo pedagógico marcado pela felicidade do saber transferido e do aprendizado daquilo que ensinou. Estimula-nos a robustez de suas raízes indicadoras não só dos índices de tempestades superadas, mas da performance assumindo desafios não como ameaças, mas como algo a ser vencido, pensado e administrado.  
Se de um lado agradecemos o brilho do sagrado refletido, ao longo da história, na luz emitida pelos olhares carinhosos, colos, abraços, silêncios atentos e respeitosos, respostas e ações conjuntas, afetivas e efetivas dos Educadores e Educadoras de outrora. Do outro vemos, nos Educadores de hoje a continuidade da leitura deste brilho no resgate da identidade perdida do ser humano diante da inflação da racionalidade e o conteudismo escolar, causa da atrofia de outras formas de conhecimento.
São provocadores os atuais questionamentos, em torno da Pedagogia como Ciência. Desafiantes as reflexões e propostas para a superação de uma pedagogia científica para uma pedagogia como arte. O momento suscita uma grande revisão do sistema educacional, que requer a retomada de uma nova percepção do humano integral, grávido de espiritualidade. Algo para alem dos exercícios de religiosidade.
Mas, não obstante as fragilidades, as resistentes “raízes Neves” mantém firme a fiel aliança com a figura histórica do Pedagogo, Jesus de Nazaré e ao carisma que Ele legou a Madre Francisca Lechner, Fundadora da Família que gerou esta Instituição. Aqui está o húmus que fecunda e sustém a vida da “árvore Neves” e a linfa que circula em seus ramos, folhas, flores e frutos. Seguramente, o Neves não se ocupa, apenas, com o despertar intelectual e profissional, mas com a magia do humano, a soberania do Sagrado vinculado não só às práticas de religiosidade, mas e principalmente à  espiritualidade do Filho do Amor Divino.
Por isso na poética frase de Cora Coralina e na imagem da solidez do Carvalho sintetizamos as alegrias de nossa Ação de Graças e as esperanças que comportam este jubileu em nossos corações e na “ágora” educacional da Província Nossa Senhora das Neves.   

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

MENSAGEM DE IRMÃ NICOLINA HENDGES


Caríssima Ir. Judith,

Obrigada pelo envio do programa do V seminário dos associados FDC. Gostei do título do tema que vão tratar. A Serva de Deus Madre Francisca Lechner deve estar contente com esta iniciativa da Província, orientada por voce e encabeçada pelo Victo e Equipe. Almejo muita bencão a quem carrega o fardo da responsabilidade pela sua programação e realização, bem como a todos os participantes. C
ordiais saudações!

Ir. Nicolina, FDC.

JMJ 2013 - A GRANDE IMPRENSA NÃOVIU... MAS EU...


Na madrugada de sexta-feira para o sábado,14 de julho, cerca de cinco mil jovens tomaram as ruas do Centro do Rio de Janeiro. Dessa vez, a grande imprensa praticamente não noticiou. Afinal, não se tratava de uma passeata de reinvindicações, para atrair holofotes... Não eram caras ou corpos pintados e pessoas violentas, que aumentam audiência... Era “apenas” uma procissão em contagem regressiva para um ano da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013) — o maior evento católico dos jovens do mundo todo com o Papa. Se tratava “somente” de um testemunho da fé católica...

Mas por que não noticiar que no coração daqueles jovens havia uma nova proposta revolucionária? Sim, ali era possível perceber uma revolução diferente, que não é feita por violência e não conta com armamentos. Algo silencioso, por partir do interior, mas ao mesmo tempo barulhento e cheio de vida, como é próprio da juventude.

A grande imprensa não viu o centro da cidade ser tomado por cinco mil rapazes e moças, com sorriso estampado no rosto e uma alegria contagiante por participarem de uma procissão, em plena noite de um final de semana! E perdeu o foco da beleza de atitudes cheias de amor e acolhimento, que partiram desses jovens, ao longo do percurso... A grande imprensa perdeu o fato e também a sutileza dos detalhes belos que compõem a personalidade da juventude católica carioca, que irá acolher peregrinos do mundo inteiro em julho de 2013.

... Mas eu vi, ouvi e senti

A badalada noite carioca em um dos seus principais points, a Lapa, foi marcada por um momento inusitado para os seus frequentadores e também para os muitos turistas presentes: tendo à frente banners (representando os patronos e intercessores da JMJ Rio 2013), o Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta, bispos auxiliares e diversos sacerdotes, a juventude testemunhou a alegria da sua fé.

Em meio a olhares surpresos e questionadores do motivo pelo qual aquela multidão feliz passava com um trio elétrico e membros do clero pela madrugada carioca, os que na Lapa estavam foram primeiramente atraídos por terem sido surpreendidos e, em seguida, pela animação que os jovens transmitiam.
E quem estava lá pôde ver. E eu vi... Vi jovens saírem ao encontro de pessoas que nem conheciam para falar do amor de Deus... Pra dizer que “rezar é legal”.

Vi um turista americano perguntar quantas cervejas uns rapazes da procissão tinham bebido para estarem tão alegres. E ouvi a simples resposta: “A gente não precisa de álcool e nem de drogas para ficar alegre. A gente tem Jesus no coração!”...

Vi um rapaz abraçar uma garota de programa e olhar para ela nos olhos. E, por leitura labial, entendi que ele dizia que ela era muito bonita, mas que a beleza mais importante nela era o coração e que ela precisava entregá-lo para Jesus para ter uma vida nova. E ela ficou emocionada...

Vi gente que, de oba-oba, entrou no meio da procissão só para zoar, fazer algazarra, e que ficou quebrada porque ainda assim foi acolhida com um abraço e com expressões como “seja bem-vindo”, “se alegre com a gente porque ser de Deus vale a pena”... E notei que essas pessoas acompanharam a procissão até o Santuário Nacional de Adoração Perpétua, onde os jovens se mantiveram em vigília de oração até 6h da manhã de sábado.

Vi muita gente parando de cantar os ritmos seculares para rezar algumas vezes, junto com a procissão, a Ave- Maria...

E teve até uma senhora, que, com os olhos cheios d´água, tocou no meu ombro e me perguntou: “vocês são católicos?” Ao ter certeza do que já imaginava exclamou: “Meu Deus, eu já tive uma fé viva assim, era praticante... O que aconteceu comigo?” E antes que eu pudesse responder, uma menina que estava próxima de nós, prestando atenção à conversa, a convidou: “Volta! Sempre é tempo!”...
 
Vi jovens falando por gestos sobre o amor de Deus até mesmo para quem estava na sacada dos prédios...

Em uma hora e vinte minutos de caminhada, vi uma juventude incansável, pró-ativa, feliz e desejosa de evangelizar... Vi a vivacidade da igreja jovem carioca...

Vi que naqueles lábios e naquela forma de expressão tão jovem e simples da fé a Igreja estava sendo atraente aos que estão fora dos seus muros. Atraente de um jeito talvez não compreensível... Mas nem por isso menos importante ou menos belo...

Aquela alegria e empolgação marcaram muito positivamente a noite carioca da Lapa. E não posso negar que me senti privilegiada por não ser da grande imprensa... Porque eu vi! E ouvi! E senti!
* Editora do Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro

Reciclagem das Junioristas 2012 Barreira – CE


Programação

10 de julho (terça-feira)
Acolhimento
As junioristas junto com a mestra Ir. M. Áquila Vieira de Lucena e Ir. Magna Lira Rodrigues foram acolhidas pela comunidade de Barreiras – CE com muito carinho e atenção. A comunidade acionada pelas Irmãs Maria dos Prazeres da Cruz e Maria Aparecida Cruz esteve atenta a cada necessidade do grupo. Ficamos hospedadas no sítio Feijão, na casa do Senhor Cecé. Um lugar muito tranquilo. Na parte da noite organizamos as equipes para as atividades da casa, lavagem de louça, preparação do café da manhã e jantar, de forma que todas as junioristas puderam dar sua contribuição. O horário do cronograma foi seguido sem alteração. Encontra-se em anexo neste relatório a programação do encontro.
11 de junho (quarta – feira)
8:30 - Apresentação dos temas do livro ”Ide fazei discípulos meus!” pelas junioristas de Patos (Ir. Maria Arliene Sousa Silva, Ir. Lindinalva R. Pereirae Ir. Diana Cristina R. do Nascimento). Apresentaram os temas: Vocação e A comunidade: útero da vocação, respectivamente apresentado por Ir. Diana e Ir. Lindinalva. As mesmas utilizaram slides. Ir. Arliene conduziu a oração inicial e concluiu com uma dinâmica.
10h - Retorno das atividades com Ir. Arliene conduzindo à dinâmica. Dividiu os grupos por turma do ano que fez votos, orientando a trabalhar com a argila e criar algo que representasse a vocação para cada grupo. Após o trabalho com a argila se deu a reunião dos grupos na qual Ir. Arliene instigou a partilha, a partir dos pontos trabalhados na explanação dos temas. E perguntou qual a relação da escultura que fizeram com um dos aspectos do assunto e como se deu a interação do grupo no momento do trabalho. Após a partilha que foi muito rica a Irmã Arliene concluiu com os exemplos de dois santos: Madre Tereza de Calcutá e São Francisco de Assis.
Conclusão da manhã:
Fazer o questionamento: a minha comunidade é um “canteiro vocacional” ou um “cemitério vocacional?”. Devemos buscar ser comunidades vivas. Como fazer isso? Responder ao chamado de Deus através do compromisso com a missão que sou chamada a realizar na comunidade em que me encontro pode ser o caminho para fazer de nossa comunidade uma comunidade viva. É fundamental fazer a experiência da missão com o Ressuscitado.
14:30 – retorno, continuação do estudo com a assessoria de Ir. Maria Edneide T. da Silva com o tema: Na comunidade os carismas se desenvolvem. Desenvolveu o tema com a ideia “os carismas preparam a pessoa para assumir seu chamado na comunidade”. Quem coloca seus dons a serviço da comunidade está assumindo sua vocação à santidade. O carisma existe para edificar a comunidade. Por isso, a comunidade deve ser a primeira responsável pela promoção dos carismas.
16:00 – Retorno das atividades. Ir. Edneide orientou o grupo a responder o questionamento do livro que pede para desenhar como você imagina sua comunidade daqui a dez anos e como você se vê depois desse tempo. Seguido o tempo para a reflexão, as Irmãs retornaram para a partilha. Houve certa resistência na partilha por parte de algumas Irmãs, mas, a maioria participou bem. O ter que desenhar inibiu um pouco o grupo. A partilha foi rica e unanimemente as que apresentaram não pensaram um lugar certo onde estariam daqui a dez anos.
Conclusão da tarde
O tema chamou atenção para a consciência de que o dom ou carisma que temos não é nosso, para nosso uso particular, mas, para o bem da comunidade. Também que devemos ajudar outras pessoas a descobrir seus dons e despertar no coração de outros o desejo de um dia se colocar a serviço da comunidade.
19:30 - Recreação com a comunidade Santa Terezinha (Caicó)
As Irmãs Reginalda de Freitas Pedro, Uila de Lima Sá, Maria Marinês da C. Silva e Maria dos Navegantes de Melo organizaram um concurso dos detalhes, com desfile e equipe julgadora. As premiadas da noite foram Ir. Navegantes, Ir. Maria Simone Duarte Gomes e Ir. Reginalda. Depois deram um show de comédia com a apresentação de uma encenação de humor.
Ver abaixo as imagens do dia: