domingo, 27 de agosto de 2017



X SEMINÁRIO DE ASSOCIADOS AMOR DIVINO




O Grupo de Associados Amor Divino reuniu-se no período de 26 a 28 desse mês, no Convento das Filhas do Amor Divino, em Emaús, onde realiza o X Seminário dos Associados. A realização desse evento segue uma tradição que se repete a cada ano, contando com participantes de várias cidades do Brasil, tais como Natal, Parnamirim, Açu, Currais Novos, Palmeiras dos Índios (AL), Caicó e Areia Branca, entre outras cidades.

MARIA NA VIDA DO LEIGO é o tema do Seminário deste ano, que tem como  palestrante, o Bispo Dom Antônio Carlos da Cruz, um carioca residente em Caicó, membro da Congregação Missionários do Sagrado Coração. Durante o Seminário, Dom antônio Carlos destacou os Dogmas Marianos e a importância da presença dos leigos na realização dos trabalhos da Igreja.

O X Seminário de Associados Amor Divino 2017 também foi um momento especial marcado por uma eleição, que elegeu a diretoria do Grupo para um período de quatro anos. Foi o momento em que os diretores fundadores Victo Ruda, Iraneide Dantas, Nilzete Palhares e Jary Macêdo cederam seus lugares para uma nova equipe de dirigentes formada por Luciano Dantas, Georgia Karina de Sá Leitão Macêdo, Maria das Graças de Oliveira Gonçalves e Lúcia Mamede.

Para a Coordenadora Geral do Grupo, Irmã Judith Farias, “os fundadores serão sempre fundadores, e seu trabalho jamais será esquecido, porque eles enfrentaram muitas dificuldades, mas as superaram”, afirmou. Para Victo Ruda, presidente fundador do Grupo AFDC, “as dificuldades enfrentadas para a formação e manutenção do Grupo foram como um combustivel que o impulsinou a lutar para realizar um sonho acalentado por muito tempo”.

Segundo ele, é importante que haja uma mudança de direção porque o Grupo precisa de novas ideias, bem como novas contribuições. “Estou apenas deixando o cargo de presidente, não estou deixando o Grupo”, frisou ele, destacando sua disponibilidade em ajudar a nova diretoria sempre que se fizer necessário.

NOITE CULTURAL – A Noite Cultural é um dos momentos mais esperados pelos participantes. É a ocasião em que cada grupo faz uma apresentação cultural. Assim, o grupo de Associados de Natal apresentou Algumas das devoções da Madre Francisca Lechner -  fundadora da Congregação Filhas do Amor Divino; o grupo de
Caicó apresentou o Carisma da Madre Francisca Lechner através da música Francisca: mulher feliz; os Associados de Currais Novos apresentaram um Teatro Cômico; o grupo de Patos (PB) apresentou uma Dança em Homenagem à Nossa Senhora da Guia – Padroeira de Patos; e o grupo de Palmeira dos Índios (AL), apresentou uma Homenagem ao Estado de Alagoas pela passagem dos seus 200 anos de fundação.

O Seminário encerreou-se nesse domingo, dia 27, com uma missa presidida pelo  Padre Manoel Henrique, contando com a participação dos Associados Amor Divino e moradores de Emaús e adjacências. O encerramento do X Seminário de Associados Amor Divino ainda contou com a presença da Superiora Provincial, Irmã Ana Carla de Melo Silva, que além de destacar a importância da presença dos Associados na vida da Congregação, ainda informou que permanecerá no cargo por mais quatro anos. (NL-AFDC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário