quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Associadas de Maceió abraçam a Pastoral DST/AIDS

O coordenador da Pastoral da AIDS em Maceió, Lindolfo Cabral Neto, que é também o coordenador da Pastoral DST/AIDS (CNBB Nordeste 2), esteve enfrentando sozinho o desafio do movimento até encontrar o grupo de Associadas do Amor Divino, de Maceió.



 
Tendo participado de um encontro de sensibilização no início de agosto/2010, o grupo decidiu envolver-se nesta Pastoral. Em setembro, o Lindolfo entregou o serviço da coordenação da Pastoral em Maceió para Sandra Helena Rios de Araújo, vice-coordenação para Irmã Luzia Valladão e secretaria para Maria Neide de Souza Lima.





Segundo ele, "a Pastoral da Aids foi criada para ir de encontro à escuridão do preconceito, da desinformação e da discriminação. A Igreja Católica entende que é necessário se envolver na luta para prevenir a população da doença cujas vítimas têm aumentado, tornando a doença um problema de saúde pública". O perfil epidemiológico da Aids em Alagoas aponta que, atualmente, 52,51% dos contaminados com o vírus HIV se dizem heterossexuais e 45,1% homossexuais, evidenciando que a doença não é mais caracterizada como uma epidemia homossexual.







No final de Agosto, dia 21, na sede da CNBB/Recife, aconteceu a pré-assembléia da Pastoral, em preparação da Assembléia Nacional que ocorrerá nos dias 29 e 30 de outubro, em Porto Alegre/RS. Estiveram presentes: Sandra Helena e Ir. Luzia Valladão.








Em breve haverá um encontro de capacitação para todo o grupo. É papel do movimento capacitar agentes sociais, realizar o controle social, desenvolver ações de prevenção, assistência e solidariedade, além de promover articulação com entidades que também lutam para frear a expansão do HIV e trabalham para extinguir o preconceito e discriminação.

O movimento já conta com a parceria da Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas, tendo como referência a Sra. Fátima Rodrigues, Assistente Social, Coordenadora do Programa DST/AIDS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário