segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Terceiro Regional/AAD em Alagoas


Aconteceu, nos dias 23, 24 e 25 /04.2010, o III Regional/AAD de Alagoas. Quinze pessoas participaram do encontro, incluindo três convidadas. Apenas uma associada não pode comparecer.

O local, "Recanto Coração de Jesus", agradabilíssimo, no bairro Serraria em Maceió, favoreceu para que o funcionamento do encontro fosse a contento.

Toda a organização ficou a cargo do grupo de Maceió que se esmerou na preparação, não apenas para que o tema fosse bem apresentado, mas para interiorizá-lo, como forma de aproveitamento pessoal.

Fundamentado em artigos da Revista Caminhando com Madre Francisca e nos livros da Coleção Análise da Inteligência de Cristo, o tema principal versou sobre "Páscoa... Caminho de renovação no Amor Divino".

De início, vimos o significado do termo "Páscoa" no AT, no NT e no momento atual, para nós associadas. Em seguida estudamos um pouco sobre os "laboratórios" que Jesus utilizava (lembrando a parábola do Semeador) para que seus discípulos fizessem uma "passagem", transformassem os solos dos seus corações e, reescrevendo suas histórias de vida, se tornassem homens livres, lideres de si mesmos. Madre Francisca foi lembrada, nesta mesma perspectiva, por ter vivenciado, dentre tantos laboratórios existenciais, aqueles que fortaleceram sua conduta: o laboratório da filiação, do perdão e da auto-estima. 

Dando continuidade ao tema, quatro apóstolos foram analisados no que se refere às características de suas personalidades, antes e depois de vivenciarem os laboratórios preparados por Jesus Cristo.
Sandra apresentou Simão Pedro, Sueli apresentou João, Amparo apresentou Saulo de Tarso e Neide falou sobre Judas Iscariotes. 

Noutro momento, o grupão teve oportunidade de refletir, em duplas e também individualmente, sobre os solos do próprio coração.

No desenrolar do encontro tivemos ainda a "celebração da Eucaristia pelo Frei Llunardi", "vigília", apresentação da síntese do estudo sobre "A cruz no caminho espiritual da Madre Francisca Lechner" e a "posse da nova diretoria" assim constituida: 



Presidente - Sueli Maria Leite Borges
Vice-Presidente - Sandra Helena Rios de Araújo
Secretária - Irene Márcia Souza Cavalcante
Vice-Secretária - Maria Neide de Souza Lima
Tesoureira - Maria Luiza de Oliveira Cavalcante
Vice-Tesoureira - Aureny Araújo Cavalcante













Segundo a avaliação das participantes o encontro foi rico e muito proveitoso.
Pelo quadro abaixo podemos verificar a satisfação do grupo.

Quanto ao espaço físico:                                       13% BOM  14% ÓTIMO   73% EXCELENTE:

 Quanto à alimentação:                                                              27% ÓTIMO   73% EXCELENTE

Quanto ao objetivo do encontro:                                              33% ÓTIMO   67% EXCELENTE

Quanto ao atendimento das expectativas:                            27% ÓTIMO    73% EXCELENTE

Quanto à organização e metodologia:                                  13% ÓTIMO    87% EXCELENTE

Quanto à participação e interação do grupo:    6% BOM   27% ÓTIMO     67% EXCLENTE

Quanto à aprendizagem:                                                        40% ÓTIMO      60% EXCELENTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário