terça-feira, 5 de julho de 2011

CONVERSA FIADA, com Irmã Marli Araújo, FDC.


Desaboya.com conversou com a Irmã Marli Araújo da Silva, seridoense, criada em Currais Novos, religiosa, Filha do Amor Divino e de Damião e Júlia (in memoriam), camponeses que acreditaram, que a educação é o maior investimento.

Atual diretora do Colégio Nossa Senhora das Neves, dá tudo de si para que a Escola seja um espaço de aprendizagens múltiplas no qual, além dos conteúdos acadêmicos, os seus alunos sejam capazes de "unir, numa síntese harmoniosa, o Evangelho e a cultura, a fé e a vida".

Educar é...

Processo pelo qual se possibilita que os seres humanos se insiram na sociedade humana, historicamente construída e em construção. É inserir as crianças, os jovens e adultos tanto no avanço civilizatório, para que dele usufruam, como na problemática do mundo de hoje, por intermédio da reflexão, do conhecimento, da análise, da compreensão, da contextualização, do desenvolvimento de habilidades e de atitudes.

Que desafios são superados no dia a dia do educador?

São muitos os desafios que precisam ser superados no dia a dia do educador. Dentre eles, destaco a contribuição para a formação de cidadãos íntegros, conscientes, comprometidos com o desenvolvimento da ciência e da cultura e a serviço dos valores indispensáveis à vida.

O que mais te motiva no trabalho?

A possibilidade de estar contribuindo para a formação de pessoas comprometidas com a construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária.

Para ser feliz?

É necessário que a felicidade resida dentro de nós e dar tudo de si para que o amor reine no mundo.

O que é necessário para uma vida plena?

Perceber-se como criatura, acreditar na vida, confiar em Deus, em si mesmo e, mesmo que seja difícil, acreditar nas pessoas, aproveitando cada momento que a vida lhe oferece para viver com amor.

Missão cumprida?

Terminar cada dia com a consciência de que dei tudo de mim para que o mundo se torne melhor.

Família...

Porto seguro, santuário da vida, reflexo do amor divino...

Nas horas vagas...

Rezar... ler... conversar... partilhar a vida com quem mais precisa.

O futuro será...

Tempo de colher os frutos das sementes que estão sendo semeadas no presente. O futuro a Deus pertence, mas nós podemos vislumbrá-lo bem, bom, eterno...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário