quarta-feira, 28 de maio de 2014

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RN FEZ SESSÃO SOLENE PELOS 75 ANOS DA PROVÍNCIA NOSSA SENHORA DAS NEVES

Por iniciativa do deputado George Soares (PR), a Assembléia Legislativa prestou homenagem às Filhas do Amor Divino, pela passagem dos seus 75 anos de atuação no Nordeste, em evidência ao serviço da Província no RN.
A sessão solene foi realizada na manhã desta segunda-feira, 26 de maio e contou com a presença de Irmãs representantes da Congregação nas diversas regiões do Estado Rio-grandense.
O Deputado George Soares homenageou algumas personalidades que contribuíram para a expansão da Província, entre eles: Dom Nivaldo Monte, Dom Heitor de Araújo Sales, Drª Belinda Pessoa Ferro, as Madres Provinciais e a Ir. Armanda, Ir. Miquelina e Ir. Theônia. Fazendo a entrega de placas a cada um deles, pelos relevantes serviços prestados.
Homenageou ainda aos Colégios da Província no Estado (Nossa Senhora das Vitórias – Assú/RN, Nossa Senhora das Neves – Natal/RN, Cônego Monte – Natal/RN, Nossa Senhora dos Navegantes – Areia Branca/RN, Nossa Senhora da Guia – Parnamirim/RN, Jesus Menino – Currais Novos/RN, Santa Terezinha – Caicó/RN. Teve destaque também às comunidades nas paróquias (Nossa Senhora de Fátima – Parnamirim/RN, Menino Jesus de Praga – São Gonçalo do Amarante/RN, Comunidade Nossa Senhora das Graças – Santa Cruz /RN, Comunidade Mãe Admirável – Nova Cruz/RN). Contou ainda um pouco da história da fundação da Província Nossa Senhora das Neves no Estado, desde a chegada em Caicó, Assú, até Natal.
Fez alusão ao quanto é grato aos abnegados mestres da instituição PRONEVES pelos ensinamentos. E falou que esta oportunidade era para enaltecer e agradecer o trabalho da Província. O deputado, ex-aluno, se referiu ao Colégio das Neves, como “maior instituição educadora e religiosa da região potiguar”.
Irmã Vilma Lúcia, doutora em história da Igreja e historiógrafa da Congregação, fez um breve e poético resgate histórico encerrando sua fala com a reflexão: “Mesmo envolvidas em uma história mesclada de limites, somos impregnadas de evangélicas utopias, geradoras daquela força que a fragilidade tenta esconder. Resgatando origens, celebrando memória, atualizando tradição e agradecendo a todos que ajudaram a construir essa historia.”
A Superiora Provincial das Filhas do Amor Divino no nordeste, Ir. Ana Carla de Melo Silva, em seu discurso de agradecimentos enalteceu o trabalho realizado e a história da chegada da Congregação no RN, agradecendo diretamente aos presentes na homenagem dizendo: “Muito obrigada à Casa Legislativa, a todos e a cada um aqui presente”. Surpreendendo e emocionado ao propositor da homenagem o ex-aluno e deputado estadual George Soares, com a oferta da Comenda Madre Francisca Lechner.
                                                                 
Ir. Márcia Jeane, FDC
Secretária Provincial
                                                                                                                              
 Postado por Jary Brandão

Nenhum comentário:

Postar um comentário