sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Arcebispo de Natal celebra 21 anos de episcopado

Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo Metropolitano de Natal, comemora nesta sexta-feira (06), 21 anos de episcopado. Para celebrar a data, o Arcebispo vai presidir a missa de encerramento da festa de Santos Reis, às 18h30. A sagração de Dom Jaime aconteceu no dia 06 de novembro de 1996, na Basílica de São Pedro, no Vaticano e o sagrante principal foi o então Papa, hoje São João Paulo II. Como lema episcopal, ele escolheu a veemente afirmação de São Paulo: “Scio cui credidi”, que em português quer dizer: “Sei em quem acreditei “ (2Tm 1,12).
Vivência do Episcopado
Dom Jaime iniciou o episcopado na Diocese de Caicó, em 1996, permanecendo na Igreja seridoense até 2005. No mesmo ano, foi nomeado bispo diocesano de Campina Grande (PB). No dia 21 de dezembro de 2011, foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Natal, pelo Papa Bento XVI. Em 26 de fevereiro de 2012, tomou posse como 9º Bispo e 6º Arcebispo Metropolitano, na Catedral Metropolitana, na capital.
Marcas do Governo Arquidiocesano
Desde sua chegada à Arquidiocese de Natal, Dom Jaime buscou o encontro com o próximo e o atendimento às diversas camadas da sociedade, diante de suas necessidades, desenvolvendo diversas ações, entre elas, visitas pastorais, nas quais ele teve a oportunidade de se encontrar com os jovens, com os agentes de pastorais e a comunidade em geral. Além disso, foi no governo de Dom Jaime, que a Arquidiocese passou a realizar a Caminhada da Solidariedade, que neste ano vai para a 3ª edição. A atividade consiste em uma iniciativa que visa a arrecadação de recursos, que serão destinados aos menos favorecidos.
Dom Jaime sempre teve a preocupação em desenvolver atividades voltadas para o social. Em 2016, ele, juntamente com os bispos das Dioceses de Mossoró e Caicó, seguiu em caravana para visitar as obras de transposição do Rio São Francisco, no eixo que beneficiará, entre outros estados, o Rio Grande do Norte, como uma forma de conhecer a realidade e também poder colaborar com algumas sugestões, que venham beneficiar as camadas mais necessitadas. O Arcebispo também preside o Observatório do Nordeste, uma instituição de estudos, pesquisa e assessoria, destinado a aprofundar o conhecimento sobre a realidade socioeconômica, política e cultural do Brasil, do Nordeste, especialmente, a vulnerabilidade, a pobreza e a exclusão social, suas causas e manifestações, visando à construção de um modelo de desenvolvimento baseado na sustentabilidade e na justiça social.
Antes do Episcopado

                Dom Jaime nasceu na cidade de Tangará, na região do Trairi do estado do Rio Grande do Norte, no dia 30 de março de 1947. Ingressou no seminário aos 14 anos de idade, em fevereiro de 1961. Foi ordenado diácono no ano de 1974 e sacerdote no dia 01 de fevereiro de 1975. Sua primeira paróquia foi a de São João Batista, no município de Pendências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário