domingo, 1 de janeiro de 2017


   FDC COMEMORAM ANIVERSÁRIO DA    MADRE FRANCISCA LECHNER
Celebramos hoje, o aniversário de nascimento da Madre Francisca Lechner, fundadora da Congregação Filhas do Amor Divino. Francisca Lechner nasceu em Edling, na Alemanha. Era filha de uma família simples que acima de tudo temia a Deus. Era a quarta filha, dentre as sete filhas no lar dos Lechner e desde a infância demonstrou uma personalidade firme com especial capacidade de liderança. Estudou com as Irmãs Escolares e formou-se professora.

Pressentindo um chamado divino para realizar algo em favor dos mais necessitados, saiu de sua terra natal e foi para Viena onde viu retratado nas jovens vindas do interior "os necessitados" que a esperavam. Mesmo diante de grandes dificuldades, não vacilou, pois, colocava em Deus toda a sua confiança.

Assim, com o objetivo de acolher estas jovens que chegavam do interior em busca de emprego na capital, totalmente desamparadas e entregues à própria sorte, preocupada também com a educação de meninas e com o desejo de amparar idosos, fundou a Congregação das Filhas do Amor Divino, no dia 21 de novembro de 1868.  

Desse modo, os princípios educacionais da Congregação Filhas do Amor Divino estão pautados em duas grandes vertentes que se complementam: a vértice do conhecimento teórico-acadêmico, com base na pedagogia de projetos, e a vértice religiosa, pautada nos princípios educacionais da fundadora da Congregação das Filhas do Amor Divino, Madre Francisca Lechner.

A Madre ainda nos deixou o lema: TUDO POR DEUS, PELOS POBRES E PELA NOSSA CONGREGAÇÃO e um programa de vida:
Nenhuma manhã sem uma oração fervorosa.
Nenhum trabalho sem uma boa intenção.
Nenhuma alegria sem um obrigado a Deus.
Nenhuma palavra sem me lembrar do Omnipotente.
Nenhum sofrimento sem serena resignação.
Nenhuma ofensa sem perdão.
Nenhum pecado sem arrependimento.
Nenhuma acção do próximo sem ser interpretada benignamente.
Nenhuma boa ação sem humildade.
Nenhum pobre sem auxílio.
Nenhum coração sofredor sem uma palavra de conforto.
Nenhuma noite sem um exame de consciência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário