domingo, 17 de junho de 2018



É TEMPO DE FESTEJAR SÃO JOÃO
O mês de junho é dedicado a São João, ocasião em que se realiza uma festa pagã porque se acredita que o apóstolo de Jesus nasceu no mês de junho. Além disso, é o período em que se produz o solstício de verão no hemisfério norte e inverno no hemisfério sul. 

Durante o mês de junho, quando o sol está no seu ponto mais alto, tem-se o dia mais longo do ano nos países do hemisfério norte, e a partir de então, ele vai perdendo força e os dias se tornam mais curtos. É por isso que esta celebração é ligada a rituais como acender fogueiras e fogos para dar mais força ao sol. 

O fogo é o grande protagonista da Noite de São João, e tem duas simbologias: purificar os pecados e render culto ao sol. Em muitos países do mundo se festeja esse dia acendendo fogueiras na praia.

A fogueira ainda possui outro significado. Para os cristãos, a fogueira está relacionada ao nascimento de São João Batista. De acordo com os católicos, Santa Isabel acendeu uma fogueira para avisar à Maria, mãe de Jesus, do nascimento de seu filho, João Batista, no dia 24 de junho. Para os pagãos, a fogueira também serve espanta os maus espíritos.


A festa de São João é celebrada em muitos países ao redor do mundo desde a Europa a América do Sul. Em países como a Espanha, Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, Venezuela e Brasil, a festa recebe o nome de Festa Junina e esta data se destaca no calendário anual desses países. 

No Brasil, a data é celebrada desde 1583. O costume foi trazido pelos portugueses e espanhóis, ainda como uma forma de agradecer pelas colheitas, mas também como uma maneira de homenagear os santos do mês de junho. A comemoração da safra se realizava com cantos, danças, fogos e comidas, integrando a religiosidade e a festividade, a devoção e a distração. Aos poucos, outros elementos foram sendo introduzidos nas festas juninas. A quadrilha, por exemplo, chegou ao Brasil no século 19, trazida pela corte portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário