sexta-feira, 5 de junho de 2009

I Seminário dos Associados do Amor Divino

A semente plantada pela Me. Francisca Lechener vai germinando também no Brasil através dos leigos que bus-cam viver o carisma e cumprir com suas vidas a missão de “Fazer o bem, alegrar, tornar feliz e conduzir ao céu”. Foi neste clima de alegria e reencontro que aconteceu o I Seminário para os Associados do Amor Divino (SAAD),na sede da Província Nossa Senhora das Neves, em Emaús – Parnamirim/RN. O tema “A fé cristã na América Latina” deu o norte de todo o encontro que além de formação teve o objetivo de divulgar inúmeras atividades do Movimento.A mesa de abertura foi composta pela Irmã M. Teonas Bezerra, FDC, Provincial do Nordeste Brasil, Irmã Judith Farias, FDC, diretora dos Associados FDC, Pe. Stanley Lopes, pároco de Acari/RN, Irmã Laúdia Langer, FDC, representante da Província Nossa Senhora da Anunciação do Sul do Brasil e Srª Maria Dulce, presidente dos Associados FDC de Parnamirim/RN. Desde a sede da Congregação, em Roma- Itália a Irmã Nivalda Montenegro, FDC, telefonou na abertura do Seminário afirmando o apoio do Conselho Geral á realização do evento, e que ainda todas as irmãs residente no Generallato estavam unidas aos participantes através da oração.As caravanas de associados FDC aos poucos contagiavam a PRONEVES, bem como as diretoras que são irmãs que coordenam os grupos. Os participantes chegavam de Palmeiras dos Índios/AL, Parnamirim/RN, Assu/RN, Maracanaú/CE, Fortaleza/CE, Patos/PB, Areia Branca/RN, Pureza/RN, Currais Novos/RN, Nova Cruz/RN, Caicó/RN e muitas irmãs residentes na sede da província acompanhavam aquele momento histórico.

Este foi tema apresentado no I SAAD pelo Pe. Stanley Lopes abordando o contexto da Conferência de Aparecida que aconteceu recentemente no Brasil, reunindo os Bispos de toda a América Latina onde o documento final proposto tem a finalidade de orientar a missão da Igreja neste continente. Assim, o Pe. Stanley contextualizou as resoluções do CELAM com missão dos Associados do Amor Divino, cuja missão não é nova pois foi proposta há quase dois séculos pela Serva de Deus Me. Francisca Lechener, mais com seu profetismo vai adequando-se a realidade dos leigos no seio do carisma do Amor Divino nos dias de hoje.Numa segunda palestra o Pe. Stanley Lopes falou sobre a vida do cristão seguindo a figura do Filho, com o tema “Para que nele tenham vida”, esta deve ser o primeiro modelo daqueles que desejam seguir e mergulhar na intimidade do amor de Deus. Pe. Stanley ainda aceitou de bom grado a indicação da Irmã Judith Farias, FDC, para ser o diretor espiritual dos Associados e da Juventude do Amor Divino – JAD.

A Irmã Judith Farias, FDC, esteve recentemente em Roma representando a Província N. S. das Neves, é uma ardorosa lutadora pelo fortalecimento dos Associados e da Juventude do Amor Divino, nesse contexto coube a esta valorosa Filha do Amor Divino apresenta ao Seminário um breve relatório do que foi tratado no Capítulo Geral da Congregação acerca dos Associados.Segundo Ir. Judith Farias, os Associados do Amor Divino da Província dos Estados Unidos chegou a Inglaterra e já se espalha por toda a Europa, com perspectiva de atingir o mundo com o belo carisma de “tornar visível o amor de Deus no mundo”.Ainda no Capítulo Geral houve a necessidade de convocar especialistas de Roma para elaborar um Estatuto para os Associados do Amor Divino, de forma que haja uma padronização das ações em todo o mundo, sem perder de vista as especificidades de cada lugar. Relatou também que o Associado pertence ao carisma e não à Congregação, deixando assim claro o velho paradigma do lugar que os leigos ocupam na família lecheneriana.Logo após esta brilhante palestra houve a visita dos participantes do I SAAD a Vila Maria, lar das Irmãs Filhas do Amor Divino que devido a idade avançada se encontram no Proneves para receberem os cuidados necessários.A programação do Dia encerrou com a celebração da Santa Missa celebrada pelo Pe. Stanley Lopes, em memória de N. S. de Fátima, e logo em seguida com um animal show apresentado pelas cantoras Sônia e Leia.

A primeira vista alguém que olha para a Irmã Ananilia Gomes, FDC, com seus mais de 70 anos julga que ela foi professora de educação física durante boa parte de sua vida, mas inquieta com a idade que chegava e sem “perder o pique” decidiu procurar outra modalidade para exercitar seus dons.Desta forma Irmã Ananília,,que atualmente reside em Currais Novos-RN, resolveu cuidar do pobres, lembrando uma frase cotidianamente rezada na comunidade “Tudo por Deus, pelos Pobres, e Pela nossa Congregação”.Deste sonho de servir aos pobres materialmente, ela fundou na região da Serra de Santana a Casa do Pobre, lugar onde os famintos, drogados, mendigos, mães com seus filhos, jovens sem esperança recebem comida e acolhimento.No I SAAD este foi um dos momentos mais vivos porque sentimos na prática a manifestação do Espírito Santo que chamou esta grande Irmã para atuar junto aos pequenos, e o Amor Divino é materializado neste grandioso trabalho. Ao final houve apresentação de um documentário e assinatura do livro de visitantes da Case do Pobre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário