quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Dia de Festa, 144 Anos de Fundação

Primeiros objetos comprados por
Madre Francisca para a Congregação.


A Congregação das Filhas do Amor Divino (do latim Congregatio Filiae Divinae Caritatis: FDC) é uma ordem religiosa católica romana com sede em Viena, Áustria, fundada por Madre Francisca Lechner em 1868. A Congregação das Filhas do Amor Divino foi fundada em 21 de novembro de 1868, quando a madre alemã Francisca Lechner recebeu permissão para instituir uma comunidade religiosa que tinha como objetivo acolher as jovens que migravam para as grandes cidades da Europa em busca de emprego no contexto histórico da Revolução Industrial.

MULHER. Fundadora, feita à imagem e semelhança de Deus, nascida no dia 1º de janeiro de 1833, na Baviera/ Alemanha, batizada no dia seguinte. Capaz de ser livre, de conquistar horizonte e significativos espaços; Corajosa frente aos desafios do tempo e no enfrentar riscos com inabalável confiança em Deus; Audaz como ponta de lança no abrir caminhos para a realização do Projeto de Deus; Atenta às manifestações de Deus e às necessidades do povo pobre; Perspicaz no conhecer a realidade e problemas sociais da época; Sábia no descobrir o caminho para solucionar problemas; Feliz no encontrar o sentido profundo da vida e da missão; Orante no cumprir a missão em comunhão com Deus; Solidária no colocar-se junto a pessoas necessitadas; Alegre no relacionamento com as pessoas; Segura na execução do Projeto de Deus; Forte na superação de situações difíceis; Agradecida pelos benefícios recebidos; Inovadora no fundar a Congregação; Livre por saber-se amada e querida; Autônoma nas iniciativas; Singular no amor; vigorosa; Santa!

Há 144 anos Madre Francisca Lechner, sozinha, acreditando no plano de Deus para ela, fundou, na Igreja, a Congregação das Filhas do Amor Divino para tornar visível o Amor Divino no Mundo.  Desta forma ela não se viu iludida na sua confiança em Deus e lhe agradeceu a sua ajuda de todo o coração. Expressou esta gratidão estabelecendo no dia 21 de novembro festa de Maria da Apresentação, como data do aniversario da congregação, a ser festejado a cada ano. Queridas Filhas e filhos do Amor Divino festejemos hoje com muito amor e gratidão por Deus nos ter concedido esta maravilhosa congregação tendo como fundadora Madre Francisca Lechner exemplo de vida a ser vivido. Somos nós, suas filhas e filhos, os responsáveis para dar continuidade a esse carisma que ela nos legou.

Milhares de pessoas, em 21 países, na missão de revelar o  Amor Divino!


Igreja da Casa Mãe
Urna com os restos mortais
de Madre Francisca

HINO À MADRE FUNDADORA
Letra e música: Irmã Heliodora
Canta: Irmã Josileide Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário