domingo, 7 de junho de 2015

Agradeçamos ao Senhor pelas vocações em Uganda


Os dias 24 e 25 de janeiro deste ano foram dias de grande festa na Casa de Formação, em Kagando, Uganda. Durante a Visita Canônica da Superiora Geral Ir. Maria Dulce Adams, as três Candidatas foram admitidas ao Postulantado: Agnes Nowamazima, Catherine Ahimbisibwe e Emmilida Awori.


Três Postulantes ingressaram no Noviciado: Ir. Vastine Kamukama, Ir. Caroline Kulume e Ir. Jacentah Nimusiima.


Nove Irmãs Junioristas renovaram os votos religiosos. Naquele sábado de 24 de janeiro à tardinha, a comunidade de Kagando era o centro da alegria, felicidade, gratidão, entusiasmo. Todas nós que participamos daquela celebração, respiramos uma bênção  celeste, percebendo a invisível presença de M. Franziska Lechner e outras Filhas do Amor Divino do céu, no meio de nós.  




  
O domingo, 25 de janeiro, foi um dia todo especial para a Noviça Ir. Olivia Tumushabe que, durante a Missa solene, presidida pelo arcebispo de Mbarara, D. Bakyenga, professou os primeiros votos. Talvez não seria errado dizer que o povo africano é sem igual com relação à preparação e à celebração da festa.  Ali se pode provar, experimentar pessoalmente, porque é muito difícil descrevê-lo com palavras. Senhor, vela sobre estas jovens a Ti consagradas, para que possam perseverar no Teu serviço até o fim. Amen!

Celebrações religiosas na Província Nossa Senhora da Anunciação


No último dia do retiro anual, 31 de janeiro de 2015, orientado por Frei João Carlos Karling, ofm, no Convento Nossa Senhora da Anunciação, em Cerro Largo, Rio Grande do Sul, Brasil, durante a oração das Laudes, às 06:15, a jovem Otília Wagner Welter foi admitida ao Postulantado, pela Superiora Provincial, Ir. Jacinta Webler.  - Ir. Joseana Pereira Carvalho foi nomeada mestra do Postulantado e, assim, recebeu a missão de acompanhar a jovem no processo formativo do Postulantado, no ano de 2015, na comunidade “Nossa Senhora Aparecida”, no bairro Nova Santa Marta, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.Um espírito de alegria brilhava no coração das Filhas do Amor Divino, no alvorecer do dia 01 de fevereiro. As Irmãs e as jovens participantes do retiro, também o frei João Carlos, a comunidade do Convento Nossa Senhora da Anunciação, a comunidade de Betânia, as outras Irmãs e as jovens se reuniram na Capela do Convento às 06:15. Durante a oração das Laudes, a Postulante Jusara Maria Welter Knob foi admitida ao Noviciado. Ir. Jacinta Webler confiou à Ir. Teresinha Maria Feix a missão de acompanhar e orientar a Noviça no seu percurso formativo durante o Noviciado, segundo as Constituições da nossa Congregação.

“O Amor Divino é imenso, terno e eterno e me põe numa atitude de comunhão com toda a nossa amada Congregação e a Província. É Deus que, com Seu amor,  me tomou pela mão e me trouxe aqui. E é a Ele que, seguindo o exemplo da nossa Mãe Maria e de Madre Franziska Lechner, eu respondo a cada dia com novo ardor ao convite de PERMANECER. Permanecer e deixar-me guiar pelo Espírito Santo e, seguindo a Sua voz, eu Lhe permito completar o bom trabalho em mim, que será agradável aos Seus olhos”. (Ir. Jusara, Noviça). Durante a Santa Missa, as Irmãs Junioristas renovaram os votos.
O dia 02 de fevereiro foi o dia da celebração dos Jubileus de 25, 50, 60 e 70 anos de vida religiosa de 17 Irmãs da Província. A solene celebração Eucarística foi presidida pelo Bispo da Diocese de Santo Ângelo, Dom Liro Vendelino Meurer, e concelebrada por outros 15 sacerdotes. Entre as jubilares, faltaram: Ir. M. Frieda Neis, que vive na comunidade de Breitenfurt, na Áustria, e Ir. Maria Salete Wagner, membro da comunidade da Casa Generalícia, em Grottaferrata, Itália. Depois da Missa, as Irmãs transcorreram o resto do dia na feliz convivência com os familiares, as Irmãs e os hóspedes convidados, aos quais foi servido um delicioso almoço.
Como Maria, nós aclamamos: A minha alma engrandece o Senhor, o meu espírito exulta em Deus, meu Salvador. Ele voltou os olhos para a pequenez da sua serva. Seja bendito o Deus dos pequenos, agora e sempre! Hoje, na alegria do Jubileu, nós nos dirigimos às nossas caras Superiora Geral e Superiora Provincial, e a cada Irmã da abençoada família das Filhas do Amor Divino e da nossa Província, para demonstrar o nosso afeto, a nossa estima e a nossa gratidão pela presença e participação na nossa celebração jubilar”. (Ir. M. Rogéria Cadó, FDC, em nome das Jubilares).

Ir. Teresinha Maria Feix, FDC

FDC tornam visível o Amor de Deus na Inglaterra  

Poderia ser somente uma sensação minha, mas onde quer que eu vá sinto que as pessoas têm fome de fé, de alguém que seja mais forte e maior que elas. Vendo isto, tivemos os retiros para os estudantes universitários, para os grupos dos crismandos, para as crianças nas escolas, para a comunidade das minorias na Inglaterra e para as reuniões de jovens diocesanos, como, por exemplo, IGNITE Festival, que acolheu cerca de 300 jovens, que estavam se preparando para a Crisma aqui, em Swaffham. Ir. Francis Ridler, FDC, fazia parte da equipe organizativa deste evento. A nossa Candidata, Graziela Gonçalves, falou para o grupo dos crismandos em Cambridge, como Deus chamava as pessoas na Bíblia, mas, sobretudo, como Ele chama também hoje. Nesses encontros partilhamos a nossa fé e quem somos nós como FDC, particularmente neste Ano da Vida Consagrada.

O retiro com os estudantes da Universidade de East Anglia, em Norwich, geralmente tem início no sábado com a oração da tarde, na comunidade, e se conclui no domingo com a Santa Missa vespertina, na Capelania da UEA. O nosso forte elo entre os estudantes da UEA é a nossa Candidata Anna Yeo, que no ano passado prestou o exame para o Master of Science. Anna e o capelão universitário, o diácono permanente Andrew, nos ajudaram a aprofundar o nosso relacionamento com os estudantes, participando
frequentemente à Missa deles na capelania.
Este ano, no dia 01 de fevereiro, perguntamos aos sacerdotes nas diversas cidades se poderíamos ir alguma às suas paróquias, para sermos um sinal visível da vida consagrada. Em consequência, Ir. Danuta Wlocka, FDC, foi no domingo a Cambridge, onde proclamou a Leitura em inglês e falou sobre a vida consagrada durante a Missa em polonês.
Ir. Linda Pergega participou das Missas em inglês e em polonês, no sábado e domingo, onde cantou o Salmo durante a Missa nos dois dias. Em suas homilias, os sacerdotes mencionaram a nossa Congregação e também as nossas Candidatas e as Noviças, pelo que somos muito gratas a Deus.
Depois de ter visitado estes e outros lugares, posso identificar-me com Jesus, que disse: “A messe é grande, mas os operários são poucos”. Somos, verdadeiramente um sinal visível de Deus neste lugar, como foi Madre Franziska Lechner no seu tempo e como o são todas as nossas Irmãs onde quer que sirvam hoje.
Ir. M. Linda Pergega, FDC

Festa na Província do Brasil Nordeste: profissão dos votos e jubileus religiosos

O Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, RN, com alegria, acolheu as Irmãs, os familiares e amigos e as Irmãs da Congregação do Coração Imaculado de Maria e as nossas Irmãs de várias comunidades, que, com sua participação, tornaram a celebração ainda mais bela. A Capela do Colégio estava muito bem
decorada e todos se sentiam bem-vindos. A santa Missa foi presidida pelo arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e concelebrada pelos arcebispos eméritos:  Dom Matias Patrício de Macedo e Dom Heitor de Araújo Sales e outros sacerdotes. Ir. Daniely Sandra de Lima e Ir. Joana Darque Vieira Dias fizeram a primeira profissão dos votos e 14 Junioristas renovaram os votos.

A Superiora Provincial, Ir. Ana Carla de Melo Silva, juntamente com outras três co-Irmãs festejaram o jubileu de prata, 25 anos de vida religiosa. Outras quatro Irmãs celebraram os 50 anos de vida religiosa. Uma Irmã celebrou os 60 anos de vida religiosa e outra celebrou os 70.
Depois da cerimônia, foi oferecida uma merenda aos bispos e aos sacerdotes. Os convidados se reuniram em Emaús, na sede da Província.

[Jubilieu de Prata] (O texto foi retirado do Informativo Proneves)

52a Assembleia da Confederação Interamericana de Educação Católica

Ir. Marli Araújo da Silva, FDC, diretora do Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal/RN, Nordeste do Brasil, participou da 52ª Assembleia Interamericana de Educação Católica, na cidade do México, de 11 a 14 de fevereiro de 2015, representando as escolas católicas do Brasil, juntamente com a secretária da ANEC (Associação Nacional de Educação Católica) do Brasil. Entre os assuntos tratados, como sejam: a realidade da educação católica no continente americano, a elaboração do plano estratégico para o triênio 2015-2017, a avaliação institucional de qualidade e outros, falou-se também do Congresso Mundial de Educação Católica, que se realizará em Roma, de 14 a 21 de novembro de 2015, com o tema: Educar hoje e amanhã, uma paixão que se renova. Na abertura da Assembleia, foi celebrada a santa Missa na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, presidida pelo Núncio Apostólico no México, D. Christophe Pierre, e concelebrada por muitos sacerdotes. A viagem e todas as outras despesas de Ir. Marli foram assumidas pela ANEC. (Ir. M. Nivalda V. Montenegro, FDC)

Celebração dos jubileus de ouro e de prata na comunidade da Casa Generalícia



 O domingo, 22 de fevereiro de 2015, foi todo especial para a comunidade da Casa Generalícia. Ir. Maria Salete Wagner, da Província Nossa Senhora da Anunciação, Brasil Sul, que é a superiora da comunidade, celebrou os 50 anos de vida religiosa, e Ir. Martina Holzer, da Província Mãe três vezes Admirável, Áustria, conselheira geral e secretária geral, celebrou os 25 anos de vida religiosa. A Missa solene teve início às 11 horas na nossa Capela e foi presidida pelo nosso Capelão P. Eugenio Borrotti e concelebrada por P. Geraldo dos Reis Maia, Reitor do Colégio Pio Brasileiro. Juntamente com o padre Geraldo, vieram para a festa as nossas Irmãs que trabalham no Colégio Pio Brasileiro: Ir. Irene Dalla Rosa e Ir. Laura Kuhn. Estiveram presentes também as Irmãs da comunidade da Villa Fidelis: Ir. Jolanta Stefanów e Ir. Bożena Skorulska, e da comunidade da Vigna/Roma a superiora, Ir. M. Adriana Szkółka.
Ir. Maria Dulce Adams, Superiora Geral, saudou expressivamente as jubilares, num breve discurso, espiritualmente rico e profundo:
Caríssimas jubilares:

Ir. Salete Wagner, que celebra 50 anos, e Ir. Martina Holzer, que celebra 25 anos de fidelidade ao Deus de Abraão, de Jacó e de José!
Celebramos a vossa fidelidade radicada na fidelidade do enviado por Deus, o nosso Senhor Jesus Cristo – o amado Esposo das vossas almas! A atuação desta Aliança eterna é um dos dons maiores do Amor Divino! Nosso coração rejubila e canta porque o cunho divino-esponsal posto nos vossos corações se faz fidelidade quotidiana e adoração profunda no culto, inclina-nos à vontade divina, dispõe-nos ao serviço total a Deus e aos irmãos e nos “faz testemunhas ao mundo inteiro do seu amor e da sua misericórdia” (Papa Francisco, carta de 21/11/2014). Nós vos recomendamos à terna proteção da Mãe três vezes Admirável e a ela confiamos as vossas vidas e todas as pessoas que vos são caras.
Durante esta santa Eucaristia, com júbilo e juntas, agradeçamos ao Pai, que nos chamou para sermos Filhas do Amor Divino por todos os séculos.
Após a Missa e as congratulações, foi servido o almoço festivo com a indispensável torta (desta vez, eram duas) e champanhe.
A atmosfera de festa se transferiu para a sala de refeição bem decorada e todos gozaram dos momentos de comunhão fraterna. À tarde chegaram as outras duas Irmãs da comunidade da Vigna, em Roma: Ir. Cecylia Czerepak e Ir. Agnieszka Sabiniok, para cumprimentar as Irmãs jubilares: AUGURI!

Muitas saudações de Cochabamba, Bolívia!

A Quaresma é tempo para se fazer uma reflexão mais profunda, para rezar mais, para nos unirmos a Jesus sofredor, meditando as estações da Via Sacra Neste ano, iniciamos o trabalho pastoral na periferia de Cochabamba. O nosso pároco nos sugeriu que organizássemos ali a Via Sacra e fizéssemos a preparação para os sacramentos.  Cada 2ª segunda-feira do mês se celebra a Missa. Ali não existe Capela, pelo que a Missa é celebrada ao ar livre. Participam da Via Sacra muitas
crianças e também alguns adultos. Iniciamos às 19:00 horas com o Rosário da Divina Misericórdia, depois caminhamos pelas ruas e fazemos a Via Sacra O povo, na frente das casas, prepara um pequeno altar, onde nos detemos e meditamos sobre a Paixão do Senhor Jesus.  Lemos as meditações, cantamos e rezamos pelas famílias, pelos participantes da Via Sacra, por todo o mundo e, em particular, pelos cristãos perseguidos.  Depois que terminamos a devoção da Via Sacra, Ir. Paulina asperge todos os presentes com água benta. Por volta das 21:00 horas, terminamos a devoção com a oração pelo Santo Padre.  Na última sexta-feira, antes da Semana Santa, nós nos recolhemos em nosso quarteirão e, rezando, caminhamos em direção ao Santuário de Guadalupe, unindo-nos aos outros grupos.

Ali se começa a Via Sacra às 21:00 horas. Nesta oração, lembramos em particular todas as Filhas do Amor Divino. Obrigada pelas vossas orações e sacrifícios feitos segundo as nossas intenções. Isto nos dá a força para entrar numa nova realidade. Rezemos para que a Semana Santa nos uma espiritualmente e que o Senhor toque os nossos corações e nos torne semelhantes ao Seu Coração.  Que Maria seja o nosso guia, juntamente com madre Franziska, as nossas Irmãs Mártires do Drina, com Madre Ludovica e as nossas Irmãs que se alegram com Jesus no céu.  Vale a pena viver par este único AMOR! Nós vos saudamos de coração e rezamos por vós!
Ir. Mariola Furgała, FDC
Ir. Paulina Calicho Avendano, FDC
Ir. Lidia Pardo Baderrama, FDC

Celebração da festa de São José, assinalada com a Primeira Missa na nova Capela

Este ano, a Missa anual e a Potluc, ceia para a festa de São José, foi outro sucesso! (um Potluc é uma reunião de pessoas em que cada pessoa ou grupo de pessoas contribuem com um prato de alimento preparado pela pessoa ou pelo grupo, para ser partilhado entre o grupo reunido). Mais de 50 alunos da St. Joseph Academy, famílias, professores e estudantes se uniram às Irmãs para uma noite de festa no novo convento. A festa teve início com uma Missa especial em honra de São José, presidida por Mons. Whalen, e os nossos Hill Singers conduziram o canto. Todos estavam plenos de alegria não só pela festa de São José, mas por estarem finalmente em condição de celebrar a Missa na Capela recentemente reconstruída. 


Depois da Missa, os convidados se dirigiram à sala de refeição do convento e se serviram de uma seleção de mais de 30 pratos preparados em casa e que eles tinham contribuído para a ceia Potluck

Quando foi perguntado a alguns como se sentiam ao celebrar o dia de São José na nova Capela, as alunas concordaram como era belo estar com as Irmãs e as suas companheiras de classe num lugar que muitos consideravam a sua segunda casa. Não importa se esta festa tenha sido a primeira, ou a quarta celebração do dia de São José na Hill; todos os participantes partilharam o sentimento de gratidão e de felicidade. Gostaríamos de agradecer a todos aqueles que contribuíram para o sucesso da celebração da nossa Jornada Anual de São José. Que se tratasse de um prato de biscoitos feitos em casa, uma contribuição para a escola, ou uma mão amiga durante a impostação deste evento, as Irmãs são sempre gratas pelo amor e sustento demonstrado.

Membros da família St. Joseph Hill (Texto extraído do blog St. Joseph Hill Accademy)

125° aniversário de morte de Ir. Luka Liengitz em Sarajevo

No Domingo de Ramos, 29 de março de 2015, no nosso cemitério de Betânia, em Sarajevo, foi celebrada a santa Missa com a qual se quis recordar o 125º aniversário da morte da nossa Ir. M. Luka Liengitz. A celebração eucarística foi presidida por P. Mario Ćosić e concelebrada por outros dois sacerdotes. Participaram da Missa numerosas Irmãs nossas de Sarajevo e das comunidades vizinhas e de outras congregações religiosas e um maior número de fieis que veneram Ir. Luka. Elizabeth Liengitz nasceu no dia 9 de janeiro de 1861, na Caríntia (Áustria). Ingressou na Congregação das Filhas do Amor Divino em novembro de 1881, em Viena. No mês de agosto de 1882, foi admitida ao Noviciado e recebeu o nome religioso de Ir. M. Luka. A nossa Fundadora, Madre Franziska Lechner, enviou Ir. Luka para a Bósnia, que naquele tempo era uma terra de missão. Não foi fácil deixar a pátria (Áustria) e ir para um país estrangeiro, sem conhecer a língua, o povo, os costumes, a cultura .... Somente a fé e o amor podiam ajudá-la a aceitar aquela viagem para uma terra desconhecida. No Instituo São José, em Sarajevo, Ir. M. Luka fazia o serviço de porteira (recepcionista) do convento e da escola. Amava as crianças da escola e, sobretudo, aqueles pobres, independentemente da sua religião, idade e nacionalidade. Venceu os corações das crianças e dos jovens abrindo a porta com uma palavra calorosa, fornecendo o alimento a quem tinha fome, roupa aos mal vestidos, alegria aos tristes, conforto aos desencorajados. O amor concreto superou a barreira linguística. No mês de janeiro de 1890, a superiora da comunidade referiu à nossa Fundadora a grave condição de saúde de Ir. M. Luka. Esta notícia deixou M. Franziska muito triste e preocupada. Ela escreveu à superiora de Sarajevo: “..., saudações a Ir. M. Luka e diga-lhe que na Casa Mãe se reza muito por ela .... Se Deus quiser, certamente será curada ...”.
Todavia, ela morreu de tuberculose no dia 30 de março de 1890. Tinha apenas completado 29 anos.
A sua vida relativamente breve foi plena de numerosas obras de amor para com Deus e com o próximo. Durante a sua vida, Ir. M. Luka foi uma verdadeira mãe para os necessitados e isso se tornou ainda mais evidente depois da sua morte, quando ao seu túmulo começaram a chegar as pessoas de várias religiões e nacionalidades com seus sofrimentos e necessidades. O seu túmulo se tornou e é até hoje o lugar onde se pedem as graças e se deixam os agradecimentos, não só do povo de Sarajevo, mas também pessoas provenientes da Bósnia e Herzegovina e de fora do País. Veem os doentes e os abandonados, os divorciados e os sem trabalho, os estudantes e os alunos, individualmente ou em grupos, levam flores, folhas escritas com pedidos e agradecimentos.
Veem em qualquer momento e condições de tempo: pela manhã, à tarde, à noite ... . Os agradecimentos escritos falam das graças recebidas para a alma e para o corpo, para a cura, para a reconciliação nas famílias, para um nascimento feliz, para um exame bem sucedido, pela obtenção de um trabalho, pelo sucesso na escola e no trabalho...
O que sabemos de Ir. M. Luka é suficiente para sermos convictas que se tratava de uma Irmã santa, que testemunha ainda hoje o amor de Deus para com todos os homens, continuando esta missão de amor iniciada durante a sua vida terrena.
 Sr. M. Sniježna Stjepandić, FDC.
 

Redação de FDC-Notícias (1/2015):
Sr. Danica Sanader, FDC.
Tradução para o português:
Ir. M. Nivalda V. Montenegro, FDC.




Nenhum comentário:

Postar um comentário