quinta-feira, 23 de julho de 2015

O planeta exige "uma mudança radical do nosso estilo de vida"

Aconteceu nesta semana em Paris a "Cúpula das Consciências", reunião preparatória para a Conferência sobre as Alterações Climáticas prevista para dezembro deste ano, também na capital francesa. O encontro, que reúne cerca de 40 personalidades de todo o mundo e que foi promovido pelo presidente francês, François Hollande, incluiu o patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, o presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, cardeal Peter Turkson, e o rabino David Rose, diretor internacional de assuntos inter-religiosos do Comitê Judaico Americano.

O card. Turkson ressaltou que, para a preservação do planeta, têm de ser tomadas decisões muito firmes. Citando a encíclica Laudato Si’, o cardeal se perguntou que tipo de mundo queremos legar aos nossos filhos.

A mensagem de Turkson foi reforçada por Bartolomeu I, que disse: "Nossa época está enfrentando um desafio único. Nunca antes, durante a longa história do nosso planeta, homens e mulheres se encontraram a ponto de tornar possível a destruição do seu ambiente e da sua espécie". O patriarca recordou que os cientistas "vêm destacando incansavelmente a necessidade de uma mudança radical em nosso estilo de vida, a fim de reduzir as atividades poluentes que influenciam a mudança climática".

Bartolomeu I também convidou as "igrejas irmãs de Roma e Constantinopla" a se consolidarem como espaço para a ação ecumênica, com "seu empenho comum em favor da nossa casa comum, através da oração e da ação". Os cristãos, foi o convite final de Bartolomeu I, devem "transformar o perigo", com a fé, "num apelo à conversão dos corações".

Fonte;ZENIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário