sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Confissão por telefone


Conta uma história que passava do meio-dia. Um certo padre acabara de almoçar: momento de descanso, de pensar nas coisas boas da vida e planejar as atividades da tarde. O telefone tocou. Levantou-se da cadeira, foi para a sala caminhando lentamente e atendeu: Alô. Por favor, eu queria falar com o padre. O que você deseja? É o padre quem a está atendendo. Sabe, padre, eu queria confessar os meu pecados. O senhor pode me atender? Posso. Venha a minha casa e eu a atenderei, respondeu o padre. A jovem do outro lado da linha disse: “Não quero incomodá-lo, padre. Não posso fazer a Confissão por telefone mesmo? Eu contaria os meus pecados daqui e o senhor me daria a absolvição daí. Pode ser?”. O padre ficou surpreso com a proposta dela. Não a espera, e disse: “Nenhum padre ministra Sacramentos por telefone. Veja um horário que você possa vir. Estou à sua disposição”.

A sociedade de nosso tempo está, cada vez mais, acostumada com as facilidades que o “deus mercado” nos oferece: rápido atendimento, pronta entrega, satisfação do cliente, etc. basta pegar a lista telefônica e procurar a palavra “disk”. Você vai se surpreender. É disk para tudo: pizza, remédio, chaveiro, gás, água, lanche, supermercado... Se por um lado esses serviços facilitam a vida das pessoas; por outro lado, as acomoda demais. Já pensou se a moda pega na Igreja? Disk Confissão, Eucaristia, padre... Jesus não quer que Seus discípulos sejam acomodados, preguiçosos, desanimados. Ele deseja que Seus seguidores sejam ardorosos, alegres, dispostos a tudo para viver a Graça. Certa vez, Jesus caminhava para Jerusalém. Aconteceu que Ele passava entre a Samaria e a Galiléia. Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos foram ao Seu encontro. Pararam de longe, e gritaram: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!”. Ao vê-los, Jesus disse: “Vão apresentar-se aos sacerdotes”. Enquanto cainhavam, aconteceu que ficaram curados (Lc 17, 11-14). Os leprosos ficaram curados no caminho. Foram curados porque saíram de si mesmos e foram ao encontro dos sacerdotes. Não receberam tudo facilmente, sem esforço ou sacrifício. A vida é assim! Nada se consegue sem renúncias e sofrimentos. Aquilo que Jesus nos dá é gratuito, é “de graça”. Mas sem abertura de coração, acolhimento da Vontade de Deus e perseverança, a benção vai passar perto da pessoa e não vai transformar sua vida. As coisas espirituais são diferentes das materiais. O Pai, o Filho e o Espírito Santo não usam celular. Não existe “disk Santíssima Trindade”. Neste mês dedicado às missões, sai de si, deixe as falsas seguranças que o mundo oferece. Mergulhe, sem medo, na Graça de Deus! Se você quiser fazer uma boa Confissão, deixe o telefone no gancho, procure o sacerdote de sua comunidade e conte seus pecados. Você experimentará o Amor de Deus, que tem poder de derrubar qualquer barreira.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário