quarta-feira, 24 de outubro de 2012

IRMÃ ERNESTINA

Faleceu ontem em Mossoró/RN a querida Irmã Ernestina Fonseca. Irmã Ernestina pertencia à Comunidade do Educandário Nossa Senhora das Vitórias e era um ícone da Educação daquele município.


Maria Jacy da Fonsêca (Irmã Ernestina) nasceu em 14 de novembro de 1922, na cidade de Assú, Rio Grande do Norte, filha de Samuel Sandoval da Fonsêca e Cecília Soares da Fonsêca, tinha 5 irmãos: Alba, Áurea, Inês, João Batista e José Mariano. Sua vida estudantil sempre esteve ligada ao Educandário Nossa Senhora das Vitórias, o que contribuiu para que ela fizesse opção pelo serviço à Deus, aos pobres e à Congregação das Filhas do Amor Divino já aos 17 anos de idade, quando, no dia 01 de julho de 1939, ingressou no Postulantado. Em 25 de janeiro de 1940 ingressou no Noviciado, professando seus primeiros votos no dia 25 de janeiro de 1942 e dando o seu Sim definitivo em 25 de janeiro de 1948. Em sua vida religiosa Irmã Ernestina tornou-se exemplo de fé, justiça, amor e dedicação à evangelização educativa. Em Assú, onde exerceu o seu apostolado por 48 anos, foi professora de música e, por quase 40 anos, acompanhava as missas na Igreja Matriz de São João Batista como organista. Também lecionou Educação para o Trabalho no Educandário Nossa Senhora das Vitórias.Exerceu a função de diretora da Escola São José que funcionava nas dependências do Educandário Nossa Senhora das Vitórias, conhecida como Escola dos pobres São José. Em sua vida religiosa ausentou-se apenas três vezes de Assú: morou na comunidade religiosa do Colégio Cristo Rei (Patos) 5 anos, no Colégio Nossa Senhora das Neves (Natal), 6 anos e no Educandário Jesus Menino (Currais Novos) 6 anos, onde atuou sempre como professora de Música.



São muitos os depoimentos daqueles que conviveram com a mesma. Segue alguns:

Wagner Oliveira É sempre triste ver uma grande mulher partir... Obrigado Irmã Ernestina, por ter feito parte de nossas vidas. Obrigado. 
Giucianne Souza Contribui muito e na vida de muita gente...sempre disciplinada, organizada, até a rigorosidade dela, valia muito à pena ! Lembro detalhadamente da sala dela, na mais perfeita organização, lembro de tudo ! Toda aquela delicadeza nas coisas, perfeito ! Guardo valiosas lembranças de irmã Ernestina, até quando ela 'reparava' meu namoro com Ricardo Alexandre de Oliveira, tempo bom..muitas saudades mesmo.. 
Rafael Medeiros Vai em paz, Irmã Enerstina. Lembrarei dos chás que tomei em sua companhia! 
Wylker Barros Cumpriu um papel importante na formação de muita gente...permanecerá na lembrança 
Alex Fábio Miguel Irmã Ernestina já estar ao lado de JESUS!!! 
Iane Machado Ir. Ernestina, no lugar que você está, eu sei que você tá sorrindo. E em sua homenagem os anjos estão a aplaudindo. Descanse em paz. A família ENSV e Assu agradece a grande mulher e serva de Deus que podemos ter ao nosso lado todos esses anos! A Terra perdeu uma dádiva, mas o céu ganhou mais uma estrela 
Vilma Pessoa Irmã Ernestina vc foi uma exemplo de educadora da família ENSV, pois muitas coisas vc me ensinou. Você nos deixa muitas saudades, descanse em paz. 

Muito linda a relação de Ir. Ernestina com a todos!










Nenhum comentário:

Postar um comentário