quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Homenagem aos 80 anos do Colégio das Neves



Pronunciamentos marcados pela emoção e depoimentos saudosos exibidos no vídeo produzido pela TV Assembleia especialmente para a ocasião, deram o tom da sessão solene em homenagem aos 80 anos do Colégio das Neves, na manhã do dia 9 de Agosto, na Assembleia Legislativa, evento que lotou o plenário e galerias da Casa.
O presidente da ALRN, deputado Ricardo Motta, disse que a data é motivo de alegria e orgulho e destacou a atuação da escola ao longo desses anos: “Pelo Neves passaram e continuam passando brilhantes gerações, não somente de natalenses, mas de potiguares de todas as partes do nosso Estado. Neves que é uma escola tão completa, que vai muito além do seu papel: é casa que acolhe e que cumpre da maneira mais nobre a sua missão de educar e formar cidadãos”.
Ricardo Motta citou trechos da história da escola, cuja data de fundação remonta a 1932, ano da chegada das primeiras irmãs, Alberta Garimberti, Imaculada Widder, Anunciada Caldas e Luisa Dantas. Nesse mesmo ano foram iniciadas as aulas e inaugurada a capela do Neves, na primeira sede da escola, onde hoje funciona um posto de gasolina.
O deputado lembrou que sua mãe e tias estudaram no Neves e fez menção aos valores transmitidos por várias gerações: da solidariedade, do respeito e amor ao próximo e destacou também as diversas ações sociais realizadas na escola, como o acesso ao ensino de qualidade a jovens e adultos trabalhadores que não tiveram oportunidade ou não deram continuidade aos estudos na idade própria.
A irmã Marli Silva, diretora do Neves, falou em nome da instituição e em palavras breves e emocionadas, agradeceu a todos os que contribuíram e contribuem atualmente com essa história.
Foram homenageados: a irmã Nivalda Vasconcelos Montenegro, superiora provincial; a aluna Maria Clara Peixoto de Macêdo, presidente do centro cívico; os ex-alunos Paulo Cabral; Elizabete Gonçalves, Renato Vaz Rebouças, Terezinha Medeiros; a tenente coronel Margarida Brandão, coordenadora do Proerd; Maria de Fátima Delgado (ex-aluna e advogada), a família Penha, benfeitora da escola desde os tempos da fundação. Roberto Omotto, representando os parceiros da escola e as jornalistas Simone Silva, ex-aluna, mãe de alunos do Neves que representou a imprensa e Marina Lino, assessora do Neves.




Nenhum comentário:

Postar um comentário