sexta-feira, 14 de junho de 2013

RELATO DE IRMÃ VEDRANA SOBRE O TRABALHO DAS FILHAS DO AMOR DIVINO NA ÁFRICA.

Em outubro deste ano, completaremos 15 anos da chegada das Filhas do Amor Divino em Uganda.
Fomos convidadas pelo Senhor Bispo Paul K. Bakyenga e os Frades Franciscanos “Para realizar um trabalho de aprofundamento da vida Eucarística e da vida de oração em nossa Paróquia”, frei Ivica Peric o FM, enviou um convite por escrito. Também, a respeito do nosso carisma e missão ele disse: vivendo aqui com o povo, você descobrira por você mesma o que as Filhas do Amor Divino pode fazer por este povo. Durante alguns meses, cada uma de nós tentou encontrar sua missão e apostolado de acordo com os dons pessoais, possibilidades e boa vontade.
A igreja local nos convidou e Irmã Nicolina Hendges – Superiora Geral na época nos enviou para “Fazer o bem, alegrar, tornar feliz e conduzir ao céu” tornando o Amor de Deus visível em meio aquele amado povo Africano.
Nosso Arcebispo tem acentuado muitas vezes que nós precisamos ser mais do que fazer. Nós Irmãs, estamos tentando combinar as duas coisas. Graças a Deus isto está acontecendo.
Geralmente somos muito gratas ao Senhor nos conservar com saúde. Nenhuma de nós teve grandes problemas de suade, exceto malária. Uganda é um país maravilhoso para vivermos. A população é acima de 33 milhões, há cerca de 62 línguas locais, muitas tribos, mas tudo é Uganda. O clima é bom, o povo é maravilhoso e nós somos tratadas muito bem.
Apostolado: As Filhas do Amor Divino ajudam o povo nas suas diferentes realidades: Três Irmãs trabalham no dispensário, duas no centro da mulher na família, na formação de moças, futuras Filhas do Amor Divino. Também estamos ajudando nos “berçários” onde há, ate agora – 52 bebês encontrados em latrinas, plantações de bananas, estradas, no mato, em todos os lugares. Desde que chegamos a este país temos construído casas para famílias pobres (mais de 100 casas), educando crianças... Tudo isso é uma gota no oceano, mesmo assim, faz a diferença.
É muito confortador vermos que já muitas destas crianças que educamos, trabalham conosco: no dispensário, no centro da mulher e algumas jovens se tronaram nossas Irmãs. Em breve na capital da Uganda. E nossa intenção é começar outra missão, isto é, fundarmos casa para moças.
Deus tem nos abençoado com vocações locais: já temos 4 Irmãs professas (f. já fizeram votos), sete moças, 3 postulantes e muitos e muitas aspirantes. Depois que começam nossa missão no Oeste, gradualmente nos movendo em direção ao centro de Uganda, nosso desejo, com a ajuda de Deus é ir para o Leste e Norte da Uganda... Para o fim do mundo, onde a Boa Nova tiver nos alcançado.

                                                                                                                    Ir.  Vedrana  Ljubic

Nenhum comentário:

Postar um comentário