segunda-feira, 5 de março de 2018

Neves: EM ANO DE ELEIÇÕES, ESTUDANTES EXERCITAM CIDADANIA

Em ano de eleições eleitorais no Brasil, estudantes que vão votar pela primeira vez exercitam o voto e a cidadania ainda na escola. A campanha para escolha dos representantes do Centro Cívico no Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, começou nesta segunda-feira (5) e tem movimentado a instituição como um todo. O ponto alto é a votação, que está marcada para o dia 12 de março.

As eleições do Centro Cívico seguem os mesmos moldes da Justiça Eleitoral, com direito a campanha, debate, horário eleitoral, votação eletrônica com sistema próprio, apuração em tempo real e cerimônia de posse.

As duas chapas inscritas - Garra (05) e Apto (10) - já estão em campo em busca de votos. Cada grupo é formado por 16 jovens que disputam os cargos de presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretário, além de líderes nas diretorias religiosa, financeira, cultural, ação social, sustentabilidade, desporto e imprensa. O mandato tem duração de um ano e prioriza melhorias para toda a escola. Essa eleição escolar é uma tradição democrática que se perpetua há quase 40 anos.

Durante a corrida eleitoral, são intensificados os conceitos e as noções acerca dos direitos e deveres do cidadão. Em sala de aula e nos corredores do colégio, os eleitores mirins também aprendem a participar de uma eleição limpa, sem corrupção e sobre a importância da escolha do representante.

"Nosso interesse é demonstrar o verdadeiro significado da política, para os alunos que protagonizam a candidatura e para os estudantes que têm nas mãos o poder do voto", afirma a coordenadora do Centro Cívico, Ana Maria Régis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário