terça-feira, 15 de setembro de 2009

Ir. Estelle Boytis, FDC faleceu no dia 10 de setembro de 2009, em Staten Island, New York.

B I O G R A F I A

Irmã M. Estelle Boytis, FDC

Nasceu no dia 16 de fevereiro de 1925 em Roebling, New Jersey- Estados Unidos. Foi admitida na Congregação no dia 3 de setembro de 1938 em Arrochar, Staten Island- New York.
Entrou no Noviciado no dia 28 de agosto de 1943 em Arrochar, Staten Island, New York. Fez sua Primeira Profissão no dia 28 de agosto de 1945 em Arrochar, Staten Island-New York.

Consagrou-se ao Senhor pelos Votos Perpétuos no dia 15 de agosto de 1952, em Arrochar, Staten Island – New York.
Faleceu no dia 10 de setembro de 2009, em Staten Island, New York.

Irmã M. Estelle, filha do casal Elizabeth e Steven Boytis, nasceu no dia 16 de Fevereiro de 1925 em Roebling, New Jersey, USA. No batismo recebeu o nome de Maria das Graças. Tinha uma irmã. Muito cedo reconheceu seu talento artístico e isto tornou-se a marca de sua Vida Consagrada.

Fez seus estudos básicos no St. Joseph Hill Academy, escola dirigida pelas Filhas do Amor Divino que engloba os cursos do Maternal até o último ano do High School. Graduou-se em Educação pela Seton Hall University e estudou belas artes e arte comercial na Escola de Artes em Washington School, recebendo o título de Mestra em Artes Educacionais em Newark State College.

Irmã Estelle tinha experiência como professora em todos os níveis de ensino: Junior, Elementary, High School.

Modernizou o Clube de Artes da High School no St. Joseph Hill Academy e ministrava cursos para estudantes de todas as Idades no campo de Estudo de Artes Independente.

Foi contemplada com uma bolsa de estudos para participar do Artists` International Workshop em Roma paga pela Universidade de Virginia durante o verão de 1979. Algumas destas pinturas encontram-se em exposição no St. Joseph Hill Convent.

Irmã Estelle ainda dirigiu o Workshop em Artes pago pela Arquidiocese de New York em vários Institutos de Ensino em Staten Island e outras cidades.

Ela foi reconhecida especialmente pelo Pastel Painting que ela fez do Edifício da Suprema Corte em Washington, D.C. o qual mais tarde foi reproduzido como um cartão postal.

Também realizou as pinturas em vidros das janelas da capela de Sta. Elizabeth em Carteret, New Jersey.

Depois de uma rica e abençoada carreira como professora em New Jersey, Indiana, Pensylvania e New York, Irmã Estelle foi transferida para Vila Madonna onde serviu a Comunidade tocando órgão, fazendo pesquisas e realizando exposições sobre a história da mansão e da família Rutherford. Ela contribuiu, em muitas ocasiões, com seu talento e habilidade em caligrafia. “Aposentada”, ela continuou como professora particular de estudantes; criou textos e posters.

Irmã Estelle também tocava órgão nas liturgias e compôs a melodia “Omnia Pro Deo” (Tudo por Deus em Latim)
Quando deixou a Vila Madonna, veio para Staten Island, mas logo, forçada pela enfermidade física, foi transferida para Eger Health Care Center, uma Casa para pessoas idosas e doentes. Lá ela ministrou classes em arte para os residentes, alguns dos quais descobriram, em idade avançada, que tinham talento artístico.

Algumas semanas antes de sua morte, muitos problemas de saúde apareceram. Dormia mais e mais, tornando-se aos poucos incapaz de reagir. As Irmãs passavam horas ao seu lado à medida que o fim se aproximava. No dia 10 de setembro de 2009, ela colocou sua alma nos braços do Senhor.

Biografia escrita por
Sister Caroline Bachmann, FDC
10 de setembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário