terça-feira, 15 de setembro de 2009

XXI Capítulo Geral dos irmãos maristas do ensino


XXI Capítulo Geral dos irmãos maristas do ensino“

Novo”ROMA, segunda-feira, 14 de setembro de 2009 (ZENIT.org).- Os Irmãos Maristas do Ensino (FMS) começaram seu vigésimo primeiro capítulo geral em Roma, a 8 de setembro, sob o lema “Corações novos para um mundo novo”.
Participam como capitulares 73 irmãos provenientes dos cinco continentes e que representam aos cerca de cinco mil irmãos que integram a congregação, assim como dez leigos que colaboram na missão da congregação.
Entre os temas principais aos quais se dedicarão os capitulares durante 33 dias estão: “Identidade do Irmão”; “O laicado e seu vínculo à congregação”; “Formação inicial”; “Revisão às Constituições”.
“Entre outros temas –informa a ZENIT Luis Fernando Delgado Esparza, membro da Congregação–, ao início deste acontecimento de graça o atual superior geral, irmão Sean Sammon FMS, convidou todos os irmãos e leigos do instituto a deixar-se interpelar por Cristo e Maria em vista a um verdadeiro processo de conversão de coração para responder às necessidades das crianças e dos jovens mais necessitados de nosso mundo”.
Os Irmãos Maristas são uma congregação de irmãos religiosos, fundados na França, em 1817, por São Marcelino Champagnat (6 de junho). Estão presentes em mais de 77 países nos cinco continentes, dedicados à educação cristã de crianças e jovens.
top
Em foco
Família é o maior tesouro da humanidadeSegundo o arcebispo de Burgos na Jornada Mariana da FamíliaTORRECIUDAD, segunda-feira, 14 de setembro de 2009 (ZENIT.org).- "A família é o maior tesouro da humanidade", afirmou o arcebispo de Burgos, Dom Francisco Gil Hellín, ao presidir a 20ª Jornada Mariana da Família no santuário de Torreciudad, um evento que reuniu no último dia 12 cerca de 15 mil pessoas procedentes de toda a Espanha.
Dom Gil Hellín destacou, durante a homilia, que "a família se manifesta e se expressa em sua própria vida, porque Deus a fez uma instituição natural e não são os governos ou os parlamentos que devem dizer o que é a família".
Em uma mensagem enviada pelo Papa Bento XVI aos participantes, o pontífice lhes exortou a dar "um incondicional ‘sim' à vida" e pediu aos esposos "disponibilidade e abnegada entrega, confiança mútua, fiel e fecunda".
Os atos começaram ao meio-dia, com uma oferenda a Nossa Senhora, realizada pelas famílias: flores, frutas, cerâmicas, fotografias, vinho, produtos do mar, camisetas e placas foram os objetos escolhidos para testemunhar sua devoção a Maria. Uma mostra de diversidade cultural foi oferecida por Adja e Sara, duas amigas da Costa do Marfim e do Peru, residentes em Lérida, que ofereceram um pandeiro e algumas partituras.
A Eucaristia ao ar livre foi solenizada pelo Coral de Pais da Associação Cantal (Zaragoza), acompanhado pela organista titular do santuário, Maite Aranzabal.
Na homilia, dirigindo-se de forma especial a cada assistente, o arcebispo de Burgos afirmou: "Redescubra cada dia esse tesouro do qual você é depositário. Deus o abençoou com esses amores: com sua esposa, com seu esposo, com seus filhos. Assim, a família será verdadeiramente o santuário da vida, será a garantia de que toda criatura que procede desta entrega em fidelidade matrimonial estará resguardada pelo berço mais forte, que é o amor conjugal e familiar".
O dia concluiu com a oração do terço na esplanada, acompanhando a imagem peregrina de Nossa Senhora de Torreciudad, e com a bênção com o Santíssimo.
Além de espanhóis, participaram grupos da França, Polônia e Itália. Muitos deles chegaram em viagens organizadas em algum dos 140 ônibus presentes no evento. Mais de 250 voluntários participaram na organização do encontro, ajudando nos estacionamentos e acessos ao santuário, na acomodação dos peregrinos, nos postos informativos e no parque infantil. E dezenas de sacerdotes atenderam, ao longo do dia, nos confessionários espalhados pelas diversas áreas do recinto.

Texto retirado Jornal Zenit, Vaticano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário