sábado, 26 de setembro de 2009

MAIS UMA IRMÃ FALECEU NA PROVINCIA SÃO JOSÉ - USA

IRMÃ Mª JUDITH BERES

Nome:
Irmã M. Judith Beres
Data de nascimento:
30 de Maio de 1929
Entrada no Convento:
1 de setembro de 1945
Admissão ao Noviciado:
2 de Julho de 1947
Primeira Profissão:
4 de Julho de 1949
Votos Perpétuos:
16 de agosto de 1954
Data do falecimento:
23 de setembro de 2009

Irene Beres era filha do casal Anna Odor e John Beres. Nasceu em New Brunswidk – New Jersey. Filha de classe média cresceu junto com sua irmã e seus irmãos, recebendo formação católica participando da Igreja Católica de São Ladislau, fundada pelos imigrantes Húngaros. Freqüentou a Escola São Ladislau e lá conheceu as Filhas do Amor Divino que ensinava às crianças da paróquia.

Gradualmente ela sentiu-se chamada a seguir seus passos no serviço ao Senhor e aos irmãos. Fez sua candidatura e Postulantado na Casa Provincial em Staten Island. Quando recebeu o hábito, recebeu o nome de Judith e se tornou conhecida em toda sua vida por sua devoção ao Apóstolo São Judas. Após o Noviciado, ela viveu o período difícil e atarefado do pós II Guerra Mundial. As Noviças deviam ser transferidas para um estágio de apostolado e a primeira missão de Irmã Judith foi a Bridgeport- Connecticut, ensinando numa classe de segundo ano primário. No segundo ano, ela retornou para um ano de Noviciado, na Casa Provincial em Staten Island.

Depois de sua profissão, ela foi outra vez para Bridgeport, para ensinar numa classe de terceiro ano. Nesse período, ela conseguiu o diploma em Educação pela Seton Hall University. Sua vida como professora Filha do Amor Divino pode ser vista no mapa dos imigrantes Húngaros fundando Paróquias pelo oeste dos Estados Unidos.

Trabalhou na escola em Bethlehem, Pensylvania, na cidade de Manhattan do Estado de New York e em Staten Island; em Passaic em New Jersey, em Old Bridge, em Perth Amboy, em Roebling, muitas vezes repetindo os lugares que já havia passado.

Uma vez mais, ela retornou a Connecticut, para ensinar na Escola São Emery em Fairfield. No seu último ano como professora ela viveu na Residência Santa Maria em Manhattan ensinando na Escola Santo Estevão, há 10 quadras de onde morava.

Aposentada como professora, ela assumiu a contabilidade da Residência Santa Maria. Seu interesse pela herança espiritual da Congregação das Filhas do Amor Divino motivou-a a visitar o Generalato em Roma – Itália, aproveitando para visitar Edling na Alemanha, a Casa Mãe em Viena e a Hungria, o país de origem de sua família.

Durante todo este tempo ela serviu aos pacientes como motorista, levando as Irmãs para médicos. Ela foi muitas vezes solicitada para assumir as compras da Comunidade. Seus últimos dias foram em Staten Island, onde por um período foi motorista e responsável pelas compras. Pouco a pouco a idade e a doença tiraram-a dos afazeres e então ela teve de ser enviada para a Casa de Saúde. Gradualmente foi perdendo as forças até que não pode mais se alimentar. Finalmente recebemos a notícia que ela tinha sido levada pelo Senhor.
As irmãs da Província São José lembraram de Sister Judith Beres como uma irmã calma, silenciosa e boa com seu inteligente e desafiador sendo de humor. Seu temperamento estável, firme foi a fonte de consolação e fortaleza para todos que a conheceram.

Sister Caroline Bachmann, FDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário