quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Luíza Maria da Silva (Irmã Carmem da Silva FDC)

Luíza Maria da Silva (Irmã Carmem da Silva) nasceu no Sítio Roças – município de Santana do Mato – RN, no dia 8 de novembro de 1919, segunda filha do casal João Camilo da Silva e Francisca Maria da Silva. Entrou na vida religiosa com 16 anos de idade, em Assu. O pai, percebendo que queria ser religiosa, colocou-a no sítio para passar um ano sem contato com as irmãs de Assu, pois achava que estava sendo influenciada pelas mesmas. Luíza obedeceu a seu pai e ficou um ano sem estudar, reclusa no sítio. O pai arranjava namorados para ela e pedia às pessoas que arrumassem namorado para a mesma para que ela se esquecesse do convento. Quando terminou o ano de provação, ela falou para o pai: Pai, eu lhe obedeci, perdi um ano de estudos, agora eu quero que o senhor faça a minha vontade me deixandoeu ir para o convento ser religiosa. Aí, ele pensando que eu havia esquecido, disse: Você já vem com essa mesma história de ser religiosa? Aí começou a chorar. Mas vendo minha resistência, mandou que alguém me levasse no colégio e chorando disse: Não vou lhe dar nada. E nunca mais quero lhe ver. Foi para Assu e Irmã Josefina recebeu muito bem. Lá vestiu a roupa de candidata e ficou estudando. Quando chegou o tempo de vestir o hábito pediu ao pai o hábito, mas ele não deu. A mãe, entretanto, dava escondido tudo que ela pedia. Antes do dia da vestição pediu para que o pai fosse visitá-la. Ele foi, e chorou muito ao ver sua filha vestida de noiva. Daí em diante, fez as pazes com Luíza, mas quando tinha oportunidade de falar com ela dizia sempre: Milha filha você não vai agüentar esta vida dura. Pois sabia que ela tirava leite das vacas , puxava água no cacimbão, e limpava o sítio do colégio de enxada. Com todo sofrimento e sacrifícios na vida religiosa, nunca pensei em deixar o convento. Hoje sou feliz aqui na Vila Maria e estou até fazendo uma poesia para Irmã Paulina que não pára de ajudar a todos que precisam dela. Sou uma apaixonada por Nossa Senhora e escolhi o nome de Irmã Carmem porque sempre fui devota de Nossa Senhora do Carmo.
Texto dito por Irmã Carmem e escrito por Irmã Expedita.


"Maria Gonçalves de Lima – Irmã Justina Gonçalves de Lima. Primeira filha do Sr. Manoel Crispim Gonçalves e Maria Alexandrina de Lima. Teve 9 irmãos. Nasceu no dia 24 de outubro de 1924 e entrou no convento em 1944 com 19 anos. Já morou em Assu, Natal, Rio de janeiro, Maceió, Serra Branca, e hoje na Vila Maria. Antigamente era diferente: tudo era com muito rigor mais era assim mesmo e era melhor do que hoje. Antigamente era tudo na linha, mas era bom e havia obediência e unidade entre as irmãs. Em Assu deixou cair uma lata no cacimbão e Irmã Josefina obrigou a tirar a lata dos fundos do cacimbão, descendo na escadinha do cacimbão numa profundidade de 20 metros. Eu obedeci e achei que era aquilo mesmo. Não tinha raiva de ninguém e não achava nada difícil. Hoje existem coisas piores do que antigamente. O que, por exemplo? Hoje existe o problema de convivência, o que não existia antigamente.

Palavras textuais de Irmã Justina. Esta está um pouco esquecida. Não teve condições de falar muita coisa.

Irmã Expedita"

Nenhum comentário:

Postar um comentário