sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Caminho de Santiago acolhe a primeira peregrinação inter-religiosa

O Caminho de Santiago vai receber, de 30 de agosto até 06 de setembro, a primeira peregrinação inter-religiosa de sua história, sob o lema "Um mundo diferente é possível".

O encontro conta com a participação de mais de 120 fiéis católicos, judeus, budistas, muçulmanos e hindus que irão percorrer 107 quilômetros do chamado Caminho Francês em terras leonesas promovendo a paz e a justiça social.

A peregrinação pretende mostrar à sociedade que “as vidas espirituais são um claro sinal de diálogo, convivência e desenvolvimento, onde as diferentes religiões não se separam, mas se unem", explicam os organizadores.

"O objetivo é superar as barreiras dos diferentes credos, ajudar uns aos outros na renovação espiritual e promover uma mensagem de paz e de mudança para um mundo rico e complexo, a fim que as opções materialistas tanto espirituais como científicas, empresariais, sociais ... não prevaleçam sobre as opções mais humanas de solidariedade e respeito”.

Os organizadores destacam que “a iniciativa nasceu como vocação para ser um veículo de coexistência e aprofundamento espiritual dos fiéis de diferentes tradições religiosas na Espanha. Neste sentido, não é apenas um evento, mas visa a um processo de encontro inter-religioso".

Todos os dias, várias atividades serão realizadas com um tema que será trabalhado ao longo do caminho. Haverá momentos para celebrar, compartilhar, refletir, para o lazer, para ficar em silêncio ... respeitando os momentos de oração de cada confissão.

A peregrinação consiste em seis etapas no decorrer dos 107 quilômetros que serão percorridos na província de Léon. A viagem terá início no dia 30 de agosto, em León, com a recepção dos participantes no Mosteiro de Santa Maria de Carbajal. Em cada etapa um grupo religioso diferente será responsável pela direção da viagem que vai atravessar as cidades de Sahagún, El Burgo Ranero, Mansilla de las Mulas, San Miguel del Camino, Hospital Órbigo, Astorga e Rabanal del Camino.

Trata-se de um projeto conjunto da Comissão ibérica de diálogo inter-religioso monástico, da Comunidade judia Masorti Bet-El, da Casa Turco-Arco Fórum, da Comunidade budista Dag Shang Kagyu, da Comunidade Baha'i de Espanha, e do Fórum Abraham da Associação hindu Veda Dharma.

A peregrinação tem o apoio dos Missionários da Unidade, do Zendo Betânia, da Comunidade ecumênica Horeb Charles de Foucauld, da Conferência Espanhola dos Religiosos (CONFER), da Associação para o Diálogo Inter-religioso da Comunidade de Madrid (ADIM ), da Associação Ecumênica Internacional, entre outros. As comunidades beneditinas de Santa Maria de Carbajal e Rabanal del Camino participam ativamente na acolhida dos peregrinos.

Fonte:ZENIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário