quarta-feira, 26 de agosto de 2015

O coração religioso do país e o símbolo de sua liberdade política




Częstochowa é uma cidade do sul da Polônia, conhecida mundialmente pelo Mosteiro dos Padres Paulinos de Jasna Góra, santuário mariano, onde se encontra a imagem milagrosa de Nossa Senhora de Czestochowa, ícone da Madona Negra.

Częstochowa é um centro de peregrinação visitado anualmente por 4 a 5 milhões de peregrinos que chegam de 80 países. O ícone, ali instalado por Opolczyk Władysław (Ladislau d´ Opole), em 1382, é facilmente reconhecido pelas "cicatrizes" no rosto da Virgem, memórias da pilhagem do santuário pelos bandidos hussitas (hereges) em 14 de abril de 1430, dia de Páscoa.

Jasna Góra é o coração religioso do país e símbolo de sua liberdade política. Em 1920, o Exército Vermelho ameaçava Varsóvia. O Episcopado polonês reuniu-se, então, em Jasna Góra, no dia 27 de julho, e renovou a consagração a Maria. Milhares de peregrinos afluíram ao santuário para pedir a libertação do país ao seu Soberano. Em 15 de agosto, dia da Assunção, eles foram ouvidos: e este fato ficou conhecido como o “milagre sobre o rio Vístula”.

Em maio de 1936, 25.000 estudantes consagraram-se a Maria e prometeram construir uma nova Polônia. Entre eles, um certo Karol Wojtyla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário