domingo, 6 de dezembro de 2015

Quando a menina tinha três anos...


No dia da festa da Apresentação de Maria, no Templo, a liturgia refere-se a textos não-canônicos. Como os Evangelhos não falam da infância da Virgem Maria, autores desconhecidos relataram fases da sua infância, oferecendo amáveis detalhes sobre a vinda de Maria, criança, ao Templo de Jerusalém.

O mais importante desses textos foi traduzido no século XVI, pelo erudito francês, Postel que o intitulou Proto-evangelho de Tiago (primeiro evangelho). Este, sem dúvida, é o evangelho mais antigo da sua infância, provavelmente composto no meio do segundo século e, possivelmente, no Egito (...). Este texto é apresentado como obra do apóstolo Tiago o Menor, e já mencionado por São Justino (morto por volta de 165) no Diálogo com Triton e Orígenes refere-se a ele, explicitamente, no Comentário de São Mateus.

Quando a menina tinha três anos, Joaquim disse: — Chama as donzelas hebréias de raça pura, que não têm mancha e que tomem, duas a duas, uma candeia acesa e a acompanhem, para que a menina não olhe para trás e seu coração seja cativado por alguma coisa fora do templo de Deus. Assim fizeram enquanto iam subindo ao Templo de Deus. Lá a recebeu o sacerdote, o qual, depois de tê-la beijado, abençoou-a e exclamou: — O Senhor engrandeceu teu nome diante de todas as gerações, pois que, no final dos tempos, manifestará em ti sua redenção aos filhos de Israel!

Nenhum comentário:

Postar um comentário