segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

As Antífonas "Ó"

Caro(a) irmão(ã), inicia-se hoje (17 de dezembro) a Semana Santa do Natal do Senhor. A partir de hoje, até o dia 23, a Igreja reza as Antífonas "Ó". O nome pelo qual é conhecida esta séria de antífonas encontra sua origem na repetição da interjeição "Ó" presente em todas as 7 orações. 

Foram compostas entre os séculos VII e VIII e são, sem sombra de dúvidas, um compêndio de cristologia da Igreja antiga, um resumo expressivo do desejo de salvação, tanto de Israel no Antigo Testamento, como da Igreja no Novo Testamento. 

Todas as sete antífonas são súplicas a Cristo, em cada dia, invocado com um título diferente, um título messiânico tomado do Antigo Testamento, tempo da Espera, que resumem o espírito do Advento e do Natal. Expressam a admiração da Igreja diante do mistério de Deus feito Homem, buscando a compreensão cada vez mais profunda de seu mistério e a súplica final urgente: "Vem, não tardes mais!".

Tais antífonas foram elaboradas em latim (língua litúrgica oficial da Igreja AINDA HOJE) e podem ser traduzidas para o vernáculo por licença geral do Concílio Vaticano II.

São encontradas na Liturgia das Horas (oração de Vésperas) como antífona do Magníficat e também na Santa Missa como antífona de aclamação ao Evangelho da Missa. 

Finalmente, vale dizer que cada antífona é composta de uma invocação, ligada a um símbolo do Messias, e de uma súplica, introduzida pelo verbo "vir".











Padre Thiago Henrique Soares Pinto Tavares*
__________________________________________________________________________
Reitor do Seminário São João Maria Vianney - Palmeira dos Índios, AL
Pároco da Catedral Diocesana de Palmeira dos Índios, AL
Vigário Judicial da Diocese de Palmeira dos Índios 
Diretor do Colégio Diocesano Sagrada Família - Palmeira dos Índios, AL
Diretor Espiritual Diocesano do Encontro de Casais com Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário